65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
A GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA NAS ESCOLAS DE MAIOR IDEB DA RMER: ACOMPANHAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DOS PLANOS DE AÇÃO DOS GESTORES ESCOLARES ELEITOS
Bruna Lourenço de Oliveira - Pedagogia. Universidade Federal de Pernambuco
Ana Lúcia Borba de Arruda - Profa. Dra./Orientadora – Depto. de Administração Escolar e Planejamento/UFPE
INTRODUÇÃO:
A gestão democrática no campo educacional ganha destaque e embasamento legal a partir da Constituição Federal de 1988 que instituiu a "democracia participativa" e a possibilidade do povo exercer o poder "diretamente" através da Gestão Democrática do Ensino Público (Art.206). O princípio da Gestão Democrática será, posteriormente, reafirmado no Artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/96), bem como nas Constituições de vários Estados e no Plano Nacional de Educação (2001-2010). Considerando esse contexto a Secretaria Municipal de Educação de Recife, a partir de 2009, instituiu que os postulantes aos cargos de gestor escolar além de participar da eleição direta, teriam que realizar o Curso de Formação de Gestores como parte integrante para a qualificação profissional. Ao término da formação os candidatos tiveram que apresentar um Plano de Ação a ser executado no triênio (2011-2013). Destacamos a relevância social e acadêmica do presente trabalho, uma vez que este contribuiu com os estudos da gestão escolar, evidenciando as interfaces entre a gestão e o bom desempenho apresentado pelas escolas, bem como aprimorar os estudos abrangendo a escola numa perspectiva cultural, ou seja, via análise dos valores democráticos e dos aspectos éticos e sociais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar o desenvolvimento das ações materializadas pelos gestores escolares eleitos, via acompanhamento da implementação dos seus planos de ação junto a Rede Municipal de Educação do Recife (RMER), com foco nas experiências “bem-sucedidas” em termos de resultados educacionais (maior IDEB). Analisar os valores democráticos e os aspectos éticos e sociais presentes na organização escola.
MÉTODOS:
Entre dezembro/2011 e janeiro/2012 foram realizadas visitas em seis escolas da RMER de maior Ideb localizadas nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs), nas quais entrevistamos gestores e vice-gestores totalizando doze sujeitos entrevistados. A escolha do campo empírico da pesquisa se deu pelo indicativo de maior Ideb das escolas, segundo a divisão das RPAs. A técnica utilizada para coleta de dados foi entrevista semi-estruturada. A estruturação do roteiro de entrevista se deu a partir de quatro blocos temáticos: perfil dos entrevistados; gestão escolar democrática; mecanismos democratizadores e participação e formação de gestores. Após a realização das entrevistas procedemos as transcrições; a tabulação dos dados e, posteriormente, a leitura e análise minuciosa das informações. Ao analisarmos os dados que emergiram da realidade empírica os categorizamos da seguinte forma: diagnóstico dos principais problemas pedagógicos, administrativos e estruturais da escola; como o gestor se vê como protagonista; e proposta de ação para vencer as dificuldades e realizar as potencialidades. Visando preservar o anonimato dos sujeitos entrevistados, no momento da análise dos resultados optamos por identificá-los pelos códigos: G (para gestores) e VG (para vice-gestores).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao questionamos os gestores que tipos de problemas enfrentaram no início de sua gestão ou que ainda vem enfrentando, relatam problemas de ordem pedagógica, estrutural e de gestão de pessoas. Os gestores pontuam que tentam melhorar através da incorporação do diálogo no cotidiano da escola. Quando questionados o que seria uma gestão escolar democrática e quais os pontos positivos e os pontos negativos dessa, destacam que uma gestão democrática é aquela em que todos/as os segmentos da escola participam, onde há descentralização do poder, participação com engajamento do conselho escolar, socialização de ideias, diálogo e envolvimento de todos/as nas tomadas de decisões. Percebemos que desde eleitos, a preocupação por parte dos gestores permanece em relação à melhoria do nível de aprendizagem dos alunos, e, além disso, melhores condições de trabalho àqueles que fazem a escola. Nas falas dos entrevistados evidencia-se a prática da participação dos diversos segmentos como sendo um dos princípios fundamentais da gestão escolar democrática, ideal a ser perseguido. Os depoentes apontam como causa do alto Ideb a parceria entre pais, professores e coordenação, sinalizando um esforço coletivo, dando sinais assim para entendermos um pouco como os bons resultados podem ser alcançados.
CONCLUSÕES:
Através das análises realizadas diagnosticamos que fatores que colaboram para o alto Ideb das escolas visitadas passam pelo compromisso dos gestores com a melhoria da aprendizagem dos alunos, sendo inclusive um dos objetivos mais buscados pela gestão, a preocupação em dá melhores condições de trabalho àqueles que fazem a escola, relevância atribuída ao ato de planejar as ações, como também a participação e colaboração para a realização do trabalho coletivo entre professores, coordenação e pais. O alto Ideb das escolas pesquisadas pode se dá devido aos ideais democráticos vivenciados cotidianamente e ações de planejamento contidas nos planos de ação. Outros fatores que devemos considerar também podem contribuir para tais resultados, como os objetivos buscados, as ações de planejamento, a articulação entre direção e professores, levar em consideração as adversidades e singularidades locais, entre outros. Concluímos que o aprimoramento da organização escolar em termos da qualificação dos resultados educacionais trata-se de um indicativo que incentiva às escolas a alcançar às suas metas previstas e consequentemente uma melhoria de qualidade do trabalho.
Palavras-chave: Gestão Democrática da Escola, Programa de Trabalho, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.