65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 4. Ciência e Tecnologia de Alimentos
ANÁLISE DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN
Bárbara Monique de Freitas Vasconcelos - Universidade Federal Rural do Semiárido
Francisco Bruno Ferreira de Oliveira Bezerra - Universidade Federal Rural do Semiárido
José Teixeira da Rocha Neto - Universidade Federal Rural do Semiárido
Gleydson de Freitas Silva - Universidade Federal Rural do Semiárido
Raul Lucena Nascimento - Universidade Federal Rural do Semiárido
Tenessee Andrade Nunes - Universidade Potiguar
INTRODUÇÃO:
A segurança alimentar e nutricional é definida como a realização na prática, do direito de todos, ao acesso regular e permanente a uma alimentação saudável, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. É importante salientar que muitos são os atores responsáveis para que este processo ocorra com clareza e segurança. As políticas de abastecimento alimentar são os elementos que devem promover a produção e a distribuição dos alimentos por meio de pequenos e médios comércios rurais e urbanos dedicados ao cultivo, transformação e comercialização de produtos agrícolas e alimentícios.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi analisar a aplicação prática das políticas de segurança alimentar sob o ponto de vista dos comerciantes varejistas de alimentos do município de Mossoró-RN, além disso, objetivou-se também conhecer as principais características da dinâmica do comércio e oferta de alimentos no município.
MÉTODOS:
O estudo foi do tipo transversal. Inicialmente foi necessário caracterizar o comércio de alimentos do município, para isto, realizou-se um levantamento dos estabelecimentos de venda de alimentos, considerando apenas o distrito sede, com base em informações obtidas através de Secretarias da Prefeitura Municipal de Mossoró-RN. Logo em seguida, aplicaram-se questionários semi-estruturados a gerentes, ou proprietários, ou ainda os responsáveis pelos estabelecimentos visitados sobre questões referentes à relação com fornecedores, consumidores, venda de alimentos, perdas, estratégias de vendas e dificuldades de comercialização. Os questionários foram respondidos no próprio local de venda, onde, os entrevistados foram instruídos a respeito dos objetivos da pesquisa e informados de que suas identidades seriam mantidas em sigilo, através da assinatura de um termo de consentimento e reprodução de suas opiniões. Os dados foram analisados, em planilha eletrônica, de acordo com a frequência das respostas, para cada região administrativa da cidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Verificou-se que a maioria dos estabelecimentos avaliados, atua no ramo varejista de alimentos há mais de cinco anos. Segundo os entrevistados, mesmo aqueles oriundos de estabelecimentos de pequeno porte, existe uma preocupação com os produtos adquiridos dos fornecedores, havendo verificação de características como prazo de validade, aparência visual, qualidade e forma de transporte dos alimentos até a chegada do estabelecimento. Questionados sobre quais as implicações da não observância destas características de forma satisfatória, todos foram enfáticos em afirmar que recusam os alimentos, mesmo de fornecedores já conhecidos. Verificou-se a prevalência de distribuidores de alimentos do próprio município, ou de regiões próximas, o que é um indicativo de valorização dos produtores de alimento locais e ainda uma possibilidade de incentivo aos produtores familiares da região rural do município de Mossoró. Dentre as principais sugestões para a melhoria do comércio local, destacou-se a melhoria da fiscalização aos estabelecimentos e/ou distribuidores, cursos profissionalizantes oferecidos aos empregados e responsáveis pela recepção e análise dos alimentos, para conscientizá-los da importância do papel que estes exercem na manutenção das políticas de segurança alimentar.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que a preocupação com a segurança alimentar está presente nos cuidados tomados pelos responsáveis pelos estabelecimentos que comercializam alimentos na cidade de Mossoró. E que esta política é fundamental para o fornecimento de alimentos de qualidade aos consumidores.
Palavras-chave: distribuição de alimentos, comercialização, qualidade.