65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia
ATENÇÃO FARMACÊUTICA, FITOTERAPIA E HOMEOPATIA: QUAL O CONHECIMENTO POPULAR SOBRE ESTES CONCEITOS?
Wesley Vieira Moraes - Discente do Curso de Farmácia da Faculdade de Minas – FAMINAS
Alex Santos Carraro - Discente do Curso de Farmácia da Faculdade de Minas – FAMINAS
Bruna Maria Magro Pereira - Discente do Curso de Farmácia da Faculdade de Minas – FAMINAS
Samuel Ferreira da Silva - Professor / Orientador do Curso de Farmácia da Faculdade de Minas - FAMINAS
INTRODUÇÃO:
Os medicamentos sejam eles de qualquer origem, ocupam um importante papel no sistema de saúde, pois salvam vidas e promovem a melhoria da saúde. Atenção Farmacêutica (AF) é o fornecimento responsável de medicamentos com objetivo de atingir o resultado esperado, ou seja, uma troca benéfica entre o paciente e o farmacêutico, onde o mesmo se compromete com a qualidade de vida do próximo. A utilização da fitoterapia, que é o tratamento pelas plantas, vem desde épocas remotas e esta pode ser utilizada das diversas partes das plantas, de acordo com a erva escolhida. A Homeopatia é também uma especialidade farmacêutica na qual consiste em ministrar ao doente, doses mínimas do medicamento, de acordo com a lei dos semelhantes a fim de evitar agravo dos sintomas e estimular a reação orgânica na direção da cura. Estima-se que grande parte da população presente na cidade de Muriaé - MG possa ter migrado do meio rural para o meio urbano, levando consigo hábitos referentes ao consumo terapêutico de plantas medicinais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar o nível de conhecimento da população de Muriaé – MG sobre a Atenção Farmacêutica, Homeopatia e Fitoterapia, além do uso que porventura façam destes dois últimos tratamentos.
MÉTODOS:
A cidade de Muriaé, esta localizada na Zona da Mata do estado de Minas Gerais, possui uma população de estimativa de 102.074 habitantes de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo um importante polo de confecção e comercio em geral. Possui Hospitais de grande porte destinados á diversos níveis de complexidade, etc. Para a pesquisa de campo com modelo quantitativo, foi utilizado um questionário semiestruturado composto por 27 questões como instrumento para coleta de dados. Este continha questões sobre o nível de conhecimento sobre a Atenção Farmacêutica, além da teoria e tratamento por fitoterápicos e homeopáticos. O questionário foi aplicado aleatoriamente em 150 pessoas sem critérios de inclusão em diversos pontos da cidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir das informações coletadas e convertidas em porcentagem, verificou-se que 59% (n=88) das pessoas entrevistadas já ouviram falar sobre AF; por relevância, 46% (n=69) assinalaram que a AF “tem objetivo de prevenir, detectar e tratar problemas relacionados ao uso de medicamentos”; 92% (n=138) acham importante usufruir da AF. Esta não envolve apenas a dispensação, mas também o cuidado, bem-estar do paciente, resultados na busca da cura, identificando problemas, solucionando-os e prevenindo-os para devolver ao mesmo a qualidade de vida; 59% (n=88) sabem o que são fitoterápicos; 50% (n=74) afirmaram que a fitoterapia é um método de tratamento por plantas medicinais; 26% (n=39) fazem ou já fizeram o uso de fitoterápicos; 63% (n=95) acham que fitoterápicos substituem medicamentos sintéticos; 79% (n=119) já ouviram falar em homeopatia e 25% (n=38) já fizeram uso de homeopáticos, com relevância de 29% (n=44) por terem confiança em um tratamento natural; 43% (n=64) avaliaram a eficácia do mesmo como bom; 60% (n=90) acreditam no poder de cura da homeopatia; 59% (n=90) assinalaram que os homeopáticos são compostos apenas por produtos vegetais; 67% (n=101) acham que existe diferença entre homeopatia e fitoterapia; 97% (n=146) acham necessário maior divulgação sobre tais assuntos.
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que grande parte dos entrevistados já ouviram falar sobre tais assuntos, porém não têm conceitos concretos sobre as áreas. Grande parte não utiliza da prática homeopática e fitoterápica, podendo ser devido a pouca divulgação, conhecimento e confiabilidade dos mesmos. Devido aos resultados, ficou evidente que a população de Muriaé – MG gostaria de obter maiores informações sobre os assuntos supracitados.
Palavras-chave: Medicina Alternativa, Farmacoterapia, Tratamento clínico terapêutico.