65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 1. Anatomia Animal
O efeito da administração do óleo comercial do Nim (Azadirachtina indica A Juss) sobre anatomia do epidídimo em ratos wistar
Flávia Maria de Lima - Universidade Federal de Pernambuco
Lorrayne Gabriele de Brito Xavier - Universidade Federal de Pernambuco
Fernanda Carolina Ribeiro Dias - Universidade Federal de Pernambuco
Wolfgang Harand - Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
Maria das Graças Carneiro da Cunha - Universidade Federal de Pernambuco
Elizabeth Neves de Melo - Universidade Federal de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
O epidídimo de mamíferos satisfaz as funções de transporte, de maturação e de armazenamento do espermatozóide, e desempenha um papel de proteção, sintetizando e secretando enzimas antioxidantes (TRAMER et al., 1998). No epidídimo são reconhecidas três partes anatômicas, a cabeça, o corpo e a cauda. Para HAFEZ (1995), a cauda do epidídimo é o principal segmento de armazenamento, contendo cerca de 75% de todos os espermatozoides epididimários. A ação biológica de determinada planta pode ser verificada através do estudo de suas diversas partes e métodos, um deles é na forma de material não processado, que tem menor risco a toxicidade, pois seus compostos estão em menor concentração (BOEKE et.al., 2004). A planta de nome Azadirachta indica A. Juss é popularmente conhecida por nim. Habitantes da Índia e de países asiáticos próximos utilizam seu óleo, para diversos fins (MARTINEZ, 2002). A terapia com as plantas medicinais sofre muita restrição quanto ao uso e a aceitação, devido aos poucos números de estudos que comprovem a ação biológica segura, quanto a efeitos tóxicos agudos, crônicos ou sobre a sua atuação na reprodução (SONAGLIO,1987; SHARAPIN,1999). A literatura já é enfática ao afirma que essa planta possui propriedades anticonceptivas e espermicidas em ratos (SILVA, 2010).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho teve como finalidade observar o efeito do óleo comercial, sobre o epidídimo, analisando o peso do órgão, o peso relativo e as suas características macroscópica.
MÉTODOS:
Foram utilizados 24 ratos machos (90 dias) da raça Wistar. Os animais foram mantidos, durante todo o experimento em gaiolas, com dieta de manutenção (Labina ® - Purina) e água ad libitum, sendo submetidos a um ciclo invertido diário de 12 horas de claro e 12h de escuro (17:30 às 5:30) à 22±2ºC, no biotério do Departamento de Anatomia do Centro de Ciências Biológicas da UFPE. Os animais foram divididos em 2 grupos de 12 animas cada, escolhidos aleatoriamente, sendo os grupos: Controle (C): sem administração; e Óleo Comercial do nim (T): recebeu 0,5ml do óleo por dia. O tratamento foi realizado por 30 dias consecutivos e as dosagens administradas via “gavage”. A eutanásia ocorreu 24h após a última administração, os animais foram pesados, anestesiados com associação de ketamina e xilazina, fixados por perfusão, com glutaraldeido 4% em tampão fosfato de sódio a 0,05 M, pH 7,4. Os epidídimos foram avaliados macroscopicamente e os pesos devidamente aferidos. Foi realizado o cálculo do peso relativo, que é a relação entre o peso do corpo e peso do órgão. Os valores foram comparados utilizando o programa sigmastat 3.0, o teste utilizado foi o Kruskall Wallis, e considerado significante os valores com p<0,05. Resultados apresentados como mediana e limites de variação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Morfologicamente, os epidídimos estavam normais, não apresentando alterações externas aparentes. Peso corporal não apresentou diferença entre os grupos (controle=326g (344-383); e óleo comercial de nim=356g (323-369). O peso do epidídimo do grupo T apresentou uma redução de 14% (p<0,05) em relação ao C (C=0,69g (0,66-0,72)); T=0,60g (0,58-0,66). Em um trabalho onde foi pesquisado o efeito da administração do óleo de nim nas doses de 25 e 50mg por kg durante 8 dias consecutivos em ratos machos observou-se significante decréscimo na contagem espermática, redução no peso do epidídimo, alteração estrutural e na função espermática desses animais (MANORANJITHAM et al, 1993; SAMPATHRAJ et al, 1993).O epidídimo é essencial para a função reprodutiva adequada, visto que os espermatozoides ao deixarem o testículo são incapazes de fertilizar o oócito, adquirindo esta capacidade no trânsito epididimário (AMANN et al.,1993; MÜLLER et al., 1997). O peso relativo não apresentou alteração (C=0,37% (0,36-0,40); tT=0,36% (0,34-0,37)).
CONCLUSÕES:
Os resultados sugerem que o óleo comercial do nim pode levar a uma alteração espermática e densidade, visto que essas propriedades são adquiridas no epidídimo, que se apresenta menor em decorrência do tratamento. Levando assim a uma redução da taxa de fertilidade. Porém, é necessário mais estudos para verificar esse efeito.
Palavras-chave: Reprodução, Peso relativo do epidídimo, Maturação do espermatozoide.