65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
TRABALHANDO POEMAS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Regiane Meres Menezes Brites - Instituto de Educação (IE) - UFMT
Edileuza Ferraz de Araújo - Instituto de Educação (IE) - UFMT
Elizete Pereira da Costa - Instituto de Educação (IE) - UFMT
Jaqueline Freire Bispo - Instituto de Educação (IE) - UFMT
Regina Célia de Menezes - Prof.ª - SEDUC - MT
Ana Lúcia Nunes da Cunha Vilela - Prof.ª Dr.ª/ Orientadora - Dept. DEOE /IE/UFMT
INTRODUÇÃO:
Este trabalho apresenta uma experiência desenvolvida no 1º semestre de 2012, com um grupo de crianças do 1º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Cuiabá-MT, durante o Estágio Supervisionado. A proposta foi elaborar um projeto de Língua Portuguesa voltado para o gênero textual “poema”, abordando o conteúdo de comunicação oral e sobre suas características linguísticas. O projeto didático é uma modalidade organizativa, a partir de um tema, composta de sequências de atividades que são finalizados com a produção de um produto real e de uso social com um interlocutor definido, que auxilia na aprendizagem da linguagem escrita. Tal modalidade justifica-se pela importância de desenvolver a comunicação oral, aproximar os alunos da linguagem escrita e desenvolver oralidade por meio de poemas que se caracterizam por sua musicalidade e por suas rimas, podendo criar várias situações de aprendizagem significativa ampliando seu repertório de leituras. A leitura, recitação e audição de poemas exigem a mudança constante de papéis de quem ouve e de quem escuta. Essa troca de papéis desenvolve nos alunos o propósito de falar e de escutar, além de desenvolver o direito de expressar e respeitar opiniões inserindo-os na cultura escrita e tornando-os usuários dela.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Desenvolver comportamento de leitor e a linguagem poética; ampliar o repertório literário; conhecer as características do gênero; autores; utilizar a linguagem oral em uma situação comunicativa formal; recitar poesias explorando recursos existentes na oralidade; valorizar a entonação de voz, fluência, ritmo e dicção para aperfeiçoar a oralidade e brincar com a sonoridade das palavras.
MÉTODOS:
O projeto acontecia uma vez por semana e tinha dois produtos finais, sendo um oral o “Sarau Infantil” e outro escrito a elaboração de uma coletânea de poemas selecionados por eles e denominado “Livro de Poemas” que serviriam de suporte para o Sarau, cada criança ficou com um exemplar e um foi para acervo da biblioteca da escola. Na primeira semana fizemos a apresentação do Projeto Poemas, em seguida, mostramos o livro Boi da Cara Preta e Arca de Noé que continham poemas de Vinicius de Moraes, Manoel Bandeira e Cecília Meireles, logo após caracterizamos esse gênero textual. No segundo e terceiro momentos realizamos leituras diárias de poemas e atividades com rimas e sua memorização, para que os alunos reconhecessem unidades fonológicas e/ou segmentos sonoros. No quarto momento trabalhamos com a escrita de um poema conhecido dos alunos. O quinto momento se destinou para o ensaio dos poemas que seriam recitados no Sarau. Ainda durante os dias de projeto, após as atividades e leitura, os alunos ilustravam o poema estudado. O poema juntamente com a ilustração eram parte do livro confeccionado com a ajuda e colaboração dos alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na apresentação do Sarau os alunos perceberam e sentiram-se leitores em plenitude, mesmo que ainda não soubessem ler convencionalmente, essa experiência foi significativa marcando sua inserção no mundo da cultura escrita, por meio de um gênero textual que tem em sua característica uma sonoridade que chama a atenção das crianças e por possuir uma forma gráfica que favorece a memorização dos versos tornando-se assim, atrativo. Por suas características o poema não favorece apenas a leitura, mas também a atenção na hora de ouvir. Proporcionar aos alunos situações em que eles têm que ouvir com atenção e ler em voz alta é uma maneira de ampliar o universo discursivo deles. Dessa forma, esperamos que não só se familiarizem com a linguagem poética, mas sobre tudo sintam prazer em ler e ouvir poesia. Contudo o papel do professor, num projeto dessa natureza, é facilitar que as crianças utilizem a linguagem escrita para expressar suas emoções e sentimentos com segurança.
CONCLUSÕES:
A realização do Sarau deu visibilidade ao processo de aprendizagem dos alunos no que se refere á aquisição do sistema de escrita bem como proporcionou aos pais, professores e colegas, interlocutores reais, perceber os avanços percorridos por eles, como usuários da leitura e da escrita num contexto letrado. A experiência com a linguagem poética vivenciada pelas crianças foi de suma importância e segundo afirma Jolibert “quando a escola não exerce seu papel de mediadora, o campo da poesia pode permanecer totalmente estranho para muitas crianças, em particular as que pertencem a um meio familiar onde pouco ou nada se lê e onde as urgências funcionais mascaram as necessidades do imaginário”. As crianças do 1º ano da escola, onde se realizou o projeto, tiveram a possibilidade de brincar com as palavras durante o processo de alfabetização escolar.
Palavras-chave: Aprendizagem, Oralidade, Linguagem escrita.