65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
EDUCAÇÃO ESPECIAL: TRABALHO DOCENTE NA SALA REGULAR DE ENSINO DE MUNICÍPIOS PARAENSES.
Arlete Marinho Gonçalves - Professora da UFPA
Eldra Carvalho da Silva - Professora da UFPA
Huber Kline Guedes Lobato - Tradutor e Intérprete de Libras - NAI – UEPA
INTRODUÇÃO:
O Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação Especial – GEPE do Campus Universitário do Marajó- Breves, atrelado à Faculdade de Educação e Ciências Humanas, tem como um dos objetivos de sua linha: compreender e analisar o trabalho pedagógico dos professores que atuam em turmas de alunos com necessidades educacionais especiais. Ao longo dos últimos anos acompanhando resultados de pesquisas na área da Educação Especial no Estado do Pará, em especial no Marajó e Oeste paraense vimos que as pesquisas apontavam apenas para as metodologias, processos de inclusão e formação de professores, diante disso, percebeu-se a necessidade de se pesquisar o trabalho docente daqueles que estão no dia-a-dia da sala de aula onde há alunos com necessidades educacionais especiais. Assim, optou-se em fazer a pesquisa como um estudo de caso coletivo no intuito de detectar como é desenvolvido o trabalho docente com alunos da educação especial das séries inicias em municípios paraenses. A pesquisa teve como objetivo central analisar o trabalho docente desenvolvido pelos professores que atuam em salas regulares com alunos especiais em dois municípios paraenses, a destacar: o município de Breves localizado na região do Marajó e o município de Oriximiná, localizado na região oeste do Estado do Pará.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este estudo objetiva analisar o trabalho docente desenvolvido pelos professores que atuam em salas regulares de alunos com necessidades educacionais especiais em dois municípios paraenses, a destacar, sendo Oriximiná e Breves.
MÉTODOS:
Nesta pesquisa fizemos a utilização de um procedimento metodológico elaborado e organizado previamente, para que os resultados fossem significativos à elaboração deste estudo. A metodologia foi constituída de pesquisa de campo com a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso coletivo. Foi utilizada como técnica a entrevista semi-estruturada, com a utilização de um roteiro aplicado a 8 (oito) professores que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais de duas escolas públicas do Estado do Pará (Breves e Oriximiná) que são referências em atendimento desses alunos. Desses municípios foram selecionados: 4 (quatro) professores do município de Breves e 4 (quatro) do município de Oriximiná. Os professores selecionados trabalham com alunos inclusos que apresentam deficiência física, sensorial (auditiva) e intelectual. O corpus foi constituído da análise de conteúdo temático a partir dos recortes das entrevistas e analisado de forma descritiva e interpretativa. Vale ressaltar que neste estudo foram realizadas leituras das obras de renomados intelectuais e de artigos de relevância na área da Educação Inclusiva para a concretização do resultado final do trabalho.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após a análise das entrevistas foi possível chegarmos a três categorias de analises temáticas: 1) as dificuldades no atendimento dos alunos especiais na sala regular em que os docentes apontam a falta de formação continuada e as faltas rotineiras de alguns alunos especiais na escola, o que requer acompanhamento do coordenador pedagógico da escola junto às famílias desses alunos para que estes compreendam a educação dos mesmos como um direito de fato; 2) o apoio dos profissionais da educação especial - os itinerantes e professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que se torna essencial para os docentes da sala regular, pois proporciona segurança e trocas de experiências; 3) as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor do ensino regular que se desenham como práticas inclusivas de respeito ao diferente, metodologias diferenciadas e processos de avaliação com adaptações. Apesar de alguns avanços já terem ocorrido na educação especial em alguns municípios paraenses, muito ainda precisa ser feito por essa modalidade de ensino, para que haja mudança do trabalho docente na educação especial, em que possa refletir melhorias no atendimento aos alunos, principalmente no que diz respeito à garantia de formação continuada e apoio especializado.
CONCLUSÕES:
Neste estudo buscamos analisar como vem sendo desenvolvido o trabalho docente dos professores que atuam com alunos da educação especial no ensino regular em escolas paraenses e com isso detectamos que as práticas pedagógicas dos professores que atuam na educação de alunos com deficiência revelam três dimensões: dificuldades no atendimento aos alunos especiais, principalmente pela falta de formação continuada oferecida aos professores; a importância da sala e do professor itinerante e do Atendimento Educacional Especializado- AEE, além da importância do professor ter metodologias e avaliações diferenciadas. Assim, esta pesquisa coordenada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação Especial - GEPE revela que são necessárias mais políticas públicas para a garantia de apoio especializado nas escolas paraenses e acima de tudo de formação continuada para os professores do ensino regular do Estado do Pará - Amazônia, quiçá do país, acerca da educação de alunos com necessidades educacionais especiais, para que assim, possa ser garantido de fato a educação especial na perspectiva da inclusão na sala regular de ensino, já instituído pela Lei 9394/96.
Palavras-chave: Educação Especial, Trabalho Docente, Sala regular de ensino.