65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Sons e letras: humanização, educação ambiental e a iniciação à docência
Jaqueline Maria dos Santos - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
Maria Elizabete Pereira Dos Santos - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
José Nunes da Silva - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
INTRODUÇÃO:
A educação ambiental (EA) se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura possibilitar ao educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental (Ribeiro, 2013). Abordar questões ambientais em livros paradidáticos é um caminho promissor para a sensibilização das crianças acerca da problemática que a EA coloca para a sociedade (Coelho at al, 1996). O mesmo pode-se aplicar ao trabalho com música.
A valorização da vida, a preocupação com as gerações futuras, o cuidado com o meio ambiente e o desenvolvimento de novas formas de pensar a realidade são preocupações urgentes e importantes da EA que devem estar presentes também na escola. A educação ambiental tem uma proposta ética de longo alcance que pretende reposicionar o ser humano no mundo, convocando-o a reconhecer a alteridade da natureza e a integridade e o direito à existência não utilitária do ambiente (Carvalho, 2004). É partindo deste pressuposto, que se fazem necessárias ações de educação ambiental que façam repensar atitudes quanto à preservação, utilizando instrumentos transformadores, como pode ser o caso do uso de literatura e da música relacionadas à temática.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Relatar a experiência da metodologia, que utiliza música e literatura para tratar de educação ambiental, aplicada pelo projeto “Sons e letras: humanizando para educar” durante o PIBID/UFRPE. O referido trabalho quer sensibilizar para as questões referentes à relação com a natureza, incitando a reflexão sobre as ações humanas, alicerçando esses ideais por meio da arte.
MÉTODOS:
O projeto “Sons e letras: humanizando para educar” faz parte do Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência- PIBID do curso de licenciatura em ciências agrícolas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, sendo executado na Escola Estadual Dom Bosco, em Recife-PE, com alunos de 5º à 8º ano do ensino fundamental, nas aulas de português e literatura. Desde julho de 2012 até a presente data, as atividades vêm sendo desenvolvidas, trabalhando-se a conscientização ambiental dos alunos e formando-os disseminadores desta proposta educacional. Estas atividades sempre relacionam conteúdos voltados ao meio ambiente com músicas e textos de mesma temática e conteúdos do currículo escolar. Diversos temas já foram tratados por meio de várias dinâmicas, sempre tornando o conteúdo atrativo aos estudantes, como por meio de produção textual coletiva a partir da abordagem de textos e músicas relacionados ao tema ambiental. Além da produção de paródias e desenhos, o jogo de tabuleiro “Corrida ecológica”, a atividade “Cinco sentidos para mudar” com material reciclado, um ciclo de palestras sobre assuntos como devastação da fauna e flora, mudanças climáticas e poluição atmosférica foi realizado, sempre utilizando-se de recursos didáticos textuais e audiovisuais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Todas as atividades executadas apresentaram o diferencial de lançar mão de recursos que proporcionam um maior envolvimento por parte das crianças através da dinamização dos conteúdos, o que acabou viabilizando valores e conceitos sobre o meio ambiente que não faziam parte da conjectura familiar e social dos alunos até então. Cada atividade desenvolvida pelo projeto proporcionou panoramas sobre diferentes questões ambientais e resultou em diversas discussões sobre as temáticas que ultrapassaram os limites da escola, ganhando espaço além do âmbito da sala de aula e trazendo resultados satisfatórios quanto à metodologia aplicada.
Para Hernandez & Hidalgo (1998), a mudança de paradigmas no que concerne às relações do homem com seu meio é de vital importância de tal forma que possamos mudar crenças, atitudes e posturas em relação ao meio ambiente. E foi através deste tipo de mudança que este projeto conseguiu demonstrar que é possível trabalhar a educação ambiental na educação básica e ainda aliar a esta, ferramentas que tornem possível sua efetivação pela humanização e sensibilização dos alunos através da arte.
CONCLUSÕES:
O trabalho de educação ambiental atualmente se faz cada vez mais necessário diante dos desafios que o meio ambiente vem enfrentando progressivamente nos últimos anos, contudo este trabalho enfrenta diversos desafios quanto às questões políticas, econômicas e culturais já incutidas na sociedade. O diferencial deste trabalho de educação ambiental é justamente discutir e repensar estes dilemas através da arte, trabalhando a humanização das crianças e desde cedo transmitindo conceitos e fazendo refletir sobre o curso que tem tomado nossas ações para com o planeta.
Palavras-chave: Educação ambiental, literatura, música.