65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE NAVEGAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO, DO TRECHO DE SOBRADINHO-BA A PETROLINA-PE.
Márcia Evangelista Sousa - Depto. de Geografia - UPE
Jessica Jachjanin Batista da Silva - Depto. de Geografia - UPE
Luiz Henrique de Barros Lyra - Prof. Msc./Orientador - Depto. de Geografia - UPE
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho aborda as condições de navegação do Rio São Francisco, no trecho de Sobradinho-BA a Petrolina-PE, o qual se encontra bastante degradado e assoreado. Destaca também que a construção da barragem de Sobradinho trouxe diversas conseqüências a navegação, já que após a construção da mesma, o rio teve sua vazão diminuída, pois o volume de suas águas depende da liberação das comportas da usina. Com isso, a navegabilidade nesse trecho foi alterada, fato que repercutiu diretamente na vida dos ribeirinhos, já que estes dependem diretamente do rio, tanto do pescado como do transporte fluvial.
O rio em todo o seu percurso sempre apresentou diversos empecilhos à navegação. E após a construção da barragem o Médio São Francisco dividiu-se em três estirões navegáveis, e o trecho que compreende de Sobradinho a Petrolina, apresenta condições diversas de navegação. Esse trecho de 42 quilômetros e largura que varia de 300 a 800 metros é função exclusiva das descargas liberadas pela barragem de Sobradinho. A usina vem liberando vazões de aproximadamente 1.300 metros cúbicos por segundo, o que nem sempre atende as condições necessárias para a navegabilidade, alterando dessa forma as condições naturais de navegação nesse trecho.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Descrever o estado que o rio se encontra, destacando a ação antrópica como agente responsável, principalmente, a barragem de Sobradinho para geração de eletricidade, já que a mesma controla a vazão do rio e concomitantemente a condição da navegabilidade. Também, procurou-se avaliar as possíveis conseqüências que essas alterações causam ao meio ambiente e a população local.
MÉTODOS:
A realização deste estudo deu-se através da necessidade de adquirir mais informações sobre as diversas mudanças que vem ocorrendo no rio São Francisco, a exemplo do aumento do nível de assoreamento, o qual contribui para formação de ilhotas e do solapamento das margens. Assim, foram realizadas visitas de campo em alguns trechos do rio, inclusive na barragem de Sobradinho, verificando o funcionamento das seis turbinas para a geração de energia e como é feita a liberação das comportas da barragem.
Durante as visitas ao rio, fez-se uso de anotações e fotografias dos locais considerados críticos, também se notou que o São Francisco necessita de reflorestamento nas margens, como também de dragagem em alguns trechos, devido a grande quantidade de areia presente, fator que dificulta seriamente a navegação. Além disso, fez-se revisão de literaturas na área para poder conhecer melhor o estado do rio e seu fluxo antes e depois da barragem, como também observação de imagens de satélites de anos anteriores para avaliar o aumento do assoreamento e seus principais danos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A barragem de Sobradinho desencadeou alterações no rio São Francisco, pois com a redução do fluxo de suas águas, devido o controle da vazão, dificultou o transporte fluvial e reduziu as espécies de peixes, contribuindo para o desequilíbrio ecológico do ambiente fluvial e acarretando prejuízos à população local. Assim, o decréscimo do leito fluvial associado à retirada da mata ciliar, deixa as margens suscetíveis aos processos erosivos, transportando vários sedimentos para o leito, contribuindo para a formação de bancos de areias, os quais inviabilizam a navegação, causando o encalhamento das embarcações. A redução da vazão causa também o aparecimento de afloramentos rochosos, trazendo insegurança ao trafego fluvial, podendo causar acidentes e afetar seriamente as embarcações.
Destaca-se também que devido esse trecho localizar-se numa área de clima semiárido, o período de estiagem contribui para o aparecimento de bancos de areia e afloramentos rochosos. Assim, nos períodos que o rio tem seu fluxo minimizado, as corredeiras, a vegetação fluvial e os fundos arenosos tornam-se grande empecilho para as embarcações, até mesmo para as barquinhas que fazem a travessia Petrolina-PE/ juazeiro-BA, exigindo de seus navegantes maior perícia e mudanças no percurso.
CONCLUSÕES:
Pode-se constatar que a construção da barragem de Sobradinho é um fator considerável para as alterações das condições de navegação de Sobradinho a Petrolina, já que ela controla o fluxo de água nesse trecho, e com isso, o rio teve sua vazão minimizada, fazendo com que bancos de areia e afloramentos rochosos surgissem, fatores que tornam inviável a navegação. Também se pode considerar que as condições climáticas do semiárido, as alterações de precipitações do médio São Francisco, e os diversos tipos de resíduos e empecilhos ao longo dos 42 quilômetros de extensão dessa área, são os possíveis problemas da navegabilidade desse trecho do submédio São Francisco.
Assim, o presente trabalho buscou mostrar os principais fatores que alteram as condições de navegação no São Francisco, e que traz insegurança ao trafego fluvial. Deste modo, pode-se inferir que a retirada dos bancos de areia e o derrocamento de pedras para o alargamento e desobstrução da faixa navegável seriam possíveis soluções para trazer segurança à navegação, já que, não se podem alterar as condições climáticas e nem solucionar os problemas decorrentes da construção da barragem.
Palavras-chave: Degradação ambiental, Trafego fluvial, Barragem.