65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
A GEOGRAFIA E A TECNOLOGIA: O USO DOS BLOGS PARA O ENSINO
Jordana Bogo - Escola Jesus Bom Pastor - UBE
INTRODUÇÃO:
As tecnologias de informação e comunicação (Tics) têm motivado que diversas pessoas usem-na como recursos que estimulam a inovação. A Geografia, como disciplina escolar, deve interagir com tais ferramentas, uma vez que ela fornece subsídios que contribuem para o entendimento do espaço no qual os educandos vivem. Assim, o modo como ela vai permear o discurso do professor precisa refletir o cotidiano, pois, tanto o espaço e a sociedade que produz esse cotidiano são mutáveis, geram movimentos e acontecimentos que atingem a nossa existência. Para isso faz-se necessário que tanto o ensino, quanto a aprendizagem em Geografia utilizem diversos mecanismos de entendimento do mundo. Nessa linha, a compreensão espacial demanda ligar os acontecimentos e as informações que ocorrem diariamente.
A utilização de blogs, oportuniza, além de novas experiências metodológicas de aprendizagem, a seleção, a análise, a troca e processamento de informações em tempo real e em diferentes contextos espaço/temporais, fato esse que não acontece quando um aluno acessa um site, pois ele apenas capta a informação, não a cria ou a analisa de maneira interativa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho busca refletir sobre a utilização de blogs na aprendizagem e no ensino de Geografia. Objetiva-se analisar ainda as diferentes formas com as quais os educandos interagem com este recurso pedagógico, pela forma com a qual são depositados conteúdos pesquisados e aprofundados por meio de suas reflexões pessoais e coletivas.
MÉTODOS:
Os blogs são utilizados no ensino de Geografia, no caso ora analisado, com educandos a partir do 8º ano do Ensino Fundamental. Seu uso é pautado como recurso pedagógico aos temas estudados a partir desse nível: relação homem x meio; divisão do mundo por critérios socioeconômicos; globalização; sociedade de consumo; e mundo desenvolvido e subdesenvolvido. Após a elaboração inicial dos blogs, os alunos são convidados a serem coprodutores de saber, pois o professor, tomando uma função de mediador do desenvolvimento e das capacidades dos alunos, por meio de atividades dirigidas, passa a impulsionar a manifestação de diversas linguagens pelos educandos, os quais podem publicar, debater, pesquisar, compartilhar e (re)produzir novos saberes e (re)criá-los. Cavalcanti (1998) afirma que, de forma espontânea, o educando não percebe e não realiza uma leitura do mundo que o envolve, ele apenas convive nesse contexto sociocultural e participa das práticas sociais que esse espaço comporta. Dessa maneira, em diferentes atividades dirigidas, os alunos postam comentários acerca de reportagens publicadas na mídia e vinculadas aos conteúdos, publicam vídeos, analisam imagens, selecionam mapas e roteiros, acessam os blogs de outros colegas e manifestam suas reflexões pessoais acerca dos trabalhos dos demais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O uso de blogs no ensino de Geografia é uma iniciativa que possibilita mediar processos educativos e de aprendizagem. As atividades propostas aos educandos buscam refletir sobre os conteúdos estudados. Observa-se que os alunos atribuem maior relevância ao processo pedagógico, visto que desenvolvem autonomia para a execução de tarefas propostas, acessam links pesquisados e sugeridos, produzem comentários, sugerem tópicos sobre os assuntos tratados. Dessa forma, cria-se uma rede de produção de conhecimento, entre a turma de alunos, professora, suscitando, inclusive, o envolvimento das famílias que igualmente compartilham ideias de forma colaborativa. Assim, os blogs funcionam como suporte e interface tecnológico para diversas atividades de aprendizagem e de compreensão da ciência geográfica e de tudo que ela envolve.
CONCLUSÕES:
O cenário sócio-tecnológico atual exige que cada pessoa explore suas habilidades em face dos problemas impostos pelas rápidas e, muitas vezes, efêmeras transformações pelas quais o mundo passa. Novos caminhos devem ser traçados diante da evolução tecnológica que transforma as experiências humanas e que, por consequência, atingem a educação.
Os educandos, por estarem inseridos em um meio social peculiar, motiva que sua constituição ocorra de maneira única, sendo que devem ser estimulados para a sua (re)criação por meio de atividades e instrumentos que ativem a sua curiosidade, possibilitando que se identifiquem com o processo e o relacione ao meio que vivenciam enquanto sujeitos sociais. O olhar dirigido a esse espaço pode ser significado de diversas maneiras. Sendo assim, utilizar os blogs como um canal para comunicação, produção e pesquisa permite aproximar a aprendizagem e a interação através desses recursos tão presentes modernamente no universo de vivência dos educandos.
Palavras-chave: Ensino de Geografia, Blogs, Aprendizagem.