65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A competição como agente motivador na aprendizagem do conteúdo Funções Inorgânicas
Dhiego Maradona Arruda Coelho - Colegiado de Licenciatura em Química - UFT Araguaína
Gilberto Conceição Amorim - Colegiado de Licenciatura em Química - UFT Araguaína
Jakeline de Souza Bastos - Colegiado de Licenciatura em Química - UFT Araguaína
Juliana Ferreira Diniz - Colegiado de Licenciatura em Química - UFT Araguaína
Francisco das Chagas Dantas de Lemos - Prof. Dr./Oritentador do Colegiado de Licenciatura em Química - UFT Araguaína
INTRODUÇÃO:
O jogo cumpre o papel de promover a luta por algum objetivo, ou seja, confere um sentido à ação do individuo. A ação de jogar reflete diretamente no aprendizado significativo dos alunos participantes. O objetivo de qualquer jogo é a vitória, mas o trajeto para consegui-la nos diz muitos mais do que o ato de apenas ganhar. Assim, quando percebemos no processo educativo um contexto de competição, como jogo, questionamentos que levam os alunos a saírem do contexto tradicional, os referidos alunos passam a apresentar um melhor desempenho. É óbvio que quem participa de um jogo quer a vitória, mas os recursos utilizados para consegui-la nos diz muitos mais do que o ato de apenas “ganhar”. Assim, quando percebemos no processo educativo um contexto de competição, como o do jogo, questionamos os ganhos qualitativos da aprendizagem em função disso. A utilização de jogos no ensino de química é muito importante, pois é uma excelente ferramenta didática que visa melhorias para o ensino desta ciência. Cabe aos pesquisadores em educação produzirem outras metodologias pedagógicas que possam suprir esta deficiência. Com este pensamento o grupo PIBID – Química prosseguiu em suas atividades visado a utilização de jogo para melhor fixação do conteúdo exposto teoricamente em sala de aula.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Aplicar aos estudantes das turmas de primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Guilherme Dourado, a prática do jogo sobre Funções inorgânicas implicando na observação do processo de ensino-aprendizagem a partir deste jogo.
MÉTODOS:
A seguinte oficina foi realizada para os alunos do 1o ano do ensino médio do Colégio Guilherme Dourado, onde foram envolvidos 16 alunos para a atividade. A oficina foi divindade em dois tempos de 30 minutos cada. No primeiro tempo realizou-se aula expositiva sobre Funções Inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos, onde foram discutidas suas nomenclaturas, caraterísticas e propriedades. Logo após a exposição oral do conteúdo abriu-se um intervalo para que os alunos pudessem tirar dúvidas. Iniciou-se a partir deste momento o segundo tempo de oficina onde a turma foi dividida em duplas para iniciar uma pequena competição entre as duplas, a competição constava em apresentar exercícios na lousa pelo grupo PIBID para que os grupos conseguissem determinar a função inorgânica apresentada. Tínhamos como isto o intuito de estimular a partir da competição o desenvolvimento do pensamento sobre o conteúdo. Pois foi solicitado a todos os grupos que se apresentassem caso tenham determinado a resposta e apresentassem a mesma para os demais grupos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A oficina apresentou-se de forma dinâmica e participativa, pois os grupos envolvidos nas atividades demonstraram-se bastante empolgados em querer responder as perguntas o mais rápido possível, pois assim eles representariam o grupo dominante do conteúdo, a competitividade apresentou-se como uma boa forma de estimular os alunos a compreensão do conteúdo apresentado. Observou-se também que o simples fato de ser uma competição os participantes demonstraram-se bastante atentos as exposições ofertadas pelo grupo PIBID, não houve a necessidade de pedir concentração, e nenhum dos comportou-se de forma distraída à atividade. A utilização desta atividade competitiva veio a partir da necessidade de ter uma maior atenção dos alunos ao conteúdo abordado, pois ele é obrigatório ao segundo grau e apresenta-se de forma enfadonha e complexo, pois se limita apenas a explicações teóricas o que de certa forma não leva a uma boa aceitação por parte dos alunos.
CONCLUSÕES:
A atividade realizada no Colégio Estadual Guilherme Dourado demonstrou-se relevante, pois durante a realização os alunos mostraram-se bastante interessados em aprender as funções inorgânicas proposta pelo grupo PIBID, e desta forma observou-se que com essa atividade os alunos fixaram os conteúdos de forma mais divertida e com isto construindo um a aprendizado significativo e mais dinâmico a respeito do assunto abordado.
Palavras-chave: Aprendizagem, Funções inorgânicas, Jogos no ensino.