65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
ANÁLISE DA FENOLOGIA DE GENÓTIPOS DE MARACUJÁ MELÃO( Passiflora quadrangularis ) E MARACUJÁ DO MATO( Passiflora cincinnata)
Flávio Flôres Britto - Mestre em Fitotecnia-UESB/BA
Valcimar Dias Libarino - Graduando em Agronomia-UESB/BA
Francis Almeida Silva - Graduando em Agronomia-UESB/BA
Camila Carvalho Alves - Graduanda em Biotecnologia-UFBA
Anderson Coqueiro dos Santos - Graduando em Biotecnologia-UFBA
Claudio Lúcio Fernandes Amaral - Prof.Dr./ Orientador –Depto. De Ciências Biológicas-UESB/BA
INTRODUÇÃO:
Para que ocorra o florescimento, o meristema caulinar vegetativo deve diferenciar-se em estruturas reprodutivas, nesse processo diferentes sinais, indutores do florescimento (ambientais e fisiológicos), são detectados pelas folhas, produzindo estímulos florais no meristema apical ou induzindo diretamente o desenvolvimento dos primórdios florais (BOSS e outros, 2004). A maioria das espécies de Passiflora floresce abundantemente durante vários meses no ano. Os meses entre março e maio correspondem ao período de florescimento para P. amethystina e P. suberosa, enquanto que para P. cincinnata é de março a dezembro (DUARTE e outros, 2009); para o maracujá-amarelo foi observado uma duração de nove meses de floração, de setembro a maio (BENEVIDES e outros, 2009). Conhecer a fenologia é fundamental do ponto de vista ecológico por fornecer parâmetros para a conservação e exploração racional, conciliando sustentabilidade com economicidade (MELLINGER; RICHERS, 2005). A fenologia auxilia no entendimento da ocorrência de eventos biológicos repetitivos e sua relação com mudanças no meio biótico e abiótico (SILVA e outros, 2007).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi estudar os parâmetros fenológicos mais comuns: taxa de florescimento (TF), pico de florescimento e intensidade relativa de florescimento (%IRF) (OLLERTON; DAFNI, 2005) de seis genótipos de maracujazeiros, sendo três da espécie Passiflora.cincinnata (maracujá-do-mato) e três da espécie P.quadrangularis(maracujá melão).
MÉTODOS:
O número de flores foi registrado diariamente em todas as plantas em estudo, de dezembro de 2011 a janeiro de 2012, durante um total de seis semanas, para obtenção dos seguintes dados: a) épocas de início florescimento; b) horário da abertura da flor; c) número de flores abertas por planta/dia. Com base nesses dados foram calculados (DAFNI, 1992): Taxa de florescimento (TF), calculada pela percentagem cumulativa de flores em antese, dividindo-se número total de flores pelo número total de dias ; Pico de florescimento, que se mensura através da análise do maior número de flores alcançadas em um dia; e a Intensidade relativa de florescimento (%IRF), que se define como incremento percentual cumulativo de flores ao dia, obtidos através da divisão do quociente encontrado do número de flores no dia de pico pelo número total de flores abertas e o número de repetições, sendo posteriormente este valor encontrado multiplicado por cem. Os valores foram submetidos à análise de variância, procedendo-se à comparação entre médias pelo teste de Tukey a 5% de significância em delineamento inteiramente casualizado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em P. cincinnata, as flores se abriram a partir das 6:30hs e permaneceram assim até às 19hs. Já para os genótipos de P. quadrangularis as flores se abriram às 6hs e se fecharam em torno de 18:30hs, sendo o primeiro relato deste fato de acordo com a literatura investigada. A análise de variância indicou que os genótipos apresentaram diferença significativa quanto ao número de flores. Houve distinção entre o P. cincinnata I e os demais, tendo esse o maior número de flores. O genótipo P. cincinnata II apresentou semelhança com o P. quadrangularis I contudo superou em número os genótipos P. cincinnata III e os genótipos P. quadrangularis II e III. O P.quadrangularis III teve os menores números de flores no período investigado. A maior taxa de florescimento foi de 7,11 do P.cincinnata I e a menor foi de 1,09 de P.quadrangularis II, dado que implica em maior chance de frutificação nos genótipos de P. cincinnata. O pico de florescimento variou de três flores no P. quadrangularis II a 14 flores no P. cincinnata I, ambos ocorreram no mês de dezembro. A %IRF variou de 0,1114 no genótipo I de P.cincinnata a 0,1552 no genótipo II de P.quadrangularis. Os dados apontam os genótipos de P.cincinnata como os mais recomendados para obtenção de número maior de frutos.
CONCLUSÕES:
Os genótipos estudados da espécie P. cincinnata e P. quadrangularis possuem antese diurna matutina. Os genótipos de ambas as espécies diferem entre si quanto ao número de flor.Nos indivíduos de P.quadrangularis o pico de florescimento foi atingido em dezembro com 6 flores e em P. cincinnata foi de 14 flores no mês de dezembro.
Palavras-chave: florescimento, maracujazeiros, antese.