65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 3. Turismo e Hotelaria
PROBLEMAS AMBIENTAIS EM ÁREAS NATURAIS: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA AÇÃO HUMANA NA PRAIA DO CALHAU EM SÃO LUÍS – MA
Patrícia Melo da Silva - Universidade Federal do Maranhão
Daniel da Silva Barros - Universidade Federal do Maranhão
Maria da Graça Ferreira Ribeiro - Universidade Federal do Maranhão
Nívea Caroline Saminêz Lima - Universidade Federal do Maranhão
Rosana Cristina Caldas Souza - Universidade Federal do Maranhão
Rosélis de Jesus Câmera Barbosa - Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Turismo e Hotelaria - UFMA
INTRODUÇÃO:
Os impactos ambientais em áreas naturais podem ser entendidos como um desequilíbrio provocado pela ação do homem sobre o meio ambiente. Atualmente é comum nos depararmos com informações a respeito do mau uso de áreas naturais, e notícias como essas chegam aos nossos ouvidos e/ou presenciamos com frequência. Diante disso, observou-se a necessidade de se dirigir uma pesquisa a fim de diagnosticar os problemas ambientais causados pela ação humana na Praia do Calhau, localizada no Norte de São Luís, sendo esta, uma das mais movimentadas nos finais de semana e, consequentemente, enfrenta problemas ambientais gerados pelo aumento do contingente populacional nessas áreas, assim como o grande número de visitantes e a construção de bares, avenidas e mansões, o que faz crescer a quantidade de resíduos e dejetos jogados no litoral.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O desenvolvimento deste estudo teve por finalidade, diagnosticar os problemas ambientais causados pela ação humana, assim como, fornecer informações aos setores competentes, para a adoção de medidas específicas que possibilitem estratégias que viabilizem a ocupação ordenada e planejada da Praia do Calhau, área abrangida neste trabalho, assegurando o desenvolvimento sustentável da mesma.
MÉTODOS:
O estudo apresentado tem como foco a Praia do Calhau, localizadaa Norte de São Luís, onde foi realizada pesquisa em caráter exploratório, com o intuito de obter respostas à problemática proposta neste trabalho. Os métodos de pesquisa utilizados foram primeiramente em caráter exploratório e descritivo, no objetivo de caracterizar e definir o problema abordado, posteriormente, realizou-se observação in loco por meio de visitas realizadas no local em questão, entrevistas e aplicação de questionários com 40 frequentadores da área, escolhidos de maneira aleatória.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados da presente pesquisa mostraram que 73% das pessoas que visitam a Praia do Calhau estão insatisfeitas com a qualidade ambiental da área, a maioria apontou a falta de higiene por parte dos próprios frequentadores e tratamento inadequado da rede de esgoto como principais motivos dos problemas ambientais do local. Observou-se que, apesar da consciência dos danos causados, muitos visitantes da praia não tem a preocupação em manter medidas de preservação da área. Os principais impactos ambientais provocados pela ação do homem destacados pelos entrevistados foram, poluição da água do mar, devido ao tratamento impróprio da rede de esgoto, falta de conscientização ambiental em relação aos lixos espalhados na orla. Dos entrevistados, 23% apontaram como estratégias de melhoria da qualidade ambiental da praia, a aplicação de medidas de conscientização mais sólidas e frequentes para com os visitantes.
CONCLUSÕES:
Os impactos ambientais causados pela ação humana tem sido alvo de reclamações dos frequentadores da Praia do Calhau, pela falta de saneamento básico na orla marítima do local. Desta forma, cabe aos órgãos competentes tomarem medidas cabíveis para a solução dos problemas relacionados com o esgoto e lixo espalhados no decorrer da praia. Assim, o local encontra-se entre um dos pontos de maior lançamento de esgotos, onde são despejados diariamente grandes quantidades, tanto na areia quanto na água do mar, tudo proveniente das dezenas de bares e residências encontradas no local, onde apresenta um total desrespeito aos usuários do local. O poder público tem que agir na oferta de serviços como tratamento de efluentes, coleta de resíduos sólidos e fiscalização e punição dos agentes poluidores das praias e aos maus hábitos, pois, sem estes subsídios, a praia está sendo poluída de forma gradativa e está perdendo a qualidade ambiental, fato que pode resultar em índices maiores de doenças e perdas de espaços, em função da contaminação do ambiente, e em sérios problemas ambientais, ocasionando o descontentamento dos frequentadores, principalmente diante da constatação da falta de políticas públicas voltadas ao setor e da pouca atenção dos usuários aos problemas ambientais locais.
Palavras-chave: Poluição Marítima, Conscientização, Planejamento.