65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 5. Probabilidade e Estatística
GRÁFICOS DE BARRAS E LINHAS: analisando o desempenho dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental
Maria Betânia Evangelista da Silva - Prefeitura Municipal de Olinda / EDUMATEC – UFPE
Lucicleide Bezerra da Silva - EDUMATEC – UFPE
Paulo Marcos Ribeiro da Silva - Prefeitura Municipal de Ipojuca / EDUMATEC – UFPE
Fabíola Santos Martins de Araújo Oliveira - Prefeitura Municipal de Ipojuca / EDUMATEC – UFPE
INTRODUÇÃO:
Diante da crescente utilização de dados estatísticos em nosso cotidiano, é de extrema importância saber ler, interpretar e fazer inferências de informações que aparecem em gráficos, tabelas, dentre outros recursos. A Estatística permeia a vida dos cidadãos em diferentes situações como, por exemplo, a inflação mensal, a popularidade dos políticos, tendência do mercado de produto de consumo, e outros eventos. Para Ponte, Brocardo e Oliveira (2009), a Estatística exerce um papel essencial na educação para a cidadania. Pode ser considerada uma importante ferramenta para a realização de projetos e investigações em diversos campos, sendo usada no planejamento, na coleta e análise de dados, e nas de inferências para se tomar decisões, com o intuito de apoiar afirmações em diversas áreas como: saúde, educação, ciência, política, etc. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática do Ensino Fundamental – 1ª à 4ª série – (1997), defendem que o aluno deve construir procedimentos para coletar, organizar, comunicar e interpretar dados, utilizando tabelas e gráficos. Desse modo, nossa pesquisa traz uma abordagem a respeito da compreensão dos alunos do 5º ano sobre interpretação de informações representadas em gráficos de barras e linhas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A presente pesquisa teve como objetivo analisar o desempenho de alunos do 5ª ano ao realizarem atividades que requerem a habilidade de interpretação de informações contidas em diferentes tipos de gráficos: barras simples e dupla; linha simples e duplas. Além disso, iremos verificar o desempenho dos alunos em relação a cada pergunta presente nos gráficos.
MÉTODOS:
Para realização dessa pesquisa, participaram 60 alunos de três turmas de 5º ano (10 a 11 anos de idade) do Ensino Fundamental de algumas escolas públicas dos municípios de Recife e Olinda – Brasil. O procedimento desenvolvido para a coleta dos dados ocorreu em uma única sessão, em cada turma. Os alunos foram convidados, individualmente, a responderem um teste que explorava as competências de leitura e interpretação de informações representadas em diferentes tipos de gráficos. Como se tratava de uma pesquisa exploratória, não houve nenhum tipo de intervenção por parte da pesquisadora, tendo sido realizada, apenas, uma leitura das questões do teste, para que o desempenho dos alunos que apresentavam dificuldades de leitura não fosse influenciado por isso. O teste era composto por 8 questões, sendo 2 de gráficos de barras simples, 2 de barras duplas, 2 de linhas simples e 2 de linhas duplas. Para cada gráfico as questões estavam relacionadas a três perguntas, que foram organizadas de acordo com um tipo de situação-problema: na primeira situação, solicitamos aos alunos que localizassem uma frequência ou categoria; na segunda, os mesmos tinham que localizar a moda; e na terceira, solicitamos que, a partir da localização de dois valores, fizessem a composição dos mesmos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Diante dos resultados, constatamos que os alunos apresentaram um desempenho regular, visto que, conseguiram responder corretamente, apenas 51% das questões. Considerando as questões de gráficos de barras, verificamos que nas questões em que os gráficos tinham barras simples, os participantes tiveram mais sucessos (65%). Já as de barras duplas, o desempenho dos alunos foi inferior ao de barras simples (52%). Em relação ao desempenho dos alunos nos gráficos de linhas, verificamos que o melhor desempenho foi apresentado nos de linhas simples, tendo obtido 49% de acerto. Já os de linhas duplas, os alunos apresentaram o pior resultado (36%). Todos os gráficos continham 3 perguntas: localizar frequência/categoria; localizar moda; e compor união. Localizar uma frequência/categoria foi o tipo de pergunta que mais os alunos acertaram (60%). Nas perguntas relacionadas a localizar moda, verificamos que o desempenho dos alunos foi um pouco inferior ao da pergunta anterior, visto que tiveram 51% de acertos. Com relação a compor união, vimos que esse foi o tipo de pergunta que os alunos tiveram menor percentual de acerto (41%). Acreditamos que essa dificuldade apresentada pelos alunos pode estar associada ao fato de que precisam localizar os valores no gráfico e fazer a soma dos mesmos.
CONCLUSÕES:
O desempenho dos alunos foi melhor nas questões de gráficos de barras simples do que quando as informações estavam representadas nos demais gráficos. Como esse tipo de gráfico é bastante explorado nos livros didático e na mídia impressa, acaba sendo mais familiar para os alunos. Desse modo, ressaltamos a necessidade dos professores explorarem igualmente os diferentes tipos de representações para que os alunos tenham condições de inferir sobre as informações representadas nos mesmos. Com relação ao tipo de pergunta, verificamos que o melhor resultado dos alunos foi obtido nas perguntas de localização de frequência/categoria. Como todos os valores da escala estavam explícitos, isso deve ter contribuído na localização das respostas. Compor união foi o tipo de pergunta que os alunos menos acertaram. Muitos alunos localizaram os valores solicitados, porém não os somavam. Assim, salientamos a necessidade de avançar com pesquisas que busquem investigar o desempenho dos alunos ao realizarem atividades de interpretação de gráficos, tendo em vista que o tema assume um importante papel social, e por acreditar que a partir dessas, possamos contribuir para um direcionamento das práticas educativas, tendo em vista que tal conteúdo é tão presente e importante em nosso dia-a-dia.
Palavras-chave: Interpretação, Ensino Fundamental, Tipos de gráfico.