65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 1. Clínica e Cirúrgia
Avaliação Laboratorial do Líquido Sinovial da Articulação Temporomandibular em Equinos
Filipe Tavarnaro Staut - Acadêmico de Medicina Veterinária - PUCPR
Pedro Vicente Michelotto Junior - Prof. Dr./Orientador - Depto. de Medicina Veterinária - PUCPR
Tiago Penna Pereira - Msc./ Orientador - PUCPR
Antonia Maria Binder do Prado - Profa. Dra./ Colaboradora - Depto. de Medicina Veterinária - PUCPR
Ionara Pasold - Acadêmica de Medicina Veterinária/ Colaboradora - PUCPR
INTRODUÇÃO:
A articulação temporomandibular (ATM) está relacionada à sobrevivência do cavalo e seu bem-estar. Possui funções na mastigação, equilíbrio e postura. Como a odontologia equina está cada vez mais avançada e sua prática difundida, é necessário conhecimento dos parâmetros físico-químicos e citológicos normais do líquido sinovial da ATM.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos do uso do abre boca aberto por 60 minutos sobre a ATM, em cavalos.
MÉTODOS:
Foram utilizadas 12 éguas adultas sem raça definida separadas aleatoriamente em dois grupos, sendo o grupo Controle (GC, n=6) e grupo Testado (GT, n=6). Os animais foram sedados com xilazina 10% (0,5mL/100 kg IV) e para a colheita e análise basal do LS, após antissepsia rigorosa, utilizou-se agulha hipodérmica 25x7mm e uma seringa de 3 mL para aspirar o LS. As amostras de LS foram divididas em um tubo de colheita sem anticoagulante para dosagem de proteína total e outro tubo com EDTA para a citologia total e diferencial. Avaliou-se o volume, cor, turbidez e viscosidade do LS. O pH, densidade e concentração de glicose do LS foram mensurados por meio de fita Combur-test®. A contagem do número total de células nucleadas (NTCN) foi realizada em hematocitômetro de Neubauer. Utilizou-se 10 µL do LS centrifugado para a confecção de lâminas, coradas com Romanowski (Panótico®), para a análise citológica diferencial, contando-se 100 células nucleadas no aumento de 1.000x. Sete dias após, os animais do GC receberam o abre boca fechado por 60 minutos, enquanto as éguas do GT permaneceram com o abre boca aberto pelo mesmo período. Seis horas após o uso do abre boca, fez-se nova punção da ATM e colheita de LS para as mesmas análises descritas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Observou-se que no GC houve aumento de volume de LS obtido 6 horas após a colocação do abre boca (0,85±0,3 vs. 1,18±0,5 mL, p=0,033). Na avaliação física do LS, houve predomínio de aspecto límpido, amarelo-palha e saudável. Não houve alteração nos valores de pH, glicose, densidade e proteína no LS. Com relação ao NTCN, houve um aumento significativo no número de células no GT 6h em relação ao momento basal (7.058 ±4.670 vs. 3.646 ±2.646 células/µL de LS, p=0,026). Adicionalmente, o NTCN foi maior no GT em relação ao grupo GC no momento 6 horas após o uso do abre-boca (7.058 ±4.670 vs. 3.483 ± 451células/µL de LS, p=0,020). Com relação à avaliação citológica diferencial, observou-se um aumento na quantidade de macrófagos (43,0+21,0 vs. 20,0+15,0, p=0,006) no grupo GT 6h comparado ao grupo GC 6h.
CONCLUSÕES:
O estudo demonstrou que o uso do abre boca aberto por 60 minutos desencadeou um processo inflamatório nos animais presentes no estudo.
Palavras-chave: Liquido sinovial, ATM, Equinos.