65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ESTUDO DE CIÊNCIAS PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE PROJETO DIDÁTICO
Edileuza Ferraz de Araújo - Instituto de Educação (IE) - UFMT
Elizete Pereira da Costa - Instituto de Educação (IE) - UFMT
Regiane Meres Menezes Brites - Instituto de Educação (IE) - UFMT
Cintya Mari da Cruz Silva - Instituto de Educação (IE) - UFMT
Ana Lúcia Nunes da Cunha Vilela - PRof.ª Dr.ª/ORIENTADORA - Dept DEOE – IE - UFMT
INTRODUÇÃO:
Este trabalho apresenta uma experiência desenvolvida no 1º semestre de 2012, com duas turmas de crianças dos 1ºˢ ano do Ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Cuiabá – MT, pelas estagiárias do curso de Pedagogia, da UFMT, na disciplina de Estágio Supervisionado II, utilizando a metodologia de Projetos Didáticos. A opção por essa forma organizativa na disciplina de ciências justifica-se pela necessidade de criar condições para que as informações/conhecimentos que a criança já tem quando chega á escola transformem-se em objeto de conhecimento a serem investigados e desenvolvidos dentro do espaço da sala de aula.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Compartilhar o conhecimento sobre a vida de alguns animais e o reconhecimento e manutenção das condições necessárias para a preservação da vida no planeta; compreender conceitos de Ciências; caracterizar algumas espécies de animais; desenvolver hábitos de observação; resumir informações; priorizar a investigação, o levantamento de hipóteses; proporcionar um ambiente cientifizador.
MÉTODOS:
Ao apresentarmos o projeto “Animais de Jardim” para as turmas dos 1ºˢ anos não imaginávamos que a investigação tivesse tamanha repercussão. Iniciamos por um levantamento sobre os animais de jardim e selecionando os que gostaríamos de estudar: formigas, borboletas, joaninhas, caracóis, centopéias e minhocas. Realizamos uma roda de conversa a respeito do que já sabiam sobre esse assunto o que possibilitou disparar nossa pesquisa. Fixamos cartazes no mural da sala com os registros das nossas propostas e das nossas descobertas. Montamos um terrário que proporcionou uma rica observação: a vida no habitat, a forma de locomoção, aspectos do corpo, o que comem, como interagem, a reprodução, os hábitos de sobrevivência, além da possibilidade de verificar o ciclo da água na natureza. Todas essas informações foram registradas nas fichas técnicas. A sala de aula transformou-se em um laboratório de Ciências. Jornais, enciclopédias, livro didático, revistas, fotos, manuais científicos, textos da internet foram disponibilizados e utilizados ativamente para realização das atividades. Rodas com temas definidos, pesquisas de imagens, observações no terrário; desenhos de observação e registros escritos foram procedimentos que atingiram nossa pesquisa e otimizaram o aproveitamento das crianças.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O trabalho com projetos didáticos nos possibilita o aprofundamento de conceitos e temas específicos, de acordo com a necessidade percebida na avaliação diagnóstica inicial. No decorrer do projeto constatamos que os alunos aprenderam a pensar cientificamente, através da observação, levantamento de hipóteses, estudo em livros científicos, consulta a pessoas fontes, no caso os biólogos; comparações de hipóteses e conclusão. Inúmeras questões ilustram essa aprendizagem, relatamos a seguir um exemplo, por que a Joaninha introduzida no terrário morreu? Em busca dessa resposta as crianças levantaram várias hipóteses, “ficou estressada de ficar presa nesse terrário”, “faltou ar para ela viver”, ela se escondeu dentro da terra”. A partir dessa proposta as crianças procuraram investigar a causa da morte do animalzinho chegando, inclusive a consultar um biólogo. A observação do ambiente proporcionou a resposta a questão: “como a joaninha sobreviveu num ambiente que apesar de ter luz, água e ar não tinha alimento.” É fundamental perceber se o aluno tem autonomia suficiente para o desenvolvimento das tarefas, os alunos das series iniciais necessitam da coordenação do professor que compartilha com os alunos as decisões e auxilia e orienta a execução das tarefas.
CONCLUSÕES:
O projeto Animais de Jardim teve como produto final, um livro onde foram elencadas algumas curiosidades a respeito dos animais estudados e o que mais foi significativo para os alunos e o lançamento do livro técnico dos animais juntamente com a apresentação dos grupos mostrando o conhecimento adquirido durante o projeto e socialização com a classe, os outros colegas e professores. A avaliação foi realizada através da técnica de observação, abrangendo se o aluno obteve o domínio do conteúdo, o desenvolvimento das habilidades, hábitos e atitudes, com coletas de dados qualitativos e quantitativos. A função dessa avaliação foi analisar o progresso do aluno enquanto pessoa, o trabalho em grupo e capacidades de observação. Este projeto é interessante por trabalhar com a interdisciplinaridade entre as áreas de linguagem (por promover a leitura nos materiais para a pesquisa) e ciências (estudo dos animais e suas características). É interessante também por proporcionar momentos de pesquisa, oportunizar os alunos o contato com livros e revistas cientificas própria do mundo adulto potencializando a aquisição de um vocabulário cientifico, aproximando-os de uma cultura diferente da que vivem e da qual não poderíamos negar-lhes o acesso.
Palavras-chave: Ciências Naturais, Animais do Jardim, Interdisciplinaridade.