65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 1. Genética Animal
CARACTERIZAÇÃO DO GÊNERO Phyllomedusa (HYLIDAE) DE OCORRÊNCIA NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MUNICIPAL DO INHAMUM, CAXIAS/MA ATRAVÉS DO GENE rRNA 16S.
Katiane Alencar Falcão - Curso Ciências Biológicas Licenciatura - CESC/UEMA
Esmeralda Conceição - Curso Ciências Biológicas Licenciatura - CESC/UEMA
Karla Costa Bezerra - Acadêmica do Programa de Pós-graduação/ Mestrado – PRODEMA/TROPEN/UFPI
Ana Priscila Medeiros Olímpio - Curso Ciências Biológicas Licenciatura - CESC/UEMA
Elmary da Costa Fraga - Prof. Dr/Co-orientador Depto. Química e Biologia - CESC/UEMA
Maria Claudene Barros - Prof. Dr/Co-orientador Depto. Química e Biologia - CESC/UEMA
INTRODUÇÃO:
Atualmente são conhecidas cerca de 6.200 espécies de anfíbios anuros, distribuídas em 54 famílias, das quais destaca- se a família Hylidae, com 926 espécies alocadas em três subfamílias: Hylinae, Pelodrydinae e Phyllomedusinae. A subfamília Phyllomedusinae atualmente está composta por cinco gêneros e 58 espécies sendo o gênero Phyllomedusa o mais diverso em número de espécies, possuindo 32 espécies, distribuídas pela Costa Rica, Panamá, encostas do Oceano Pacífico da Colômbia e América do Sul a leste dos Andes, incluindo Trinidad, em direção ao Sul até o norte da Argentina e Uruguai. As pererecas do gênero Phyllomedusa são consideradas alguns dos anfíbios mais carismáticos do mundo. A coloração dorsal verde, pupilas na posição vertical, locomoção por marcha lenta, ovoposição feitas em folhas pendentes acima da lamina d´agua e a presença de glândulas lipídicas são algumas das características únicas desses anfíbios.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Caracterizar geneticamente os anfíbios do gênero Phyllomedusa da APA do Inhamum, Caxias/MA e estimar a variabilidade genética das espécies deste gênero de ocorrência na APA Inhamum utilizando sequências do gene mitocondrial rRNA 16S.
MÉTODOS:
A Área de Proteção Ambiental do Inhamum situa-se na parte centro-leste do estado do Maranhão, no município de Caxias, (040 53’ 30” S e 430 24’ 53” W) com uma área de aproximadamente 4.500 hectares. Localiza-se na margem esquerda da BR-316, sentido Caxias-São Luís, sendo cortada verticalmente pela MA-127 que liga Caxias a São João do Sóter/MA. Os dados foram obtidos em 12 expedições à área de estudo no biênio 2011/2012. Cada expedição teve duração de sete dias. Os dados foram coletados a partir da técnica de Amostragem em Sítios Reprodutivos. Os espécimes foram depositados no Laboratório de Genética e Biologia Molecular no Centro de Estudos Superiores de Caxias – CESC/UEMA e na Coleção Herpetológica do Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém/PA. O DNA total foi isolado utilizando-se o protocolo de fenol-clorofórmio, o gene rRNA 16S foi amplificado através da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). Os produtos da PCR foram sequenciados utilizando-se o método didesoxiterminal em sequenciador automático ABI PRISM 3500 (Life Techenologies). As sequencias foram editadas e alinhadas no programa BIOEDIT; a matriz de divergência foi realizada no programa MEGA 5, o número de haplótipos e a frequência foram determinados no programa DnaSP 5.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Obteve-se 25 espécimes do gênero Phyllomedusa apresentando dois padrões morfológicos: Faixa branca estreita no lábio superior atingindo a pálpebra inferior e faixa verde na face superior das coxas na porção distal da perna ocupando ⅔ a ¾ da coxa correspondendo a descrição da espécie P. hypochondrialis e faixa branca no lábio superior não atingindo a pálpebra inferior e faixa verde na porção distal da perna ocupando toda a extensão da coxa que correspondendo a descrição de P. azurea (Caramaschi, 2006). Um fragmento de 528 pb do gene rRNA 16S foi obtido, revelando ocorrência de sete haplótipos para a APA do Inhamum. A matriz de divergência genética revelou uma variação de 0 a 0,8% entre os espécimes ocorrentes na APA e entre os espécimes da APA e os espécimes do Genbank de 1,2 a 7,6%. Apesar do número de haplótipos a magnitude da divergência genética aponta a existência de apenas uma única espécie para o Inhamum, uma vez que o valor estabelecido para hilídeos candidatos a espécie plena é de 3% para o gene rRNA 16S de acordo com Fouquet et al (2007).
CONCLUSÕES:
Morfologicamente os resultados apontam para a ocorrência de duas espécies, na área de estudo, no entanto, os dados moleculares evidenciam a presença de um único status específico.
Palavras-chave: Anfíbio, APA Inhamum, mtDNA.