65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
DIFICULDADES NO APRENDIZADO DE QUÍMICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Jéssica Furtado Pereira - Graduanda do curso de Licenciatura em Química - IFMA-Campus Zé Doca
Bruno Eliakim Dias Oliveira - Graduando do curso de Licenciatura em Química - IFMA-Campus Zé Doca
Odaléia Alves da Costa - Profa. Dra. em Educação/Orientadora – IFMA-Campus Timom
INTRODUÇÃO:
Em todo o Brasil, diversas pesquisas sobre a relação ensino aprendizagem têm sido realizadas em prol da educação, buscando uma melhoria de sua qualidade. Muitas dessas pesquisas são direcionadas ao desenvolvimento do aluno, pois muitos discentes apresentam dificuldades em aprender determinado conteúdo. É notório que grande parte dos estudantes apresentam dificuldades, nos diversos níveis de ensino, em aprender Química. No Ensino Fundamental (EF), mais precisamente 9º ano, esta disciplina é apresentada como Ciências e se divide em Química e Física, requerendo para o seu aprendizado habilidades como pensamento lógico, capacidade de abstração, noções de espaço, resoluções de álgebra e aritmética, que muitos alunos nessa fase ainda não dominam, fazendo com que tenham aversão a essa disciplina e não consigam aprender seus conteúdos por considerá-los de difícil compreensão. A disciplina de Química no 9º ano do EF na maioria das vezes é ministrada apenas em um semestre letivo, tornando o seu ensino fragmentado e deficiente. Essa deficiência é refletida nos discentes quando ingressam na 1ª série do Ensino Médio, onde a disciplina de Química se torna mais complexa. Esse fator pode causar baixo rendimento de aprendizagem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar as dificuldades apresentadas pelos alunos do EF, mais precisamente 9º ano – onde há uma introdução sobre assuntos da disciplina de Química – analisando os pontos negativos que possam interferir no aprendizado dessa disciplina. E contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos conteúdos de Química ministrados na disciplina Ciências no 9º ano do EF na cidade de Zé Doca–MA.
MÉTODOS:
A pesquisa foi desenvolvida nas escolas estaduais Centro de Ensino Nelson Serejo de Carvalho (CENSC) e Centro de Ensino Bandeirante (CEB). A escolha das escolas se deu através de questionários aplicados a 80 discentes dos cursos técnicos de Análises Químicas e Biocombustíveis, que iniciaram o ensino médio/técnico no ano de 2011, no IFMA/ Campus Zé Doca. Onde 17,50% são oriundos do CENSC e 12,50% do CEB. Os demais, correspondente a 70% do total, são oriundos de 23 escolas do Estado do Maranhão. Após, realizou-se a observação participante das aulas, onde foram observados os empecilhos que interferem no processo ensino aprendizagem da disciplina de química e a as metodologias utilizadas pelo professor da disciplina; aplicação de testes para análise de conhecimentos aos alunos do 9º ano do EF. O teste era composto por 8 questões discursivas e 7 objetivas com os assuntos referentes à disciplina de Química que foram ministrados aos discentes. E por fim, o grupo de pesquisa aplicou juntamente com o professor da disciplina de Química, metodologias alternativas que contribuíssem para a melhoria do ensino dessa disciplina no 9º ano do EF. As metodologias aplicadas foram visita ao Laboratório de Química (LQ) do IFMA/Campus Zé Doca e atividade prática em sala de aula.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante as observações participantes das aulas, notou-se que os professores utilizavam em suas aulas apenas o livro didático e o quadro branco, repassando os conteúdos unicamente de forma verbal, não apresentando nenhuma outra metodologia que despertasse o interesse dos alunos. Estes desmotivados simplesmente ignoravam a presença do professor e não demonstravam qualquer interesse pelo assunto proposto. Do teste aplicado a 176 discentes, 92,62% fizeram entre 1 e 7 acertos, 5,68% não fizeram nenhum acerto e apenas 1,70% fizeram acima de 7 acertos. Através desses resultados destacaram–se possíveis fatores que interferem no processo ensino aprendizagem, os quais são professor sem formação adequada para ministrar a disciplina de Química, ambiente físico escolar sucateado, aulas improvisadas e ausência de professor. Como forma de amenizar essas problemáticas realizou-se uma visita ao LQ do IFMA/Campus Zé Doca, onde os alunos puderam adquirir conhecimento sobre segurança no laboratório, manuseio e utilização correta das vidrarias; e aplicou-se uma atividade prática de ressublimação da naftalina, objetivando demonstrar aos discentes como ocorre a mudança de estado físico da matéria.
CONCLUSÕES:
O estudo desenvolvido permitiu a investigação dos fatores que dificultam o processo ensino aprendizagem da Disciplina de Química, no 9º do Ensino Fundamental, nas escolas públicas estaduais de Zé Doca – MA. Os resultados da pesquisa mostraram que grande parte dos alunos não gosta de Química e sua maior dificuldade está em possuir o Ensino Fundamental deficiente, principalmente porque a disciplina Ciências é tratada como não prioritária nesse nível de ensino. Essa deficiência é refletida nos discentes quando ingressam na 1ª série do Ensino Médio, pois apresentam sérias dificuldades em absorver os assuntos referentes a disciplina de Química. Tal fator pode causar baixo rendimento de aprendizagem e uma aversão a disciplina. Os resultados também mostraram que a utilização de metodologias alternativas contribuiu significativamente para despertar o interesse dos alunos pela disciplina de Química.
Palavras-chave: Dificuldades na Aprendizagem, Ensino de Química, Metodologias de Ensino.