65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
AVALIAÇÃO DE MUDAS DE ALFACE SUBMETIDAS A DIFERENTES DOSES DE MB4.
Jackson da Silva - Departamento de Fitotecnia - UFAL
Islan Diego Espindula De Carvalho - Departamento de Fitotecnia - UFAL
Jorge Luiz Xavier Lins Cunha - Dr. Orientador - Departamento de Fitotecnia - UFAL
Felipe Dos Santos De Oliveira - Departamento de Fitotecnia - UFAL
Antônio Barbosa Da Silva Júnior - Departamento de Fitotecnia - UFAL
Jadson Dos Santos Teixeira. - Departamento de Fitotecnia - UFAL
INTRODUÇÃO:
A alface (Lactuca sativa L.) lidera o ranking de apreciação das hortaliças. Sua produção é de grande importância e a mais cultivada entre os pequenos produtores por ser de fácil manejo, pouco susceptível a pragas e doenças, pelo ótimo custo benefício que apresenta, já que tem pequenas perdas na produção e possui grande aceitabilidade. Para um bom desenvolvimento dessa cultura, se fazem necessários estudos sobre seu ciclo produtivo, sendo a produção de mudas a fase de maior importância, devido ao fato de que boas mudas acarretarão em plantas mais resistentes, ciclos de produção mais rápidos e produto final de maior valor comercial. Nessa etapa, a utilização de um substrato de boa composição química e física é de total importância, o qual proporcionará bom desenvolvimento vegetal. Nesse sentido há a busca de matérias primas que enriqueçam o substrato e que seja de fácil disponibilidade para a planta. Para isso, uma das alternativas é acrescentar MB-4 ao substrato, já que esse possui nutrientes essenciais à planta, como fósforo, magnésio e cálcio.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A pesquisa teve por objetivo avaliar o desenvolvimento de mudas de alface submetidas a diferentes doses de MB4.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido em uma casa de vegetação localizada no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (CECA-UFAL) – Campus Delza Gitaí – Rio Largo-AL, no ano de 2012. Foram avaliados quatro tratamentos, onde um é a testemunha (0%) e três doses de MB4 (10%, 20%, 30%) no substrato constituído de 2 partes de terra; 1 de torta de filtro; 1 de fibra de coco. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com cinco repetições, totalizando 20 parcelas experimentais, constituídas por 14 mudas cada. Utilizou-se a variedade Verônica do tipo crespa. As avaliações dos caracteres foram realizadas com 28 dias após a semeadura, quando as mudas estavam aptas para ao transplante no canteiro definitivo. Avaliou-se o número de folhas (NF) em unidades; número de folhas definitivas (NFD) em unidades; comprimento de parte aérea (CPA) em cm; comprimento da raiz (CR) em cm; massa fresca da parte aérea (MFPA) em g; massa fresca da raiz (MFRA) em g; massa seca da parte aérea (MSPA) em g e a massa seca da raiz (MSRA) em g. As doses de MB4 foram analisadas por meio de análise de variância e regressões polinomiais, utilizando-se o aplicativo computacional SISVAR.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com a análise de variância, observou-se que as dose de MB4 não apresentaram diferença significativa para o Comprimento da Parte Aérea, com média de 4,85cm. O Número de Folhas, Número de Folhas Definitivas e Massa Fresca da Parte Aérea apresentaram diferença significativa pelo teste F a 1% de probabilidade. O Comprimento de Raiz apresentou diferença significativa pelo teste F a 5% de probabilidade. As doses de MB4 influenciaram o comprimento da raiz, podendo esse fato ser explicado pelo modelo quadrático y = -60,2x2 + 14,6x + 9,621, com coeficiente de determinação de 0,99, ou seja, o modelo explica 99% dos casos. O número de Folhas e Número de Folhas Definitivas sofreram influencia das doses de MB4, de maneira que a medida que aumentava as doses diminuía o Número de Folhas e Número de Folhas Definitivas, podendo ser explicados pelo modelo y= -3,31X+4,629 e y=-2,486X + 3,0334, com coeficientes de determinação de 0,89 e 0,95, explicando 89 e 95% dos casos. O peso de massa fresca da parte aérea teve um acréscimo até a dose em torno de 7%, a partir daí começou um decréscimo, esse fato pode ser explicado pelo modelo matemático 149,33X³- 75,8X² + 8,6067X + 0,382, com coeficiente de determinação de 1, explicando 100% dos casos.
CONCLUSÕES:
A adição de 10% de MB4 proporcionou um maior crescimento do sistema radicular.
Palavras-chave: Lactuca sativa L., MB4, Mudas.