65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
HABITAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA NO ENTORNO DO CANAL DA QUATORZE DE MARÇO, BELÉM–PA
André Vieira de Almeida - Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA
Mário Benjamin Dias - Prof. Dr./Orientador -Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará - UFPA
Bruno Alex Silva Fernandes - Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA
Deivid de Souza Barral - Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA
Rafael Pompeu Dias - Universidade Federal do Pará - UFPA
Simone Maria Lima Oliveira - Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como foco Analisar o processo de habitação e qualidade de vida no entorno do Canal da Quatorze de Março, localizado no bairro da Cremação, Belém-PA. Buscando todo o histórico de ocupação do lócus de pesquisa e todo o processo que ocorreu na cidade de Belém no final de século passado, os agentes participantes desse processo, as políticas implementadas, as principais mudanças ocorridas no espaço, à memória das alterações ao longo do tempo, a modernização urbana que criou tipos distintos de construções e as particularidades amazônicas que ocorreram ao longo do tempo histórico da região. A relevância desta pesquisa se dá no sentido da sistematização e apontamento dos problemas habitacionais e da qualidade de vida dos moradores do entorno do Canal da Quatorze de Março e na coleta de dados que possam ser usadas como estatísticas, para amenizar os problemas de acesso a infraestrutura e apontar onde as políticas públicas possam ser utilizadas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar o processo de habitação e qualidade de vida no entorno do Canal da Quatorze de Março e como isso se reflete na formação da paisagem urbana; Identificar os problemas que tornam o lócus de pesquisa, um território segregado; Conhecer os modos de vida dos moradores e Recolher dados para se fazer comparação com os vários indicadores de qualidade de vida.
MÉTODOS:
O embasamento teórico deste trabalho está se dando por meio de textos bibliográficos que exploram e aprofundam a temática mencionada acima. Num primeiro trabalho de campo feito no entorno do Canal da Quatorze de Março, foi possível documentar está área, por meio de fotografias que mostram todas as mudanças em torno do lócus de pesquisa, destacando o processo de modificação das habitações, futuramente pretende-se com a aplicação de questionários e entrevistas com os moradores desta área, coletar informações referentes ao trabalho e lazer, e sistematizar essas informações com objetivo de conhecer as condições socioeconômicas, a estrutura habitacional e a qualidade de vida, comparando com os dados da ONU e outros já existentes para saber a realidade e situação do entorno do Canal da Quatorze de Março.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No momento os resultados ainda são parciais, visto que, o trabalho ainda está em desenvolvimento, a partir de uma primeira visita realizada na área do entorno do Canal da Quatorze de Março, foi observado que as diferenças sociais, habitacionais e ambientais, são enormes, o que acaba causando uma paisagem absolutamente segregada, fruto de um contexto histórico individualista e de políticas incrementadas pelo poder público.
CONCLUSÕES:
Por meio do estudo da pesquisa já é possível chega-se a algumas conclusões, que no entorno do Canal da Quatorze de Março, existem formas de ocupação desordenadas e um crescimento habitacional e social diferenciado pela mancha urbana da cidade de Belém, que mostra a necessidade de se ter áreas segregadas para se obter determinados serviços, e a falta de políticas públicas que exclui serviços básicos para a melhoria da vida. Sendo assim, causando um contraste urbano na paisagem do Canal da Quatorze de Março.
Palavras-chave: Habitação, Qualidade de Vida, Segregação.