65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ABORDAGEM SOBRE O TEMA FITOPLÂNCTON POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA EM PICOS-PI
Fabrício Custódio de Moura Gonçalves - Licenciado em Ciências Biológicas - UFPI/PICOS
Maria do Socorro Meireles de Deus - Profa. MSc./Orientadora - Depto. de Ciências Biológicas - UFPI/PICOS
Eliesé Idalino Rodrigues - Prof. MSc./Colaborador - Depto. de Educação Aberta e a Distância - UFPI/TERESINA
INTRODUÇÃO:
No ambiente escolar, o professor deve tratar igual e adequadamente todos os conteúdos, pois não há um mais importante que o outro, todos têm o mesmo grau de relevância na vida dos estudantes. Associado a isso, é importante também que o professor estabeleça vínculos diretos entre o conhecimento adquirido em sala de aula e a realidade do aluno. Em relação ao tema “fitoplâncton”, por exemplo, é necessário que o professor trabalhe a temática, pois são microrganismos que normalmente não são visíveis em nosso cotidiano. O estudo do fitoplâncton torna-se ainda relevante a partir do momento em que, no ambiente aquático, forma o nível trófico dos produtores, servindo de base para o diagnóstico desses ecossistemas. De acordo com Monte e Cavalcanti (2001), é necessário que se desenvolva no aluno a capacidade de refletir sobre o meio ambiente aquático; e ao conhecer o microscópico mundo planctônico, que ele possa despertar para mais uma nova valorização, permitindo-o conhecer a importância do plâncton nesse ecossistema, como elemento de base na teia alimentar e na água que ele usa no seu dia-a-dia, visto que não só existe plâncton marinho.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar o modo de abordagem da temática fitoplâncton pelos professores de escolas da Rede Estadual de Ensino Médio de Picos-PI.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado a partir da aplicação de um questionário, no período de maio a abril/2011, a 20 (vinte) professores que ministram a disciplina de Biologia nas turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio de 15 (quinze) escolas da rede estadual de ensino da cidade de Picos-PI. O questionário compôs-se de 5 (cinco) questões do tipo fechadas (múltipla escolha), incluindo gênero, faixa etária, formação, satisfação com o livro didático, abordagem do tema nas aulas e visão sobre o ensino de Biologia. Os docentes convidados a participar foram esclarecidos quanto ao objetivo da pesquisa e o questionário foi aplicado após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, pelos mesmos, garantindo o sigilo das informações e o seu anonimato. Não houve identificação nominal, nem risco moral para os participantes. Para aplicação do questionário, os pesquisadores foram até as escolas e fizeram a entrevista pessoalmente a todos os docentes. Os dados coletados foram analisados e expressos em valores percentuais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A maioria (75%) dos participantes é do sexo feminino. A faixa etária variou entre 20 a 49 anos. Dos profissionais pesquisados, 85% possuem graduação somente em Biologia, 5% em Química, 5% em Biologia e Química e em 5% em Biologia e Física.
Ao serem requisitados se o Livro Didático de Biologia enfoca o tema fitoplâncton de forma satisfatória, tanto em relação aos livros do 2º ano do ensino médio quanto aos do 3º ano, 70% dos professores afirma que não. Todos os docentes afirmaram que abordam a temática nas aulas, porém somente 40% deles consideram que, no 2º ano, o número de aulas é suficiente. Com relação aos conteúdos do 3º ano, 55% dos docentes demonstraram-se satisfeitos. Testando-se o conhecimento dos docentes, o mais citado pelos educadores como fitoplâncton foi o gênero Agaricus (um fungo) com 40%. O gênero Cyclotella, o único da lista que realmente pertence ao grupo, posicionou-se na segunda opção, com 25% das citações, e os gêneros Microsporum e Staphylococcus tiveram o mesmo número de citação (5%), enquanto que 25% dos professores não se manifestaram. Todos os professores consideram que o ensino de Biologia pode facilitar a compreensão do ambiente onde o aluno está inserido, porém, 80% admitiram não trabalhar a comunidade fitoplanctônica local.
CONCLUSÕES:
Os discursos apresentados pelos professores revelam que todos os profissionais entrevistados tratam o tema fitoplâncton em sala de aula. Entretanto consideram o número de aulas insuficientes, bem como a maioria está insatisfeita com a forma de explanação da temática pelos manuais didáticos. Evidencia-se ainda desconhecimento dos educadores entrevistados sobre a temática, pois, na única questão que envolvia conhecimento especifico sobre o fitoplâncton, a maioria deles expressou de forma equivocadas, citando o gênero Agaricus como representante do grupo, além daqueles profissionais (25%) que não optaram em responder o questionamento. Outro fator preocupante é que a maioria dos docentes não relaciona a temática com o dia-a-dia dos alunos, tornando o ensino ainda totalmente livresco.
Palavras-chave: Docentes, Ensino de Biologia, Microalgas.