65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 1. Genética Animal
UTILIZAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DO GENOMA MITOCONDRIAL PARA CARACTERIZAÇÃO GENÉTICA DE POPULAÇÕES DE Aedes albopictus (SKUSE, 1894) (DIPTERA: CULICIDAE) NO MUNICÍPIO DE CAXIAS – MA
Renato Corrêia Lima - Curso de Ciências Biológicas – UEMA
Deborah Gaído Aragão - Curso de Mestrado em Ciência Animal - UEMA
Maria Claudene Barros - Profa. Dra./ Co-orientadora – Depto. de Química e Biologia – UEMA
Elmary da Costa Fraga - Prof. Dr./Orientador – Depto. de Química e Biologia – UEMA
INTRODUÇÃO:
O Aedes albopictus (Skuse, 1894) é considerada a segunda espécie de Culicidae em importância para o homem, como vetor do vírus da dengue, sendo superado apenas pelo Aedes aegypti (Knudsen, 1995). Esta espécie no estágio adulto caracteriza-se por ter o corpo de coloração negra com tarjas claras, diferenciando-se do Ae. aegypti (Linnaeus, 1762) principalmente por apresentar um desenho de escamas branco-prateadas, formando uma linha reta e longitudinal ao longo do escudo, enquanto este último apresenta na mesma estrutura uma marcação de escamas claras em formato de uma lira (Consoli e Lourenço-de-Oliveira, 1994). A transmissão da dengue em outras regiões biogeográficas tem mostrado a competência e a capacidade epidemiológica de Ae. albopictus como vetor. No entanto, nas Américas esse papel não tem sido confirmado (Forattini, 2002). Neste sentido, é de fundamental importância o conhecimento sobre a genética e a estrutura populacional de Ae. albopictus, uma vez que populações geneticamente diferentes podem apresentar características diferenciadas em relação competência vetorial.
OBJETIVO DO TRABALHO:
No presente estudo objetivou-se caracterizar e estimar a diversidade genética de populações naturais de Ae. albopictus no município de Caxias – MA utilizando sequências do gene mitocondrial ND5.
MÉTODOS:
O material biológico foi coletado em três bairros (Volta Redonda, Centro e São José) da cidade de Caxias – MA, para isso, foram utilizadas armadilhas larvitrampa instaladas no peridomicílio das residências, as quais eram verificadas semanalmente. Em seguida, as amostras foram transportadas para o Laboratório de Genética e Biologia Molecular do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC/UEMA) para serem identificadas por meio de chave de identificação com base em Forattini (2002). O DNA total foi extraído através da maceração individual dos insetos (larva de quarto estádio). A amplificação do gene ND5 foi realizada via PCR (Reação de Cadeia em Polimerase) utilizando primers descritos por Birungi e Munsterman, (2002). O produto da PCR purificado foi sequenciado em um sequenciador de DNA automático ABI PRISM 3500. A edição, alinhamento e análise dos dados foram realizados a partir dos programas Bioedit, DnaSP e MEGA 5. Foram adicionadas, ao banco de dados, sequências do GenBank provenientes, de estudos feitos no Brasil, Estados Unidos e Madagascar.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Um fragmento de 395 pares de bases foi obtido para 15 espécimes revelando a presença de dois haplótipos. A média dos valores de diversidade haplotípica (h) e nucleotídica (π) foram 0,476 ± 0,092 e 0,00124 ± 0,00024, respectivamente. Esses valores são extremamente baixos quando comparado com estudos de outras espécies da família Culicidae usando o gene ND5. De acordo com Nei, et al. (1975), baixos níveis de diversidade genética podem ser consequência do efeito gargalo de garrafa ou efeito do fundador, onde ambos promovem a redução da variabilidade genética através de deriva genética. O haplótipo 1 (H1), encontra-se em maior frequência (sessenta e sete porcento) sendo encontrado em todas as populações coletadas. O haplótipo 2 ocorreu nas populações do Centro e São José e foi compartilhado com populações estudadas nos Estados Unidos e Madagascar. Os dois haplótipos encontrados no presente trabalho equivalem ao número de haplótipos encontrados para o gene ND5 em populações de Ae. albopictus de Manaus (Maia, 2009). A árvore filogenética de máxima verossimilhança revelou a formação de um clado altamente suportado (99% de bootstrap) agrupando todos os espécimes.
CONCLUSÕES:
Desta forma conclui-se que as amostras analisadas na cidade de Caxias – MA apresentaram baixos valores de diversidade genética, sendo possivelmente, resultado do recente período de colonização por esta espécie.
Palavras-chave: Mosquito, DNA mitocondrial, NADH5.