65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 1. Anatomia Animal
Efeito da ingestão do extrato alcoólico da Azadirachta indica A. juss na anatomia do baço de ratos Wistar
João Paulo de Lima Novaes - Universidade Federal de Pernambuco
Flávia Maria de Lima - Universidade Federal de Pernambuco
Fernanda Carolina Ribeiro Dias - Universidade Federal de Pernambuco
Wolfgang Harand - Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
Sílvia Regina da Silveira Neves - Universidade Federal de Pernambuco
Elizabeth Neves de Melo - Universidade Federal de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
O baço influi na composição do sangue que circula no corpo e controla a quantidade desse líquido vital no sistema venoso e arterial. Relacionando diretamente sua atividade com todo o aparelho circulatório, representa um dos maiores órgãos linfóides em humanos e animais, atua como importante reservatório de sangue, podendo, quando solicitado e sob ação das catecolaminas, elevar o hematócrito em até 10%, devido à sua malha estrutural tridimensional, realiza o monitoramento de células sanguíneas viáveis, favorecendo a fagocitose dos leucócitos, plaquetas e eritrócitos senis pelos macrófagos (ZHANG, 2001). A Azadirachta indica A. juss conhecida popularmente como “Nim” é uma planta originada da Índia, possui características de clima tropical. Em 1942 foi isolado o seu primeiro composto, após o qual já foram isolados mais de 135 a partir de diferentes partes da planta (raiz, casca, folhas e sementes). Pertence a família Meliaceae uma característica é a presença de uma classe de triterpenos, conhecidos por apresentar atividades contra insetos interferindo na alimentação ou crescimento (NEVES et. al., 2005).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho teve como meta caracterizar o efeito do extrato alcoólico de Azadirachta indica A. juss na anatomia do baço, analisando peso do órgão, peso relativo e as características macroscópicas do mesmo.
MÉTODOS:
Foram utilizados 36 ratos machos (90 dias) da raça Wistar. Durante o experimento os animais foram mantidos em gaiolas com dieta de manutenção (Labina ® - Purina) e água ad libitum, sendo submetidos a um ciclo invertido diário de 12 h/12h (claro/escuro) à 22±2ºC, no biotério do Departamento de Anatomia do Centro de Ciências Biológicas da UFPE. Os animais foram divididos em 3 grupos de 12 animas cada, escolhidos aleatoriamente, sendo os grupos: Controle (C): sem administração; Veículo (V): recebeu água (1ml) e tween 80% (1% do volume total); e Tratado com extrato alcoólico (T): recebeu 5mg do composto em 1ml veículo por dia. O tratamento foi realizado por 30 dias consecutivos e administradas via “gavage”. A eutanásia ocorreu 24h após a última administração, os animais foram pesados, anestesiados (associação de ketamina e xilazina), fixados por perfusão, com glutaraldeido 4% em tampão fosfato de sódio a 0,05 M, pH 7,4, e esplenectomizados. O baço foi avaliado macroscopicamente e os pesos devidamente aferidos. Foi realizado o cálculo do peso relativo (relação entre peso órgão e peso corpo). Os valores foram comparados utilizando o programa sigmastat 3.0, o teste utilizado foi o Kruskall Wallis, e considerado significante os valores com p<0,05. Resultados apresentados como mediana e limites de variância.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os órgãos estavam morfologicamente normais, sem alterações externas aparentes. Peso corporal não apresentou diferença entre os grupos (Controle=326g (344-383); Veículo=372g (352-387); Extrato alcoólico=368g (355-378)). O peso do baço do grupo T apresentou uma redução de 38% em relação ao controle (C=1,01g (0,91-1,08); V=0,84g (0,79-0,92); alcoólico=0,62g (0,57-0,67). O grupo T também apresentou alteração de aproximadamente 40% no peso relativo (C=0,28% (0,25-0,29); V=0,23% (0,21-0,25); alcoólico=0,17% (0,16-0,18)). As causas da diminuição do órgão pode ser devido a uma maior expulsão de sangue armazenado no interior do órgão e aumento na síntese e secreção de corticosterona (hormônio glicocorticóide), o que levaria a uma diminuição do tecido esplênico.
CONCLUSÕES:
Os resultados indicam que a administração do composto (extrato alcoólico) embora não provoquem alterações morfológicas externas, apresentam alteração do peso do baço e alteração no peso relativo do animal, mostrando uma possível alteração a nível celular neste órgão.
Palavras-chave: Esplenectomia, Anatomia do baço, Peso relativo do baço.