65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 8. Medicina
MASSA ÓSSEA POR ULTRASSONOGRAFIA DAS FALANGES DA MÃO EM ESTUDANTES BRASILEIROS DE 7 A 17 ANOS DE IDADE: REFERÊNCIA DE NORMALIDADE POR IDADE, SEXO E ESTADIAMENTO PUBERAL
NELIO NEVES VEIGA JUNIOR - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS- UNICAMP
GIL GUERRA JUNIOR - PROF. DR./ ORIENTADOR- DPTO DE PEDIATRIA- UNICAMP
INTRODUÇÃO:
O estudo da massa óssea (MO) e da composição corporal remete a importantes indicadores dos níveis de saúde e de qualidade de vida da população. Por fazer parte do processo de crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes e diminuir o risco de fraturas e associação com osteoporose nos adultos, a MO deve ser avaliada desde a infância.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Descrever dados de referência de MO por ultrassonografia quantitativa (QUS) de acordo com o sexo, a idade e o estadiamento puberal de uma população brasileira de estudantes de 7 a 17 anos de idade.
MÉTODOS:
Trata-se de um estudo transversal com estudantes brasileiros, de ambos os sexos, com idade entre 7 e 17 anos, com estadio de maturação sexual definido por auto-avaliação. Os parâmetros de quantidade de óssea (AD-SoS) foram avaliados por QUS das falanges da mão não-dominante. Os resultados dos 6.970 escolares foram divididos em média, mediana, desvio-padrão e percentis (3, 10, 25, 75, 90 e 97) por idade e sexo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados dos 6970 escolares foram divididos em média, mediana, desvio-padrão e percentis (3, 10, 25, 75, 90 e 97) por idade e sexo. As meninas apresentaram maior AD-SoS em todas as faixas etárias e em todos os estadios puberais em relação aos meninos.
CONCLUSÕES:
É a maior casuística já avaliada na literatura, o que permitiu a criação de dados de referência de massa óssea por sexo, idade e estadio puberal de estudantes brasileiros de 7 a 17 anos.
Palavras-chave: massa ossea, criança