65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
CAMARAGIBE 30 ANOS: OS PEQUENOS APRENDEM COMO TUDO COMEÇOU!
Lindinalva Maria Barbosa Bezerra - Prefeitura de Camaragibe
INTRODUÇÃO:
Em comemoração o aniversário da cidade de Camaragibe, localizada na região metropolitana de Recife, a Secretaria de Educação propôs o projeto: Camaragibe 30 anos para que os estudantes da Rede de ensino aprendessem mais sobre nossa cidade, que comemorou sua emancipação política em 2012. Os alunos moram na cidade, porém muitos desconhecem sua origem, como surgiram os primeiros habitantes, quantos anos tem etc. Então foi desenvolvido com os alunos da Educação Infantil o projeto: Camaragibe 30 anos: Os pequenos aprendem como tudo começou! Mostrando para eles como surgiu a cidade, sua origem, através de muita história, roda de conversa e também jogos e brincadeiras, assim eles puderam entender um pouco sobre a história da cidade de Camaragibe, conhecendo melhor o lugar onde moram.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Entender como surgiu à cidade de Camaragibe, através de muita contação de história e brincadeiras.
MÉTODOS:
De início tivemos uma roda de conversa com os alunos sobre a cidade onde moramos e o que encontramos nela, (banco, lojas, carros, gente, etc.) cada criança expôs o que sabe de acordo com sua experiência. Mostramos fotos do Engenho Camaragibe da época que ainda funcionava como tal, onde havia o cultivo da cana-de-açúcar, fruto encontrado na maioria das casas dos alunos, e que eles saborearam assimilando um pouco a importância que teve para a cidade, mostramos também fotos de como esse Engenho tornou-se hoje um ponto histórico de Camaragibe; compreendendo que esse fruto originou tudo. Não esquecendo de ressaltar a importância, para as crianças, da fábrica de tecido Braspérola, que foi responsável pela povoação da nossa cidade. Entre outras atividades enriquecedoras do nosso projeto, desenvolvemos com os alunos desenhos, leituras, vídeos e muita contação de histórias sobre a cidade de Camaragibe e outras histórias relacionadas ao tema. Os alunos fizeram também desenhos no tecido, em alusão à fábrica. Ao final do projeto a turma apresentou tudo o que aprenderam na feira de conhecimento da escola
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com esse projeto as crianças aprenderam o nome da cidade onde moram; quantos anos ela tem; as mudanças que houve e a relevância que a cana-de-açúcar teve para seu surgimento. Desenvolvendo principalmente a oralidade, através da roda de conversa e na contação de história, que é tão importante no começo da vida escolar. Os alunos aprenderam também a reconhecer o nome Camaragibe além do seu nome e dos colegas.
CONCLUSÕES:
É de fundamental importância proporcionar aos alunos o conhecimento da história da sua cidade, permitindo assim que os mesmos cresçam conhecendo as mudanças que houve e possam perceber o desenvolvimento que a cidade teve nesses 30 anos de emancipação. Nota-se com a vivência deste projeto, a motivação das crianças ao entender que moramos numa cidade que antes era apenas um engenho e hoje tem tantos pontos históricos.
Palavras-chave: Aprendizagem, Cidade, Contação de História.