65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
Levantamento sobre o conhecimento do conceito “Bioma” e sua preservação na comunidade de Redenção, CE.
Marlytana Costa de Oliveira - UNILAB-Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Marcos Paulo Lima Milhome - UNILAB-Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Danielly Medeiros Olímpio - UNILAB-Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Júlio Maza Conda - UNILAB-Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Bruno de Souza Santos - UNILAB-Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Viviane Pinho de Oliveira - Orientadora/Professora Adjunta/UNILAB
INTRODUÇÃO:
Bioma é definido como um conjunto de ecossistemas, caracterizado pela uniformidade fisionômica vegetal e animal, possuindo uma constituição biótica característica. No Brasil, os biomas existentes são (da maior extensão para a menor): a Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal. O Ceará está no domínio da Caatinga, um bioma semiárido exclusivamente brasileiro, caracterizado por ter seu período chuvoso restrito a 3 ou 4 meses do ano e alta biodiversidade. A degradação dos biomas está normalmente associada a ações com causas antrópicas. O desmatamento, a agricultura, a pecuária, a construção de cidades e indústrias, por exemplo, modificam diretamente os ecossistemas, transformando as características geográficas como a vegetação, bem como as características do solo, do ar atmosférico e das águas. Como consequências dessas ações os biomas são destruídos, a biodiversidade é perdida, surgem alterações climáticas como o aquecimento global, dentre outras problemáticas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo: 1. Avaliar o nível de conhecimento da população local sobre o termo bioma; 2. Desenvolver uma atividade disciplinar que aprofunde o conteúdo teórico e promova o processo de ensino-aprendizagem e 3. Avaliar o nível de consciência da população sobre a preservação ambiental.
MÉTODOS:
A caracterização dos biomas faz parte do conteúdo abordado na disciplina de Ecologia, e o estudo de suas características está associado ao estudo de suas problemáticas exploratórias e depredatórias. Como parte dessa abordagem disciplinar, alunos da disciplina de Ecologia, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática, da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira, desenvolveram uma pesquisa sobre o conhecimento do termo bioma e sua preservação na comunidade próxima à Universidade. Para o desenvolvimento deste projeto, os alunos da disciplina de Ecologia aplicaram 27 questionários, de forma aleatória, no Centro de Redenção, Ceará. Os questionários se basearam em perguntas sobre o conhecimento e a opinião da população sobre a definição de bioma, causas e consequências da destruição dos biomas e formas da população contribuir com a preservação ambiental. Após a aplicação dos questionários, os estudantes coletaram os dados e os transformaram em gráficos amostrais representativos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos entrevistados, 59,2% eram mulheres, enquanto 40,8% eram homens. Quanto à escolaridade, mais da metade, 62,9%, possuem apenas o Ensino Médio e 14,8% o Ensino Fundamental. Dos entrevistados, 51,8% possuem profissões na área do comércio e serviços gerais. De acordo com os resultados de grau de escolaridade, pode-se considerar que a Educação Superior precisa de investimentos na região e assim poderá promover uma melhor qualificação na educação da comunidade. Do total de entrevistados, 59,2% não sabem o que é um bioma, de forma que em cada caso este termo foi explicado aos entrevistados. Quando perguntados se sabiam da destruição dos biomas, 77,7% responderam positivamente. 62,9% consideram que os desmatamentos são as principais causas dessa destruição e 59,2% responderam que o aquecimento global e desequilíbrios ambientais são as principais consequências dessa degradação. O aquecimento global está diretamente relacionado com o desmatamento, pois a perda de vegetação eleva os níveis de CO2 atmosféricos e estes agravam o efeito estufa. Quando perguntado o que podemos fazer para contribuir com a preservação dos ecossistemas, 25,9% sugeriram não jogar lixo nas ruas, bueiros e rios.
CONCLUSÕES:
Acredita-se que embora o termo bioma não seja conhecido pela maioria das pessoas, a comunidade não está alheia aos problemas ambientais existentes. O conhecimento sem uma prática efetiva não gera desenvolvimento, portanto não basta conscientizar a população, é preciso que cada um desempenhe seu papel de cidadão, preservando e protegendo o ambiente que usufrui. A falta de conhecimento por sua vez pode gerar não só uma alienação da população, mas também desigualdades socioeconômicas e culturais, que repercutem na qualidade de vida da população e na perda irreparável de recursos naturais. Considera-se que a aplicação do questionário foi um forte motivador de uma reflexão de nossa prática em relação ao meio ambiente e que o conhecimento precisa gerar ações de cidadania.
Palavras-chave: Biomas, Preservação ambiental, Ecologia.