65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
Aplicação do Jogo Lúdico Trilha Atômica como ferramenta de ensino de Química
Dayvid Pires Carvalho - Universidade Federal do Maranhão
Odair dos Santos Monteiro - Universidade Federal do Maranhão
Ildenice Nogueira Monteiro - C.E Governardor Edison Lobaão
José Giovanni Leite de Brito - Universidade Federal do Maranhão
INTRODUÇÃO:
Este trabalho aborda a importância da aplicação de jogos lúdicos no ensino de química, sendo uma estratégia de ensino para aquisição de conceitos químicos. Tem como objetivo principal trabalhar conceitos químicos de forma lúdica de modo que facilite a aprendizagem e incentive aluno à leitura. Segundo os resultados obtidos, o jogo mostrou ser uma boa alternativa para atuar como instrumento facilitador do processo de ensino-apredizagem tendo grande potencial motivador e atrativo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Trabalhar conceitos químicos de forma lúdica com o objetivo de facilitar a aprendizagem, tendo como público alvo alunos da primeira série do ensino médio.
MÉTODOS:
O Jogo nomeado de Trilha atômica é do estilo tabuleiro e foi inspirado do jogo da trilha, volte ou avance. Pode ser confeccionado com materiais de fácil aquisição como: folha de PVC, dados e papel cartão. Na parte gráfica foram utilizados programas de fácil manuseio como o Paint e Microsoft Word.
O design do jogo foi baseado no modelo do átomo de Rutherford -1911, conhecido como modelo do sistema solar: o núcleo representaria o sol; e os elétrons seriam os planetas, FELTRE – 2004. O jogo dispõe de regras que ajudam na aquisição de conceitos. Quando o dado é jogado, avança-se o número de casas conforme mostra o dado. Caso o aluno ou grupo pare em uma casa cuja função é de pergunta, terá/terão que responder uma pergunta feita pelo “juiz”. Em caso de acerto avançam-se algumas casas e passa-se a vez, em caso de erro, voltam-se algumas casas e o juiz a responde retornando-a para o banco de perguntas, pois caso outro aluno ou grupo pegue a mesma pergunta, já estarão familiarizados com o conceito facilitando assim a sua resposta. Com isso os alunos aprendem com os seus erros de forma descontraída. Após o jogo, foi distribuído um questionário de múltipla escolha para análise. O questionário continha perguntas indagando: (1) a iniciativa do professor de usar a ferramenta e se ela ajuda na aprendizagem de conceitos; (2) Sobre a trilha atômica ser uma boa ferramenta de ensino e (3) a respeito de professores de outras áreas, humanas ou línguas, utilizarem jogos lúdicos em suas aulas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Como já foi falado, após a partida o aluno responde um questionário onde ele avalia a eficiência da ferramenta aplicada na sala de aula. As alternativas do questionário expressam positividade e negatividade em relação a avaliação da ferramenta. Observou-se que os alunos responderam o questionário de forma positiva ajudando assim a diagnosticar o jogo como uma boa ferramenta de ensino. Na questão de número 1, 96% dos alunos gostaram da ferramenta, enquanto na de numero 2, 100% dos alunos acharam a ferramenta boa. Na questão de número 3, 79% dos alunos responderam que gostariam que outros professores utilizassem jogos em sala de aula. A princípio era de se imaginar que muitos responderiam que queriam apenas professores da área de ciências exatas utilizassem os jogos, porém quando se trata de atividade lúdica, os alunos preferem que todos os professores utilizem essa ferramenta. Assim podemos perceber que se deve ter grande cuidado com a aplicação de jogos em sala de aula para que a diversão não predomine no momento. Essa é uma questão a ser trabalhada pelo professor durante a aplicação do jogo.
CONCLUSÕES:
A Trilha Atômica, segundo os alunos, foi considerada uma boa ferramenta de ensino, pois nele o aprende com os seus erros e partilhar o conhecimento com os demais alunos envolvidos na prática. Além de conseguir-se trabalhar conceitos químicos de forma lúdica com intuito de divertir os alunos, conclui-se que o jogo incentiva o aluno à leitura, pois o desejo de vencer levará o aluno à leitura. Dessa forma, o jogo faz com que haja um incentivo à leitura do aluno.
Palavras-chave: Jogos, Lúdico, Ensino Médio.