65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
NÚCLEO TEMÁTICO: BIODIGESTOR
Monica Dias dos santos cavalcante - Colegiado de Ciências da Natureza - CCNat, UNIVASF - Senhor do Bonfim/BA
Ludmilla Dayube da Silva Cruz - Colegiado de Ciências da Natureza - CCNat, UNIVASF - Senhor do Bonfim/BA
Nádja Cajado da Silva - Colegiado de Ciências da Natureza - CCNat, UNIVASF - Senhor do Bonfim/BA
Marco Aurélio Gonçalves Clemente - Prof. Me./ Orientador - CCNat, UNIVASF - Senhor do Bonfim/BA
INTRODUÇÃO:
O Biodigestor é um equipamento utilizado na produção de biogás, biomassa e chorume. A matéria orgânica aproveitada como biomassa do biodigestor pode ser resíduos de produção vegetal (poda, palha folhas), de produção animal como esterco e urina. As condições ideais para as bactérias anaeróbicas existentes no biodigestor são: inexistência de ar, temperatura adequada, nutrientes e teor de água. O biogás produzido pode ser usado como gás de cozinha, no aquecimento de instalações para animais ou de estufas de produção vegetal. Também pode ser usado para a geração de energia elétrica, através de geradores elétricos e como combustível para equipamentos e maquinários.
A biomassa que resta no biodigestor pode ser utilizada como biofertilizante, é rico em nitrogênio, potássio e fosforo estão livres de bactérias e parasitas, combate a erosão, aumenta a capacidade de retenção de umidade no solo permitindo que o vegetal cresça no período de seca e recupere terras agrícolas empobrecidas em nutrientes pelo excesso ou uso contínuo de fertilizantes inorgânicos, ou seja, produtos químicos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Divulgar uma proposta de tratamento de lixo orgânico usando o biodigestor caseiro barato e eficiente, como também promover a viabilidade técnica, econômica e ambiental de um sistema produtivo.
MÉTODOS:
Este trabalho foi desenvolvido inicialmente com uma análise quantitativa acerca dos conhecimentos de alunos e professores da Escola Municipal Prof.ª Nívea Seixas, situada no bairro Bonfim III, no município de Senhor do Bonfim-BA, para avaliar o conhecimento a respeito do Biodigestor através de um questionário de múltipla escolha, contendo seis questões com cinco alternativas. Depois de terem respondido o questionário, realizamos uma apresentação sobre o Biodigestor utilizando uma maquete esquemática, com o intuito de esclarecer a utilidade, a função e os benefícios do Biodigestor.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O questionário foi respondido por 6 professoras e 12 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Prof.ª Nívea Seixas. O resultado obtido acerca dos conhecimentos dos professores e alunos foi muito abaixo do esperado, pois assuntos relacionados a sustentabilidade deveriam ser trabalhados em todas as áreas da educação, por se tratar de um importante recurso na preservação do meio ambiente.
Após responderem o questionário, apresentamos a maquete para esclarecer a real utilidade, função e os benefícios do Biodigestor. Mostrando como ocorrem os processos na produção de biogás, biomassa e biofertilizante. A apresentação da maquete contribuiu para a elaboração de novos conceitos a respeito do Biodigestor e sua colaboração para a preservação do Meio Ambiente.
CONCLUSÕES:
Com a analise dos dados coletados concluímos que a maioria das pessoas têm pouco e/ou nenhum conhecimento sobre o Biodigestor. E mesmo após a apresentação da maquete sobre o Biodigestor, ficou claro que é necessário uma maior divulgação em sala de aula, por parte dos professores, de assuntos ligados a sustentabilidade que como o biodigestor caseiro propõe o tratamento de lixo orgânico, de forma barata e eficiente.
Desta forma, o presente projeto contribuiu para a conscientização sobre a importância de amenizar os problemas gerados pelos resíduos sólidos sem destino adequado que causam sérios danos como contaminação do solo, proliferação de animais, mau cheiro, entre outros.
Palavras-chave: Sustentabilidade, Lixo Orgânico, Meio Ambiente.