65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
Caracterização fenotípica de bactérias isoladas de nódulos de guandu cultivados em solos Semiárido
Islane Andrade Nunes - Aluna do curso de graduação em Ciências Biológicas UPE, Petrolina, PE
Layane Silva Barbosa de Souza - Aluna do curso de graduação em Ciências Biológicas UPE, Petrolina, PE
Jessica Santos Mendes da Silva - Aluna do curso de graduação de Tecnologia em Alimentos, IF Sertão, Petrolina, PE
Rita de Cássia Nunes Marinho - Mestranda em Fitotecnia da UFPI, Campus Cinobelina Elvas, Bom Jesus, PI.
Carlos Alberto Tuão Gava - Pesquisador da Embrapa Semiárido, Petrolina-PE
Paulo Ivan Fernandes Júnior - Pesquisador da Embrapa Semiárido, Petrolina-PE
INTRODUÇÃO:
Os rizóbios são bactérias benéficas presentes no solo que se associam a diversas plantas da família Fabaceae (leguminosas) formando nódulos radiculares e/ou caulinares. No interior dos nódulos ocorre o processo de fixação biológica de nitrogênio (FBN) onde o nitrogênio atmosférico é reduzido a compostos amoniacais prontamente disponíveis para a absorção vegetal.Em função da grande diversidade de espécies nativas de bactérias fixadoras de nitrogênio que apresentam variabilidade para atividade de fixação de N, é necessária a obtenção de estirpes de rizóbio com alto desempenho simbiótico, capazes de sobreviver no solo e competir pelos sitos de nodulação para uma fixação eficiente do nitrogênio atmosférico. Para a obtenção destas bactérias a estruturação de coleções de culturas e a avaliação de sua diversidade é fundamental.
O guandu [Cajanus cajan (L.) Millsp.] é uma leguminosa muito importante para a região semiárida, sendo utilizada para forragem, adubação verde e alimentação humana. Apesar desta importância, poucos estudos foram conduzidos até o presente com o objetivo de selecionar rizóbios para esta cultura na região.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivou-se neste trabalho isolar e caracterizar morfologicamente bactérias isoladas de nódulos de guandu [Cajanus cajan (L.) Millsp.], bem como avaliar a diversidade fenotípica de bactérias isoladas do mesmo, cultivados na região Semiárida.
MÉTODOS:
Para a estruturação de uma coleção de culturas com bactérias isoladas de nódulos de guandu, foi implantado um ensaio em casa de vegetação. Foram utilizados quatro amostras de solo sendo duas em Petrolina, PE duas em Barbalha, CE. Os solos foram acondicionados em vasos de polietileno para 5 litros de solo. Como plantas-isca foram utilizadas os genótipos BRS Petrolina Cariri Mirim. As plantas receberam água conforme necessário e após 40 dias de emergência as foram coletadas, e os nódulos foram destacados e as bactérias isoladas logo após a coleta. Foram selecionados aleatoriamente 10 nódulos que foram desinfestados superficialmente com etanol comercial por 30 s, hipoclorito de sódio (3%) por 3 minutos seguida por 10 lavagens em água destilada autoclavada. Os nódulos foram macerados em placas com meio YMA com vermelho congo e incubadas até o aparecimento das colônias. Para purificação as colônias foram transferidas sucessivas vezes para o meio YMA com azul de bromotimol até a obtenção de colônias puras.
Após a purificação dos isolados, foram avaliadas as seguintes características culturais propostas por Martins et al. (1997). Os isolados foram comparados por seu grau de similaridade e representado pelo coeficiente de Dice, agrupados pelo método UPGMA, programa PaSt.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram obtidos 125 isolados que dos quais 77 apresentam crescimento rápido e 9 apresentam crescimento lento. Com relação à reação do pH do meio, 65 isolados apresentam capacidade de acidificar, 28 isolados não alteram o pH e 32 isolados alcalinizam o meio de cultura. A partir das características fenotípicas, foi possível a construção de um dendrogramas de similaridade com a formação de 39 grupos com 45% de similaridade total, sendo 18 grupos com nível de similaridade de 100% e 21 grupos raros.
Um dos maiores grupos, o grupo cultural 26 que engloba 28 isolados com crescimento rápido, reação de pH ácido, colônias superiores a 2mm, coloração amarelada e elevada produção de muco e viscoso. Apresentam características similares ao apresentado por rizóbios de crescimento rápido como Rhizobium tropici
Rizóbios de crescimento rápido têm sido isolados de nódulos de guandu nos últimos anos. Estudos com dos isolados de crescimento rápido de guandu têm demonstrado alta versatilidade metabólica indicando bactérias com alta capacidade saprofítica e sobrevivência no solo.Estudos taxonômicos com uma abordagem polifásica estão sendo conduzidos entender a taxonomia destas bactérias.
CONCLUSÕES:
Os genótipos variedades BRS Petrolina e Cariri Mirim são noduladas por uma grande diversidade de rizóbios nos solos estudados.
Palavras-chave: Diversidade, Fixação de nitrogênio, Cajanus cajan.