65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
Técnicas utilizadas pela embasa na purificação da água em amargosa.
Aline Silva da Costa - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB, Amargosa/ BA
Maurício Tourinho de Souza - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB, Amargosa/ BA
Creuza Souza Silva. - Prof. Msc./ Orientadora- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB.
Katya Silene Porto Rodrigues. - Prof. Msc./ Orientadora- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB.
INTRODUÇÃO:
O trabalho é derivado do componente curricular Metodologia do Trabalho Científico, do curso de Licenciatura em Química, do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, desenvolvido através de uma visita técnica as instalações da embasa Amargosa no período de Outubro a Novembro de 2012.
Segundo Kotz (2008) a água pura é incolor, inodora e certamente não contém sólidos em suspensão. Para identificar uma substância como a água de forma conclusiva, tem que examinar com cuidado suas propriedades e compará-las com as propriedades conhecidas de água pura.
Neste presente trabalho apresentamos as técnicas de purificação da água utilizada pela embasa de Amargosa desde a água bruta até a distribuição para a população e região. Além de levar água com qualidade até a casa dos consumidores, é importante mostrar o processo que ocorre antes do simples ato de abrir uma torneira.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Conhecer os processos químicos e tecnológicos empregados pelo sistema de abastecimento de água do município de Amargosa através dos processos de purificação desde a água bruta até a água que chega a população.
MÉTODOS:
O método utilizado na analise foi um questionário, onde procuramos verificar se os alunos do terceiro e sexto semestre o do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, se ainda tem conhecimento dos mesmos, visto que eles já visitaram as instalações da embasa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Análise das informações coletadas nos questionários mostrou que no que refere sobre as regiões de onde a água é captada, descobriu que somente 37% conheciam que Riachão e Timbó são os locais da coleta.
Outras questões sobre produtos e etapas desenvolvidas na água, notou que 47% sabiam que sulfato de alumínio é a substância química responsável pela coagulação das impurezas. Quanto a acidez 37% tinham o conhecimento que cal hidratado corrige o pH da água recém captada. Sobre os processos empregados na água 43% possuíam a informação que floculação e filtração são etapas inicial e final na purificação. Uma surpresa nos dados foi que 100% dos estudantes de química sabia que cloro e flúor são substâncias responsáveis pela eliminação de microrganismos e prevenção de caries dentário.
CONCLUSÕES:
Pode-se observar que os alunos em boa parte não conhecem os processos químicos e tecnológicos da purificação da água e bem como os locais da captação no município. Após a pesquisa sugerimos um minicurso para os discentes e a população de Amargosa, a fim de esclarecer e orientar sobre as etapas.
Palavras-chave: Processo, Embasa, Água.