65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Endopleura uchi (HUBER) CUATREC APÓS TRATAMENTOS ex vitro PARA SUPERAÇÃO DA IMPERMEABILIDADE DO TEGUMENTO
Katiane Pereira de Souza - ISB/UFAM
Daniel da Silva - ISB/UFAM
Milena Gaion Malosso - Profª. Dra./Orientadora - ISB/UFAM
INTRODUÇÃO:
A Endopleura uchi(HUBER) CUATREC, [sinonímia Sacoglottis uchi Huber] (Humiriaceae) é uma espécie originária da Amazônia brasileira, encontrada em estado silvestre em mata de terra firme, dispersa por toda a Bacia Amazônica (SCHULTS, 1979). As sementes desta espécie apresentam um longo período de dormência, de cerca de 10 a 12 anos, mesmo em condições ambientais favoráveis. As mudas crescem lentamente e as árvores, geralmente, não frutificam até completarem 15 anos (LORENZI, 2000). A madeira do Uxi é utilizada na construção civil e naval, marcenaria e carpintaria. A casca da árvore é utilizada na forma de maceração para tratamento contra miomas, câncer de útero, artrite, colesterol, diabete e como antiinflamatório (CORRÊA, 1984). Algumas metodologias tem acelerado o processo de pronta germinação de muitas espécies lenhosas de importância econômica (PÉREZ, 1993). Nenhum sistema de manejo foi proposto, até o momento, para esta espécie, o que pode levá-la à extinção, devido ao uso comercial como madeira de Lei e como potencial fonte para produção de fitoterápicos (LÓPEZ et al, 2008).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Geral: Acelerar o processo de germinação de Endopleura uchi (HUBER) CUATREC. Específicos: Testar diversos tratamentos para superação da impermeabilidade do tegumento de sementes de Endopleura uchi(HUBER) CUATREC; Propor, com a Cultura de Tecidos Vegetais, uma alternativa de sistema agroflorestal na região.
MÉTODOS:
Foram obtidas 780 sementes na Feira Municipal de Coari/AM e o estudo foi realizado no Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais do ISB/UFAM, sendo 30 sementes por tratamento. T1: Testemunha (sem tratamento); T2: Embebição em água à temperatura ambiente, por 5, 12, 24, 48 e 72 horas; T3: Embebição em água fervente por 1, 2, 5 e 10 minutos; T4: Embebição em álcool etílico 95%, por 15 e 30 minutos; T5: Embebição em acetona 95%, por 15 e 30 minutos; T6: Imersão em ácido sulfúrico 80% por 5, 10, 15, 20 e 30 minutos, com lavagem em água corrente, por 60 minutos; T7: Frio seco 10ºC por 4 e 6 horas, dentro de refrigerador; T8: Calor seco 65ºC na estufa por 4 e 6 horas; T9: Abrasão das sementes entre duas folhas de lixa de carbureto de silício nº 36, por 10 segundos, manualmente; T10: Punção, do tegumento na região distal da semente; T11: Remoção, de uma porção do tegumento. Após os tratamentos, as sementes foram coladas para germinar em bandejas de polipropileno, contendo substrato de terra e areia (1:1), dentro das câmeras de germinação 20ºC por 16 horas e 30ºC por 8 horas, com contagem aos 3 dias de plantio e, ao término de 16 dias do início do experimento (BRASIL, 1981). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado e a análise estatística por porcentagem simples.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De todos os tratamentos realizados, apenas os tratamentos de exposição das sementes por 4 horas a calor seco de 65ºC e por 4 horas ao frio seco apresentaram germinação, respectivamente, nas taxas de 20,0% e 33,3% após sete meses da inoculação, o que indica a necessidade de uma rigorosa desidratação da semente para que ocorra a quebra de dormência e se inicie o processo de germinação das sementes de Endopleura uchi. Assim, para acelerar a germinação de sementes desta espécie medicinal, recomenda-se utilizar metodologias de desidratação rápida de sementes. No entanto, como os resultados obtidos a partir destes experimentos foram muito pequenos, recomendamos estudos mais detalhados para estas duas metodologias específicas de desidratação de sementes.
CONCLUSÕES:
Embora os resultados deste experimento se mostrem como os primeiros passos para a aceleração da quebra de dormência desta espécie vegetal de grande importância econômica para a região amazônica, os resultados de tratamentos de quebra de dormência ex vitro são ainda muito insipientes, ficando indicado, assim, que sejam testadas as metodologias de quebra de dormência e aceleração de germinação das sementes de Endopleura uchi.
Palavras-chave: Endopleura uchi, Semente, Dormência.