65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
A PROBLEMÁTICA DO LIXO NO ENTORNO DO CANAL DA QUATORZE DE MARÇO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ESTADUAL NORMA AMORIM: UM ESTUDO DE CASO, BELÉM-PA
Bruno Alex Silva Fernandes - Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA
Mário Benjamin Dias - Prof. Dr./Orientador -Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará - UFPA
André Vieira de Almeida - Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA
Deivid de Souza Barral - Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA
Rafael Pompeu Dias - Universidade Federal do Pará - UFPA
Simone Maria Lima Oliveira - Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA
INTRODUÇÃO:
O propósito deste trabalho é analisar a problemática do lixo no entorno do Canal da Quatorze de Março e a Educação Ambiental na Escola Estadual Norma Amorim, Belém-PA. Neste sentido faz-se necessário salientar que a problemática do lixo é uma questão que deve ser discutida e debatida por todas as instituições do campo da educação formal e não formal, sobre os efeitos nocivos tais como: contaminação das águas, do solo, do ar e foco de doenças, que a geração de lixo trás para o meio natural e social e a contribuição da educação ambiental na escola que deve ser aquela em que favoreça a tomada de conscientização das questões socioambientais. A relevância da pesquisa se evidencia na medida em que vislumbramos o próprio lócus de pesquisa que é o entorno do Canal da Quatorze de Março, onde se concentra uma grande proporção de resíduos sólidos, com intuito de obter informações sobre a problemática do lixo para serem abordadas na escola em questão, surgindo então, a necessidade de se investigar para refletir os efeitos do lixo na natureza e sua reutilização, repensando assim sua prática, colocando-se num processo permanente de reflexão de suas finalidades e possibilidades junto à comunidade escolar.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar a problemática do lixo no entorno da Escola Norma Amorim, no entorno do Canal da Quatorze da Março e se na escola desenvolve-se atividades de educação ambiental relacionada a resíduos sólidos como o lixo, em suas práticas cotidianas.
MÉTODOS:
Os métodos estão sendo aplicados da seguinte forma: primeiramente foi feito um estudo sobre a bibliografia da temática proposta, seguido de um primeiro trabalho de campo de caráter exploratório onde obteve-se informações por meio de documentação fotográfica acerca do lócus de pesquisa que serão apresentadas na escola em forma de palestra, entrevistas com professores da área de Geografia e aplicação de questionário voltado aos educandos da oitava série do ensino fundamental. Objetivando despertar nos educandos a necessidade de pensar o problema do lixo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O trabalho está em desenvolvimento e os resultados ainda são parciais. Porém foi feita uma primeira visita ao lócus de pesquisa e observou-se que no mesmo, há um grande acúmulo de lixo exposto na via pública, o que significa dizer que se precisa urgentemente analisar a problemática do lixo no entorno do Canal da Quatorze de Março e a educação ambiental na Escola Estadual Norma Amorim, Belém-PA, para se chegar a uma forma de se pensar o problema do lixo e os efeitos nocivos que sua geração, trás para o meio natural e social.
CONCLUSÕES:
Com o desenvolvimento da pesquisa já é possível chegar-se as primeiras conclusões, como a falta de coleta mais regular dos resíduos sólidos na área em que o projeto está sendo desenvolvido, pode-se afirmar que a concentração de resíduos sólidos prejudica a população que ali reside pela proliferação de roedores, proliferação de insetos, acúmulos de urubus, causando maus odores desagradáveis que incomoda o sossego e bem estar dos moradores, sem contar com os aspectos negativos da paisagem. Portanto, diante dessa condição, pode-se afirmar que essa situação compromete a qualidade de vida da população do entorno do Canal da Quatorze de Março.
Palavras-chave: Lixo, Educação Ambiental, Resíduos Sólidos.