65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
AVALIAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS EM GENÓTIPOS DE MILHO SUBMETIDOS A DIFERENTES ESPAÇAMENTOS E TIPOS DE ADUBAÇÃO
Lydayanne Lilás de Melo Nobre - Graduanda em Agronomia
Jadson dos Santos Teixeira - Graduando em Agronomia
Islan Diego Espindula de Carvalho - Graduando em Agronomia
Felipe dos Santos de Oliveira - Graduando em Agronomia
Kleyton Danilo da Silva Costa - Mestrando em Agronomia
Paulo Vanderlei Ferreira - Prof. Dr. Orientador Centro de Ciências Agrárias
INTRODUÇÃO:
O milho é uma das culturas mais antigas a ser cultivadas no mundo, apresentando ao longo de seu desenvolvimento uma grande importância econômica para as regiões produtoras, pois seu grão e palhada podem ser utilizados para produção de açúcares especiais, dextrinas, colas, fabricação de óleos, para a alimentação humana e principalmente para alimentação dos animais. Esta cultura no Brasil, apresenta grande diversidade de produção, sendo observado regiões com alta produtividade (até 8 t.ha-1) e outras com baixas (0,6 t.ha-1). O estado de Alagoas apresenta-se na faixa de baixa produtividade (0,72t.ha-1), portanto deve-se buscar cada vez mais estudar os fatores que estão ligados a este problema. Dentre estes os que mais influenciam na produtividade da cultura, são: espaçamento, manejo da fertilidade e o desenvolvimento de genótipos produtivos. Dessa forma o Setor de Melhoramento Genético de Plantas do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas vem realizando estudos com o objetivo de desenvolver variedades produtivas e melhorar o manejo desta cultura.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo avaliar as características morfológicas de quatro genótipos de milho submetidos a diferentes espaçamentos e tipos de adubação.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido na área experimental do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (CECA/UFAL, situado no Município de Rio Largo-AL), no ano de 2011. O delineamento experimental usado foi em blocos casualizados, com 16 tratamentos e três repetições no esquema fatorial (4 x 2 x 2), sendo 4 genótipos (três desenvolvidas em Alagoas pelo Setor de Melhoramento Genético de Plantas (SMGP/CECA/UFAL): Viçosense, Branca e Rio Largo; e uma variedade comercial desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), BR 106, dois espaçamentos (0,6m x 0,2m e 1,0m x 0,2m) e dois tipos de adubação (química e orgânica). A semeadura foi realizada no dia 25/04/2011, de forma manual. As avaliações foram realizadas aos 25 dias após o plantio, em que foram estudadas as variáveis: altura de plantas (AP) em cm, comprimento da folha +1 (CF+1) e da folha +3 (CF+3) em cm; largura da folha +1 (LF+1) e da folha +3 (LF+3) em cm, e número de folhas (NF) em un.. As análises de variância foram realizadas utilizando-se o Aplicativo Computacional SISVAR. As médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os genótipos apresentaram diferença significativa a 1% de probabilidade pelo teste F apenas para AP, CF+1 e LF+1 e não houve diferença significativa a 5% de probabilidade para as demais variáveis. Não houve diferença significativa a 5% de probabilidade para espaçamentos e tipos de adubação em todas as variáveis analisadas, assim como as interações entre os fatores estudados, demostrando que os mesmos são independentes. Os coeficientes de variação giraram em torno de 13,93% a 28,34%, que, em média, de acordo Ferreira (2000), apresentou uma precisão experimental aceitável. De acordo com o Teste de Tukey a 5% de probabilidade, o genótipo Rio Largo apresentou maior altura da planta (89,41cm), apesar de não diferir dos genótipos Viçosense e Branca, superando a variedade BR 106, que apresentou a menor altura de planta (64,83cm). Para a variável comprimento de folha+1, os genótipos Rio Largo e Branca obtiveram os maiores valores de CF+1 (93,75 e 90,00, respectivamente), apesar de não diferirem do genótipo Viçosense, e superaram a variedade BR 106 (74,50cm). Em relação à largura da folha +1, a variedade BR 106 obteve a maior valor de LF+1 (8,25cm), apesar de não diferir dos genótipos Viçosense e Rio Largo, superando o genótipo Branca, que teve a menor largura da folha +1 (6,58cm).
CONCLUSÕES:
Não houve diferença significativa entre os tipos de adubação e os tipos de espaçamentos para todas as variáveis analisadas.
Os genótipos Rio Largo e Viçosense apresentaram os melhores desempenhos para as características morfológicas avaliadas.
Palavras-chave: Características morfológicas, Genótipos, Milho.