65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O USO DE PALAVRAS CRUZADAS COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE FUNÇÕES INORGÂNICAS
Larissa Oliveira de Souza - Depto. de Química - UFRPE
Priscila do Nascimento Silva - Depto. de Química - UFRPE
Andreza Cristiane Custódio - Depto. de Química - UFRPE
José Euzébio Simões Neto - Prof. Me./ Orientador - Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UFRPE
INTRODUÇÃO:
O Ensino de Ciências deve possibilitar os alunos a transpor algumas dificuldades relativas a conceitos, procedimentos e atitudes e o professor precisa desenvolver práticas de ensino mais significativas. O lúdico pode ser usado na tentativa de aproximação entre alunos e conhecimento científico, constituindo importante recurso para o desenvolvimento de habilidades, apropriação de conceitos, e entre outros. (CAMPOS, 2008).
As palavras cruzadas possuem uma grande aceitação pública, sendo potencialmente um recurso didático para incentivar estudantes a trabalhar de maneira prazerosa, quando direcionadas aos conteúdos que serão abordados nos processos de ensino e apredizagem. Ao avaliar as palavras cruzadas, Crossman e Crossman (1983) relatam que os estudantes que gostam de utilizá-las se sentem mais motivados para realizar a atividade e aprendem com maior facilidade.
Neste trabalho apresentamos os resultados de uma intervenção em sala de aula de Química, sobre funções inorgânicas, quando utilizadas palavras cruzadas como estratégia para construção do conhecimento, buscando o desenvolvimento de conceitos e habilidades, tais como concentração, atenção e novo vocabulário.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar como o uso de palavras cruzadas como recurso didático alternativo nas aulas de funções inorgânicas no primeiro ano do Ensino Médio favorece a aprendizagem de conceitos químicos.
MÉTODOS:
Este trabalho foi desenvolvido em uma escola pública do Recife/PE, em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, após a professora ter ministrado o conteúdo referente a Funções Inorgânicas, utilizamos um jogo de palavras cruzadas. A intervenção foi dividida em dois momentos, a saber: I – elaboração de um jogo de palavras cruzadas que envolvesse o tema funções inorgânicas e II – resolução da atividade em sala.
Para a elaboração da atividade foi necessário uma seleção detalhada dos principais conceitos sobre o conteúdo de funções inorgânicas. A partir desses, quinze enigmas foram formulados. Esses enigmas foram dispostos em células quadradas, sendo cinco na posição vertical e dez na horizontal, tomando cuidado para que as palavras fossem agrupadas de modo que houvesse uma interseção entre uma palavra da vertical com uma da horizontal, após montado o diagrama, as respostas foram apagadas das células e os enigmas foram agrupados abaixo do diagrama de acordo com a posição que se encontravam, enumerou-se os enigmas e os primeiros quadrados das células que correspondiam as suas respostas, após montada a palavra cruzada, esta foi impressa em papel A4 e aplicada individualmente em sala de aula com um tempo aproximado de 25 minutos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A utilização de palavras cruzadas no ensino de química se mostrou positiva, pois muitos alunos relataram que o jogo pode ser utilizado para compreender melhor os assuntos e a utilização de palavras-chaves melhora a compreensão. O aluno A destacou que este é "um bom metódo para despertar o interesse do aluno sobre determinado asunto por ser um recurso diferente". Já o professor percebeu uma motivação por parte de seus alunos no momento da realização desta atividade.
Perguntamos aos alunos ao final da aula se a compreensão dos conceitos foi significativa. Alguns acreditam que o conhecimento ficou próximo da realidade. O aluno B destacou que: “é sempre bom mudar as técnicas de ensino, você se interessa mais e ao final vai ter uma compreensão bem melhor do que foi trabalhado em sala".
Ao perguntar se a partir deste jogo os conteúdos e habilidades foram realmente desenvolvidos, alguns discentes relataram que por meio do jogo conseguiram descobrir novos termos e significados, sendo o professor peça fundamental para passar ao aluno confiança e incentivo, para que o mesmo não desista no primeiro obstáculo.
Na opinião do professor este jogo pode ser utilizado de modo sistemático, por ser um método eficiente para a fixação dos conceitos trabalhados.
CONCLUSÕES:
Esta pesquisa buscou promover a utilização de um recurso alternativo para auxiliar o professor nas aulas de funções inorgânicas e avaliar sua potencialidade inicial. Através da utilização do jogo proposto, obtivemos um bom resultado, pois as palavras cruzadas ajudaram na motivação da classe, auxiliaram os alunos no resgate de conceitos estudados, permitiram a visualização dos erros e acertos de modo imediato, melhoraram as relações professor-aluno e ajudaram na identificação das dificuldades dos alunos.
Palavras-chave: Ensino de Química, Lúdico, Palavras Cruzadas.