65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 16. Orientação e Aconselhamento
Merenda Escolar: Organização e Qualidade em Busca de Uma Melhor Aceitabilidade!
Rinaldo Costa do Nascimento - Secretaria da Educação do Ceará/9ªCREDE
José Isarlano Giffoni Costa - Secretaria da Educação do Ceará/9ªCREDE
Joacillo Albuquerque Cavalcante - Secretaria da Educação do Ceará/9ªCREDE
Cícero Bizerra de Sousa - Secretaria da Educação do Ceará/9ªCREDE
Ana Reile Sousa da Silva - Secretaria da Educação do Ceará/9ªCREDE
INTRODUÇÃO:
Diante das necessidades cada vez mais crescentes de uma educação com qualidade, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas. Seu objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis. A 9ª CREDE realizou no decorrer do ano letivo de 2012, através de seu Núcleo Regional Administrativo Financeiro (NRAFI), pesquisa amostral piloto realizada em 4 escolas de Ensino Médio de abrangência desta Regional onde foi aplicado um questionário sobre a qualidade da merenda oferecida, qualidade do atendimento, cumprimento do cardápio e horários.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A aplicação do questionário feita com 20 alunos escolhidos de forma aleatória em cada uma das quatro escolas pesquisadas visa colher a opinião do principal objeto da merenda Escolar: o aluno. O sabor dos alimentos, a higiene, o cardápio e o atendimento são analisados pelo aluno através do referido questionário de forma objetiva.
MÉTODOS:
Aplicação de questionário objetivo contendo 06 questões incluindo os aspectos como a qualidade da merenda, se a merenda atende às necessidades dos alunos, se é servida em quantidade suficiente, se é saborosa ou se deixa a desejar, se os horários são cumpridos, se existe higiene, se o cardápio é cumprido. A pesquisa foi realizada de forma amostral e experimental escolhendo-se 20 alunos de forma aleatória por escola, sendo assim escolhidas 04 escolas piloto. Cada questão continha entre três e quatro opções de múltipla escolha, todas criteriosas e elaboradas dentro de cada tema de pesquisa sugerido. Cada opção escolhida era calculada por ponto percentual, ou seja de 0% a 100%.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Entre os pontos abordados estava a qualidade da merenda onde em um universo de 80 entrevistados nas 04 escolas 75,25% opinaram que a merenda era de boa qualidade, 7,43% atestaram que poderia ser melhor, 7,45 opinaram que a merenda não atendia suas necessidades nutricionais e 9,87% atestaram que a merenda era servida em quantidade insuficiente. Outro ponto importante da pesquisa foi o fato de 90% dos alunos da EEM Raimundo Nogueira no município de Horizonte atestarem não existir um cardápio da merenda a ser servida durante a semana. A pesquisa piloto foi amplamente discutida em um encontro com diretores e coordenadores das 14 escolas sob jurisdição da 9ª CREDE, onde representantes das escola profissionais da rede estadual de ensino sugeriram uma futura pesquisa que realizasse a separação da merenda em almoço e lanche. Outros sugeriram que o universo de pesquisados fosse proporcional ao número de alunos em cada escola pesquisada.
CONCLUSÕES:
Os resultados da pesquisa piloto foram bem positivos. Os gestores mostraram-se interessados em se apoderarem dos resultados o mais rápido possível com o intuito de promover imediatamente em suas escolas mudanças necessárias baseados nos números e principalmente nos pontos pesquisados. Atingir um nível satisfatório de aprovação por parte daqueles que se servem da merenda escolar passou a ser pauta importante para esses gestores em suas escolas. Os investimentos oriundos do PNAE seriam suficientes para uma merenda de qualidade. Ficou convencionado que o trabalho de inspeção realizado pela CREDE/SEDUC deveria continuar e em intervalos menores, trabalho este que vinha sendo realizado desde o ano de 2011. A fiscalização é a única maneira de alavancar os números em favor das escolas. A pesquisa funcionaria como um divisor de águas no oferecimento de uma merenda de melhor qualidade. Está programado para o ano de 2013 uma pesquisa de monta maior a ser realizada em todas as escolas e com um universo bem maior de pesquisados.
Palavras-chave: Organização, Qualidade, Aceitabilidade.