65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A VISÃO DA SUSTENTABILIDADE POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PARTICULAR DA CIDADE DO RECIFE
Susanne Batista Galeno - Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE
Múcio Luiz Banja Fernandes - Prof. Dr./ Orientador - Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE
INTRODUÇÃO:
Desde a segunda metade dos anos 90, o Brasil vem realizando esforços por intermédio da criação e implantação de diretrizes e políticas públicas no sentido de promover e incentivar a educação ambiental no ensino fundamental (LOUREIRO E COSSIO, 2007). A aprovação da Lei nº 9.795, de 27.4.1999 e do seu regulamento, o Decreto nº 4.281, de 25.6.2002, estabelecendo a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), vem reforçar e qualificar o direito de todos à educação ambiental, como “um componente essencial e permanente da educação nacional” (artigos 2º e 3º da Lei nº 9.795/99 apud Lipai, Layrargues e Pedro, 2007). Desta forma, segundo Lipai, Layrargues e Pedro (2007), qualificando a Educação Ambiental bem como indicando seus princípios e objetivos, os atores responsáveis por sua implementação, seus âmbitos de atuação e suas principais linhas de ação. Torna-se assim, imprescindível a presença da educação ambiental no ambiente escolar, local este onde se constroem conhecimentos, novas experiências e vivências, associada à prática de atividades que estimulem os estudantes e toda a comunidade escolar a realizar práticas de sustentabilidade em seu cotidiano.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar conceito de sustentabilidade e ações sustentáveis realizadas no ambiente escolar a partir da opinião dos estudantes dos 8° e 9° anos de um colégio particular do Recife-PE.
MÉTODOS:
Trata-se de uma pesquisa Quantitativa-descritiva, promovendo um estudo de avaliação de percepção relativos à educação e processos sustentáveis. O tipo de observação adotada equivale à direta extensiva, realizada através de questionário, que foi composto por 16 questões deste, foram utilizadas para este trabalho apenas três 3 questões que dizem a respeito ao entendimento sobre sustentabilidade global (questão fechada) e à sustentabilidade no espaço escolar: práticas e necessidades (questões abertas). Como critério para a seleção do universo investigado, escolheu-se as últimas turmas do ensino fundamental (8° e 9° ano), tendo como justificativa o grupo entrevistado encontrar-se nos últimos anos do ensino fundamental, e com isso, acostumado à didática e aos projetos realizados pelo Colégio. O questionário foi aplicado nas salas de aula das citadas turmas no dia 12 de setembro de 2012 e obteve-se um total de 42 questionários respondidos. A análise das respostas dividiu-se em duas formas: para questão objetiva, utilizou-se padrão de contagem e aplicação de percentual, nas discursivas analisou-se o discurso e transformou-o em palavras-chaves para analisar conforme sua incidência.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No geral 42% dos estudantes tem uma percepção reducionista e concordam com o consumo de forma racional. Já 33,33%, responderam que sustentabilidade seria a maximização da produção minimizando os impactos o consumo e protegendo o meio ambiente, como descrito por Pereira e Ferreira (2008). 19% entenderam como sendo apenas a preservação do meio ambiente. Fagionato (2007) entende que cada indivíduo percebe, reage e responde diferentemente frente às ações sobre o meio. As respostas ou manifestações são resultado das percepções, julgamentos e expectativas de cada indivíduo.
Nas questões abertas os estudantes informaram o que o colégio já realizava ações sustentáveis e sugeriram ações para se adequar à sustentabilidade. Observou-se que a Sustentabilidade é realizada com conscientização dos alunos para 43% dos entrevistados, 22% abstiveram-se da resposta ou não sabiam como responder, 28% informaram ações de gestão socioambiental (uso de papel reciclado, economia de água e energia, doação para ONGs) e outros 7% desconhecem realizações no colégio. Alunos concordaram que faltavam mais ações, além da conscientização. 57% dos entrevistados sugeriram a implantação da coleta seletiva e 29% concordam na necessidade de reparos preventivo-corretivos do sistema hidráulico e elétrico.
CONCLUSÕES:
A prática da Educação Ambiental no ambiente deste colégio, na percepção dos estudantes está restrita a atividades realizadas em sala de aula e sensibilização dos discentes, mas apenas essa didática não vem sendo suficiente. Nesse sentido, aponta-se para a necessidade de elaboração de propostas pedagógicas voltadas para a sensibilização aliadas com práticas – Gestão Ambiental, desta maneira, sendo a escola um ambiente de aprendizados, promover a mudança de atitude e práticas cotidianas.
Palavras-chave: Percepção Ambiental, Gestão Ambiental na escola, Atitudes sustentáveis.