65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
EMERGÊNCIA E TEMPO MÉDIO DE PLÂNTULAS DE Carica papaya L. SUBMETIDAS A DIVERSOS SUBSTRATOS
Tamires Borges de Oliveira - Graduanda em Agronomia, Belém - UFRA
Renato Augusto Soares Rodrigues - Graduando em Agronomia, Belém - UFRA
Leandro Silva Barros - Graduando em Agronomia, Belém - UFRA
Milenna Vasconcelos Pantoja - Graduanda em Agronomia, Belém - UFRA
Cândido Milton Pinto Gama - Graduando em Agronomia, Belém - UFRA
Roberto Cezar Lobo da Costa - Prof.Dr./Orientador-Depto de Ciências Agrárias-ICA/UFRA
INTRODUÇÃO:
O mamoeiro (Carica papaya L. ) pertence à família Caricaceae tendo um fruto muito nutritivo, rico em vitaminas A, C e do complexo B. Possui também sais minerais, tais como: ferro, cálcio e fósforo. Os substratos influenciam na germinação das mudas sendo responsáveis por proporcionar através das suas características químicas, físicas e biológicas boa aeração e capacidade de retenção de água, apresentando características que irão definir a uniformidade e a velocidade do processo germinativo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi a avaliar a emergência de sementes de mamão da cv. Havai submetida a diferentes substratos.
MÉTODOS:
Este trabalho foi conduzido em casa de vegetação da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA-Belém), o delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado composto por 6 tratamentos (T1:areia, T2:casca de arroz carbonizada, T3:casca de castanha,T4:Húmus de minhoca, T5:terra e T6:vermiculita (2:1)), 5 repetições com 20 sementes da cv. Havai totalizando 300 sementes. Os tratamentos da semente começaram com a retirada do sarcotesta, através do processo de fermentação e posteriormente, foram lavadas em água corrente sobre uma peneira de malha fina, até que toda a mucilagem fosse retirada. Os substratos foram colocados em caixas plásticas tipo gerbox, previamente higienizados com solução de hipoclorito de sódio. Posteriormente as sementes foram dispostas sobre os substratos e em seguida cobertas por uma fina camada do substrato, sendo irrigadas diariamente com 30 mL de água. A avaliação do experimento foi feita diariamente durante 30 dias, anotando-se o número de plântulas emergidas em cada parcela. Com os dados obtidos foi calculado o Índice de Velocidade de Emergência (IVE), Tempo Médio de Emergência (TM) e a Percentagem de Emergência. A significância das médias das diversas variáveis de resposta foi avaliada, usando-se o teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com a análise estatística, a percentagem de emergência não diferiu estatisticamente, mas pode-se considerar que o tratamento T4 apresentou as melhores taxas de germinação com 67,63%, seguidos do substrato T6 com 51,49%. O que pode ser um indicativo de que esses substratos apresentam melhores condições relacionadas à sua textura, pois oferecem menor resistência ao processo de emergência evidenciando pelo espaço poroso existente entre as partículas, além de apresentar melhores condições à oxigenação, reunindo características necessárias de um bom substrato para emergência, tais como porosidade e esterilidade. Quanto aos resultados do IVE os tratamentos que apresentaram melhores índices e que não diferiram entre si foram T3, T4, T5 e T6 com respectivamente 9.32, 9.70, 9.22 e 9.45, enquanto os tratamentos T1 e T2 tiveram comportamento inferior aos demais substratos. Com relação ao tempo médio de germinação, o tratamento que mais contribuiu para a redução do tempo de germinação foi o T4 que teve sua germinação em média de 20 dias. O substrato T6 que apresentou um dos melhores resultados para percentagem de germinação foi o tratamento que mais retardou a germinação das cultivares.
CONCLUSÕES:
Os substratos T4 (Húmus de minhoca) são os mais indicados para a germinação de sementes de mamão cv. Havai.
Palavras-chave: Mamoeiro, Germinação, Substratos.