65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
Coeficientes de Correlação de Pearson de Atributos Físicos de vagens de Capparis flexuosa< /i> L. no Sertão Paraibano
Patricia Dias de Oliveira - Estudante de Tecnologia em Alimentos – IFPB - Campus Sousa
Josilândya Pereira dos Santos - Estudante de Tecnologia em Alimentos – IFPB - Campus Sousa
Nadjane Virginio da Silva - Estudante de Tecnologia em Alimentos – IFPB - Campus Sousa
Paulo Alves Wanderley - Prof. Dr. - IFPB - Campus Sousa
Weliton Carlos de Andrade - Mestrando em Ciências Agrárias – UFRB
INTRODUÇÃO:
Estudos recentes têm demonstrado que o Bioma Caatinga compreende uma grande diversidade e endemismo de espécies botânicas, que exercem importantes papeis ecológicos, econômicos e sociais no Semiárido brasileiro.
O feijão bravo (Capparis flexuosa L.) é uma dessas espécies, de porte arbustivo-arbóreo, desenvolve-se em muitos locais da região Semiárida, e tem sido estudada especificamente pra utilização como pastagem, porém essas pesquisas ainda são escassas e como tantas outras espécies desse bioma o feijão bravo além de seu potencial forrageiro pode desempenhar outros importantes papéis que precisam ser investigados.
Observando-se as vagens de feijão bravo, verificou-se uma característica peculiar, ainda não estudada de acordo com a revisão de literatura realizada para composição desse trabalho. O endocarpo dessas vagens possui uma coloração Carmim, coloração encontrada em outras espécies e de importância econômica, logo a composição desse endocarpo pode possuir um potencial uso como corante.
Desta forma, uma serie de outros estudos devem ser realizados para se conhecer as propriedades físico-quimicas e biológicas dessas substancias. E a caracterização física dessas vagens pode servir de pesquisa base para tais estudos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar as características físicas de vagens de feijão bravo e determinar os coeficientes de Correlação de Pearson, como forma de se obter informações sobre a produção de massa de endocarpo da vagem que pode ser utilizada em estudos para potencial utilização como corantes.
MÉTODOS:
Foram coletadas aleatoriamente quinze vagens de feijão bravo na área experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB - Campus Sousa localizado no Perímetro Irrigado de São Gonçalo, município de Sousa, Paraíba, coordenadas 06º50´454”S, 38º17´905”W e altitude 223 m. Segundo a classificação de Köppen, o clima da área é do tipo Aw’ (quente), com temperatura média anual por volta dos 27ºC e índice pluviométrico em média de 800 mm anuais.
O material coletado foi encaminhado para o laboratório de Analises de físico-químicas da mesma instituição, onde foram mensuradas as variáveis em estudo, comprimento das vagens, massa da vagem, massa do endocarpo, massa da sementes e numero de sementes por vagem.
Os dados foram submetidos à estatística descritiva obtendo valores de mínimo, máximo, estimativa da media, desvio padrão e coeficiente de variação. Os dados ainda foram submetidos ao teste de Shapiro-Wilks. A relação existente entre as variáveis estudadas foi estimada por meio dos coeficientes de Correlação de Pearson, que foram testados pelo teste t de student a 5% de significância. As análises foram realizadas pelo programa estatístico SAS – Statistical Analysis System.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados apresentados na média de comprimento das vagens, massa das vagens, massa das sementes, massa do endocarpo e número de sementes por vagem foram respectivamente, 11,87 cm, 14,16 g, 3,29 g, 4,01 g e 25,60 sementes.
Os frutos estudados se mostraram relativamente irregulares principalmente em relação ao número de sementes por vagem, massa das vagens e comprimento das vagens, que obtiveram os maiores valores para o desvio padrão, respectivamente, 5,36; 4,28 e 2,40. De acordo com o teste de normalidade de Shapiro-Wilks os valores encontroados foram não significativos a 5% de significância, indicando que esses dados seguem distribuição normal.
A partir dos coeficientes de Correlação de Pearson, observa-se que houve relação altamente significativa e positiva entre todas as variáveis estudas, enfatizando-se a relação existe entre a Massa do Endocarpo com as variáveis Massa da vagem (0,7849) e Numero de sementes (0,7655) obtendo coeficientes de médios para alto e relacionando-se positivamente, indicando que frutos com maior massa e número de sementes também tem uma maior massa de endocarpo, que é objeto principal do nosso estudo, visto sua coloração específica e que pode ser estudada para a utilização como corante.
CONCLUSÕES:
Para algumas variáveis as vagens se mostraram relativamente irregulares o que pode esta relacionada com as condições edafloclimáticas da região.
A massa do endocarpo correlacionou-se positivamente com a massa da vagem e com número de sementes, variáveis físicas que podem ser utilizadas para seleção com fins de se obter maiores conteúdos de endocarpo.
Palavras-chave: Endosperma, Corante, Carmim.