65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
O TURISMO NA REGIÃO DO PÓLO DO MUNIM NO ESTADO DO MARANHÃO: os impactos ambientais decorrentes da inexistência de gestão turística sustentável.
Janilci Serra Silva - Universidade Federal do Maranhão
Luiz Jorge Bezerra da Silva Dias - Universidade Federal do Maranhão
Antonio Carlos Gomes dos Santos - Universidade Federal do Maranhão
INTRODUÇÃO:
O território maranhense é detentor de um aparato de recursos naturais e de paisagens, possui um cenário propício para o turismo. Até o ano de 2009 existiam ap¬enas os pólos turísticos de São Luís, Floresta dos Guarás, Parque dos Lençóis, Delta da Américas e Chapadas das Mesas, com a criação do Salão de Turismo (evento promovido para a divulgação das belezas naturais do Maranhão) novos pólos turísti¬cos surgiram.
Em 2009, no Salão de Turismo apresentou novos 5 pólos turísticos, Pólo Turístico Lagos e Campos Floridos; Pólo Amazônia Maranhense; Pólo Cocais; Pólo Floresta dos Guarás e Pólo Mu¬nim, hoje o maranhão possui 10 Pólos Turísticos. (Maranhão, 2011) No Pólo do Munim onde estão inseridos alguns dos municípios que também fazem parte da microrregião de Rosário. Em sua maioria, o turismo é voltado para os imensos mananciais de águas, além de sua cultura pujante. O Pólo do Munim é composto por seis municípios, Rosário, Morros, Axixá, Icatu, Cachoeira Grande e Presidente Juscelino e tem um grande potencial turístico, mas têm-se observado diversos impactos decorrentes da inexistência do planejamento na organização desse processo turístico na região
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho é analisar os impactos ambientais decorrentes da intensificação das atividades turísticas no Pólo Turístico do Munim no Estado do Mararanhão, avaliando preliminarmente, os impactos decorrentes do uso dos atrativos que essa região possui.
MÉTODOS:
O desenvolvimento dessa pesquisa aconteceu em duas etapas. A primeira etapa foi referente à pesquisa bibliográfica com relação à temática estudada em livros, revistas, artigos, monografias, disponibilizados na Biblioteca Central da Universidade Federal do Maranhão e no Núcleo de Documentação, Pesquisa e Extensão Geográfica (NDPEG). Na segunda etapa efetuou-se visita de campo onde fez-se o reconhecimento da área e as observações com relação aos impactos decorrentes do turismo na Região do Pólo do Munim no Estado do Maranhão.
Para atingir os objetivos deste trabalho utilizou-se câmera fotográfica para documentação das interferências antrópicas nas áreas visitadas, além disso utilizou-se GPS Garmim para marcação dos pontos nos locais onde foram observados a intensificação das problemáticas ambientais. Utilizou-se imagens do Google Earth (2011) para confecção do mapa de espacialização dos principais impactos do uso e ocupação decorrentes das alterações caudadas pelas atividades turísticas, para a confecção do mapa de uso e ocupação fez-se uso do software ArcGis 9.3.1, no módulo ArcMap. Este estudo é uma pesquisa de cunho descritivo-exploratória. O método adotado foi qualitativo com investigação centrada na percepção ambiental.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A paisagem diversificada dos rios entre o período de estiagem e das chuvas, o folclore, os festejos juninos, a praia histórica de Santa Maria, a Cachoeira do Arruda,o rio Munim e as demais atrações turística: o ciclo de festas religiosas que constituem-se indubitavelmente em uma das formas de atração turística e lazer mais utilizado pelas populações locais e visitantes, são os principais atrativos do Pólo Turístico do Munim.
O planejamento do turismo para o Pólo do Munim, especificamente para os municípios de Morros/MA e Icatu/MA onde esse processo turístico é observado mais intensamente, deve considerar todas as formas possíveis de contribuição ao bem-estar dos moradores e desenvolvimento integral do destino, pois “o turismo não é um fim em si mesmo e nos núcleos receptores existem as aspirações da sociedade e outras atividades econômicas” (PETROCCHI, P. 02, 2009).
A intensificação do turismo nessa região tem acarretado diversos impactos à dinâmica ambiental, tal processo é resultado do turismo insustentável que é feito de forma aleatória e sem a preocupação com a conservação da paisagem natural do ambiente visitado, observamos esses impactos principalmente nas áreas que estão próximas aos mananciais.
CONCLUSÕES:
Segundo Ferreira (2008), a criação dos pólos turísticos foram uma “estratégia adotada pelo Governo do Maranhão no sentido de otimizar o investimento e a concentração de produtos turísticos, (...) a exemplo do ecoturismo, lazer histórico, cultural, musical e folclórico” Observamos durante as visitas de campo que o turismo na Região do Munim tem efeitos econômicos de expressiva importância para o processo de desenvolvimento local, para isso é necessário estimular e favorecer o intercâmbio turístico-cultural-ambiental de forma ordenada e voltada para o desenvolvimento sustentável.
Desta forma entendemos que o turismo na região poderia ser um fator positivo no entanto devemos considerar principalmente as questões no que concerne desenvolvimento turístico sustentável, fator que não tem sido levando em consideração, pois o aumento gradual de contingente visitando a área, os resíduos sólidos que são deixados nas proximidades dos mananciais a falta de infraestrutura apropriada das cidades que pertencem ao polo turístico são algumas problemáticas que fazem com que o turismo sustentável não exista de fato. Devendo buscar o turismo sustentável para desenvolver e implementar meios de planejamento territorial que maximizem os benefícios econômicos e minimizem as agressões ambientais e culturais.
Palavras-chave: Pólo Turístico do Munim,, Turismo,, Impacto Ambiental,.