65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 6. Parasitologia
INCIDÊNCIA DE DOENÇAS PARASITOLÓGICAS NO MUNICÍPIO DE VIEIRAS/MG E COMUNIDADES ADJACENTES
Amanda Laviola de Andrade - Curso de Farmácia - FAMINAS
Werkison Martins Vermelho - Curso de Farmácia - FAMINAS
Samuel Ferreira da Silva - Prof. Ms./Orientador - FAMINAS
INTRODUÇÃO:
Os protozoários são parasitas do sub-reino protozoa e têm o homem como hospedeiro definitivo quando se instalam em seu aparelho intestinal, causando desconforto e doenças como amebíase e giardíase, causadas pela E. histolytica e G. lamblia, respectivamente. Sua transmissão se dá pela ingestão de cistos maduros contidos em água e alimentos contaminados por estes, seu diagnóstico pode ser determinado por exame parasitológico de fezes (EPF). Entre as medidas profiláticas recomendadas estão: a correta higiene pessoal, o destino correto das fezes e o tratamento de água adequado. Em relação a este último, pesquisas comprovam que os cistos resistem à cloração da água, porém são destruídos com a fervura da água.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse trabalho foi realizar um levantamento das possíveis causas da incidência de doenças parasitológicas no Município de Vieiras/MG.
MÉTODOS:
Foi realizada a coleta de dados no Laboratório Municipal do Centro de Saúde Sebastião Dias Filho e aplicado um questionário estruturado direcionado a 60 famílias da zona urbana de Vieiras – MG.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram realizadas as análises de 915 EPFs de janeiro de 2010 a julho de 2012. Devido aos resultados obtidos pela pesquisa, foi aplicado um questionário estruturado na zona urbana de Vieiras – MG, a fim de descobrir a causa do alto índice de contaminação pelos protozoários E. histolytica e G. lamblia. Dos 915 exames analisados, 160 deles ou 17,49% apresentaram um ou mais tipos de parasitas. No número total de exames infectados, foram encontrados 184 parasitas divididos em 16 tipos, porém dois desses tipos se mostraram mais relevantes: Entamoeba histolytica (55 ou 29,89% dos parasitas encontrados) e Giardia lamblia (34 ou 18,48% dos parasitas encontrados). Estes foram encontrados em maior escala na zona urbana. Após a aplicação dos questionários, verificou-se que 73,33% da população alega eliminar o esgoto produzido por sua família em rede de esgoto, porém 93,33% diz que o esgoto não é tratado, sendo essa uma fonte de contaminação. 96,67% da população diz que sua água passa por algum tratamento antes de ser consumida, 35% disseram que a água tratada sofre processo de cloração e 63,33% disseram passar por filtragem, mas apenas 1,67% alega ferver a água antes de consumi-la, sendo esse o método mais eficaz para a eliminação dos cistos.
CONCLUSÕES:
A presença do número elevado de parasitas encontrados em EPF na zona urbana de Vieiras – MG indica que possivelmente o tratamento oferecido pela rede de abastecimento de água da comunidade não se encontra suficientemente eficaz para a eliminação de contaminantes, devendo passar por avaliação e análise, a fim de verificar o método empregado e a eficácia do mesmo, descobrindo soluções para melhorias no tratamento e assim atingindo uma água de qualidade para o consumo da população. Outra questão relevante é o não tratamento do esgoto eliminado, concentrando dessa forma um grande número de agentes patogênicos, que ficam expostos ao contágio da população.
Palavras-chave: contaminação, parasitas, patologia.