65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTICÂNCER DO EXTRATO BRUTO DE Neritina zebra (GASTROPODA: NERITIDAE)
Simone Machado da Rocha - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Carlos Rodrigo Souza do Monte - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Lígia Sousa da Silva - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Carla Mariana Ferreira Pessoa - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Claudia Antonia Campos Rodrigues - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Carlos Alberto Machado da Rocha - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Orientador
INTRODUÇÃO:
As células cancerosas são definidas por duas propriedades hereditárias: reproduzem-se desobedecendo aos limites normais da divisão celular e invadem e colonizam regiões normalmente destinadas a outras células. Por isso, a atividade antiproliferativa é a propriedade mais requisitada nas drogas candidatas ao combate do câncer. A procura por mais substâncias, com seletividade, menos efeitos colaterais e maior potência terapêutica é de extrema relevância para a quimioterapia do câncer. Além das clássicas fontes de compostos terrestres, a pesquisa de produtos naturais de origem aquática vem se destacando na busca de novas drogas. Esponjas, cnidários, moluscos e ascídias constituem o grupo de invertebrados aquáticos quimicamente mais prolíficos. A despeito de a Região Amazônica possuir uma biodiversidade das mais abrangentes no planeta, não a vem traduzindo em todas as possíveis riquezas para a região e para o país. No estado do Pará, moluscos da espécie Neritina zebra são encontrados com frequência nos levantamentos realizados nas praias de Mosqueiro e Ilha do Marajó, além de diversos outros ecossistemas paraenses.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Considerando a escassez de estudos com moluscos para obtenção de moléculas bioativas e a necessidade de avanço do conhecimento acerca da biotecnologia e da bioprospecção, base fundamental inclusive para a explotação desse tipo de recurso, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a atividade antiproliferativa de extratos hidroalcoólicos do molusco Neritina zebra contra células cancerosas.
MÉTODOS:
Espécimes do molusco Neritina zebra foram coletado na praia do Ariramba, ilha de Mosqueiro, Belém – Pará. No Laboratório de Biologia Aquática do IFPA, utilizamos o metanol como solvente para a obtenção de dois extratos brutos hidroalcoólicos do molusco, os quais diferem apenas na primeira etapa: Protocolo 1) Animais inteiros (com concha) foram mergulhados em metanol absoluto por 72 horas; Protocolo 2) Animais com concha foram mergulhados em água fervente por 1 minuto e em seguida tiveram a concha removida. Então esses animais (sem concha) foram mergulhados em metanol absoluto por 72 horas. Nos dois casos, após as 72 horas de extração, a biomassa foi descartada e a solução restante evaporada para a concentração dos extratos brutos. A possível atividade citotóxica dos extratos obtidos foi testada contra três linhagens de câncer (SK-MEL-19, ACP03 e HCT 116) por meio do Ensaio do MTT, no Laboratório de Citogenética Humana (LCR) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Como controle positivo foi utilizado o quimioterápico doxorrubicina.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram obtidos dois extratos: no primeiro protocolo, a partir de 500 g de indivíduos com concha, obteve-se 980 mg de extrato; no segundo, a partir de 100 g de animais sem concha, obteve-se 260 mg de extrato. No ensaio do MTT, os extratos metanólicos de Neritina zebra apresentaram baixa atividade contra as células das três linhagens. Mesmo o melhor rendimento encontrado (12,49% de inibição do extrato N1 contra a linhagem ACP03) ainda é muito baixo para criar expectativas na obtenção e um composto antitumor ou justificar o estudo químico desse extrato. Como era de se esperar, a elevada atividade citotóxica da doxorrubicina foi confirmada, assumindo nesse bioensaio percentuais de inibição de crescimento em torno de 80%. Um resultado bastante curioso foi observado frente à linhagem de melanoma (SK-MEL-19). Os valores negativos (-12,91% para N1 e -17,41% para N2) nas médias de inibição de crescimento indicam que as células SK-MEL-19, ao serem expostas aos dois extratos de Neritina, reproduziram ainda mais do que quando não expostas a qualquer tratamento.
CONCLUSÕES:
A exploração dos metabólitos secundários de organismos vivos é certamente um aspecto de incontestável valor para a ciência, por suas aplicações farmacológicas diretas, como protótipos de novos fármacos ou como instrumentação científica. Neste trabalho foi possível demonstrar que extratos brutos metanólicos obtidos de Neritina zebra não apresentaram atividade citotóxica significativa contra as linhagens SK-MEL-19, ACP03 e HCT 116. Todavia, novos extratos (usando outros solventes como acetato de etila ou diclorometano) podem ser obtidos e testados em bioensaios semelhantes. Além dos resultados apresentados, a execução do projeto contribuiu na qualificação de acadêmicos do curso de Licenciatura em Biologia para a realização de técnicas com repercussão no avanço do conhecimento acerca da biotecnologia e da bioprospecção, que pode servir de base para a explotação desse tipo de recurso natural.
Palavras-chave: Citotoxicidade, Ensaio do MTT, Neritina.