65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
ESCOLA E FAMÍLIA: UMA PARCERIA POSSÍVEL?
Jéssica da Silva Ferreira - Universidade Federal Rural de Pernambuco - UAG
Gilvanete Machado de Souza - Universidade Federal Rural de Pernambuco - UAG
Vivian Adriana Brito dos Santos - Universidade Federal Rural de Pernambuco - UAG
kelly de Lima Azevedo - Universidade Federal Rural de Pernambuco - UAG
Ana Figueredo Rocha - Universidade Federal Rural de Pernambuco - UAG
Catarina da Silva Souza - Profa. Ms./Orientadora - Depto. de Educação - UAG
INTRODUÇÃO:
O presente texto trata-se de uma pesquisa sociopolítica cultural do estudo da prática escolar cotidiana envolvendo a dimensão institucional que, segundo André (1995), se refere às situações de ensino onde se dá o encontro professor-família para fomentar o melhor aprendizado do educando. A partir dessas considerações, foi desenvolvida uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, em uma escola situada no Município de Garanhuns - PE com o objetivo de identificar a participação da família no contexto escolar. Desta forma, entendemos que a escola deve proporcionar uma formação humana relativizando o poder da família, pois sozinha não consegue levar adiante a tarefa de educar. Atualmente as famílias apresentam diferentes contextos em seu núcleo familiar e a escola precisa atuar nessa nova sociedade, incentivando o trabalho conjunto entre pais e educadores a fim de, como afirmam Christenson, Rounds e Franklin (1992), promover o desenvolvimento dos alunos, eliminando as barreiras na construção da aprendizagem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo identificar a participação da família no contexto escolar, as ações que a escola promove para a inserção delas e as vantagens que esta parceria proporciona ao aprendizado dos alunos.
MÉTODOS:
A importância do método científico utilizado nas pesquisas acadêmicas nos remete ao fato de que todo pesquisador necessita de meios para conseguir refletir sobre o objeto de investigação de forma consistente, por isso, Gil o define como sendo um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para se atingir o conhecimento” (1987, p,27). Desta forma, realizamos nossa pesquisa em uma escola pública localizada no município de Garanhuns – PE, de ensino fundamental (1º ao 9º ano). A coleta de dados através de entrevistas e questionários. Entrevistamos 1 gestor, 1 coordenador e 20 professores , como também 15 responsáveis por alunos (pai,mãe, avô...) questionário com 10 perguntas sobre qual o relacionamento da escola para com a família, o que a mesma promovia para realização de uma parceria, qual a atitude dos pais na busca da interação com a escola e se participavam das reuniões ou outras atividades proposta pela a escola. E como as famílias se sentiam inseridas nas atividades da escola, e de que forma as participações dos pais interferiam na aprendizagem das crianças.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os diversos fatores observados durante a análise das entrevistas deixaram claro que a escola promove ações do tipo, eventos da quaresma, comemoração do dia das mães, festas juninas, comemoração do dia das crianças, peças teatrais, plantão pedagógico, palestras escola legal com pais e voluntários, buscando a interação entre a família e as atividades desenvolvidas na instituição, desta forma, a participação dos pais e responsáveis acontece de forma satisfatória contribuindo para um melhor aprendizado do educando. Assim, foi possível observar o que Fantini (1983) defende ao afirmar que o aprendizado escolar é estimulado quando as experiências em casa e na escola são conectadas e coordenadas de forma a virem ao encontro das necessidades de cada indivíduo, onde a escola deve influenciar positivamente seus alunos e suas famílias. Uma vez que os pais dos educandos são envolvidos nos movimentos que a escola promove, desenvolvem uma atitude positiva com relação a escola e com relação a si mesmos (BECHER, 1984). Identificamos também que dos 15 pais entrevistados, 80% estão satisfeitos com a escola, demonstrando o reconhecimento do trabalho realizado pela equipe gestora. A escola consegue cumprir com o seu papel, contribuindo para aprendizado escolar e social dos alunos.
CONCLUSÕES:
Através desta pesquisa procuramos averiguar se a parceria entre família e escola era possível e como este fato influenciaria no aprendizado dos alunos, uma vez que, acreditamos que a escola faz parte da vida da família e que ambas devem atuar em conformidade para que assim consigam um pleno desenvolvimento social dos que estão inseridos. Diante dos dados colhidos, podemos afirmar que a família que participa do cotidiano escolar contribui para o bom rendimento dos alunos e colabora com as atividades desenvolvidas pelos professores e equipe gestora, favorecendo uma educação para a formação do cidadão. De acordo com a LDB, 9.394/96 e segundo Paulo Freire (1999) a escola não pode mais ser somente um local onde são disseminados os conhecimentos científicos, deve também desempenhar uma função social e para desenvolver seu papel social, precisa desenvolver ações para aproximar a família da escola. Essas parcerias são importantes para diminuir barreiras entre família e escola favorecendo a formação crítica e emancipadora.
Palavras-chave: Participação, Interação, Ações.