65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 3. Turismo e Hotelaria
O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE COMO FATOR DETERMINANTE NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE BACHARELADO EM HOTELARIA
Welyza Carla da Anunciação Silva - Depto. Pós-Graduação - Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.
Elza Galvão Bergê Cutrim - Profa. Esp. / Orientadora – Depto. de Turismo e Hotelaria – Universidade Federal
INTRODUÇÃO:
A pesquisa desenvolveu-se pelas inquietações acerca do processo ensino-aprendizagem que se dá pela prática docente dos professores do curso de Bacharelado em Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão, objetivando diagnosticar e analisar de que forma este processo desenvolve-se e como ele interfere na formação do Bacharel em Hotelaria, atrelada às mudanças necessárias que o curso de Hotelaria vem sofrendo, em sua estrutura pedagógica, e em concomitância com as diretrizes para o ensino superior, com mudanças significativas que regem a atual prática docente do curso, levando em consideração as necessidades para a formação profissional do hoteleiro de acordo com o mercado vigente, analisando as novas vertentes que o mesmo vem adotando levando em consideração sua transição de Tecnológico para Bacharel, ambos considerados cursos de graduação, segundo o Conselho Nacional de Educação (CNE) parecer nº 17/97, no entanto, com estruturas pedagógicas e didáticas diferenciadas. Assim, almejou-se o diagnóstico e a caracterização desta realidade que compreende a prática pedagógica desenvolvida no curso de Bacharelado em Hotelaria, compreendendo as mudanças comportamentais de professores e alunos, em prol das necessidades provenientes da nova formação a qual o curso intitula-se.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Com a transição do curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão da modalidade de tecnólogo para bacharelado tem-se o objetivo de analisar as mudanças que influenciam na qualidade da formação profissional dos alunos do curso de Bacharelado em Hotelaria, com ênfase na relação ensino-aprendizagem, a partir da prática docente.
MÉTODOS:
A realização do estudo compreendeu pesquisa bibliográfica sendo a mesma seletiva, reflexiva e analítica; documental, em arquivos da coordenação do curso de Bacharelado em Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão, em livros, revistas, documentos e sítios eletrônicos de forma multidisciplinar. A pesquisa caracterizou-se de forma quantitativa e qualitativa não almejando a generalização, mas a singularidade do objeto de pesquisa buscando a dimensão mensurável da realidade. Utilizou-se como instrumento de pesquisa 2 (dois) questionários cada questionário continha 10 (dez) questões, e foram aplicados nas dependências da UFMA, com alunos do 4º ao 9º período no total de 30 (trinta) alunos e com os professores do curso de Bacharelado em Hotelaria, no total de 5 (cinco) professores tendo em vista o objetivo da pesquisa, pois o tema abordado neste trabalho necessita das experiências e vivências dos alunos ao decorrer do curso e de disciplinas que compreendem em sua maioria, estes períodos. Após aplicação dos questionários, desenvolveu-se a construção e análise dos dados coletados, com a intenção de diagnosticar e caracterizar a relação ensino-aprendizagem em detrimento da nova práxis adotada pelo curso de Hotelaria, e suas influências na qualidade da formação profissional dos alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Obtiveram-se os resultados de acordo com os alunos: 70% não veem o curso de Hotelaria como bacharelado, 40% acreditam que a didática é descontextualizada, 26,6% acreditam que os métodos de avaliação são adequados, 73% afirmam que a grade curricular não dá o devido suporte a formação do aluno, 43% afirmam que a relação ensino-aprendizagem é deficiente, 70% não se sentem preparados para o mercado de trabalho, 43% atribuem um perfil tradicional aos professores, 70% afirmam influenciar na prática docente, 50% sentem-se motivados para pesquisa e extensão e 60% afirmam que a prática docente influencia de forma positiva na sua formação profissional. Já os professores afirmam em 100% a necessidade de mudanças na prática docente, 100% não sentem dificuldade para exercer a prática docente no Bacharelado, 100% dizem ser adequada a didática utilizada, 60% dizem que a relação ensino-aprendizagem depende de alunos e professores, 50% utilizam avaliação formativa como método avaliativo, 75% afirmam que os alunos estão aptos para o mercado de trabalho, 40% atribuem aos alunos um perfil de interessados, 100% dizem que os alunos interferem na sua prática docente, 100% incentivam os alunos a pesquisa e extensão e 80% dizem que a grade curricular do curso dá o devido suporte para formação do aluno.
CONCLUSÕES:
Concluiu-se, que os objetivos deste trabalho foram alcançados, haja vista o diagnóstico obtido, pois o curso de Hotelaria teve sua transformação de Tecnólogo para Bacharelado em 2006, e ainda percebeu-se muitas dúvidas por parte dos alunos sobre o que realmente define a formação de um Bacharel, não tendo assim uma consciência crítica formada para desenvolver seu papel de discente, contribuindo para a relação de ensino-aprendizagem. Percebeu-se ainda que o processo de ensino ainda deixa lacunas na formação do profissional hoteleiro, à medida que a relação de ensino-aprendizagem ainda apresenta muitas fragilidades, precisando desenvolver-se de forma mais arrojada e coesiva tendo em vista a proposta de formação que o curso rege, para desta forma interferir integralmente na qualidade da formação do Bacharel em Hotelaria. Sugere-se a releitura do Projeto Político Pedagógico, identificando possíveis mudanças nos seus objetivos, a revisão da grade curricular, apontando ajustes necessários para que haja a real aproximação da teoria e prática, a formação continuada dos professores, o rompimento das barreiras da pesquisa e da extensão, objetivos natos da Universidade, da qual o curso de Bacharelado em Hotelaria faz parte.
Palavras-chave: Educação, Formação Docente, Ensino-aprendizagem.