65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE MACEIÓ
Alexa Luiza Santos Farias - Centro Universitário CESMAC - Curso de Análise de Sistemas, Maceió/AL
Anna Clara Marques de Melo - Centro Universitário CESMAC - Curso de Análise de Sistemas, Maceió/AL
Lucas Rolemberg de Melo - Centro Universitário CESMAC - Curso de Análise de Sistemas, Maceió/AL
Lívia Maria Omena da Silva - Profa. Me./Orientadora - Centro Universitário CESMAC
INTRODUÇÃO:
É um fato indiscutível que o computador se tornou um potencial instrumento de ensino e aprendizagem. Mendes (1992 apud Morais et al., 2007) salienta que “a tecnologia educacional tradicional [...] tem-se mostrado, em geral, insuficiente no processo de ensino-aprendizagem para a maior parte dos aprendizes, pois oferece a mesma forma de transmitir o conhecimento para todos os alunos de uma classe [...]”. Entretanto, o computador, por si só, não possibilita atender ao objetivo de transformar a sociedade. Mas, o que formará o homem nesse agente de transformação é a maneira como utiliza a máquina. É necessário que o objetivo do uso do computador na educação e no cotidiano dos indivíduos siga uma metodologia que justifique sua aplicação. Logo, é necessário existir uma preocupação de que a informática deve ser colocada a serviço da educação, abrangendo a todas as classes sociais. Diante desse cenário, julga-se importante a realização de uma pesquisa para diagnosticar o grau de utilização dos recursos tecnológicos nas escolas públicas de Maceió, e que busque verificar as barreiras para a incorporação das TICs na prática pedagógica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Geral: Diagnosticar a situação da informática educativa nas Escolas Públicas do Município de Maceió e averiguar quais ações estão ligadas à informática educativa nessas escolas. Específicos: Investigar o uso geral da tecnologia em atividades educacionais; Verificar se os professores tem acesso aos recursos tecnológicos; e Investigar a existência de programas de Inclusão Digital.
MÉTODOS:
A presente pesquisa apresenta uma predisposição para a reflexão sobre o uso de TICs nas escolas públicas de Maceió no campo investigativo. A aplicação de questionários teve como objetivo levantar indicadores sobre o uso de TICs na educação da rede pública estadual e municipal de Maceió. Para este efeito, num universo de cento e seis (106) escolas estaduais, trinta e cinco (35) foram visitadas, porém em apenas dezoito (18) escolas foi possível aplicar o questionário a quarenta e seis (46) professores. Já na rede municipal, num universo de cento e trinta (130), trinta e quatro (34) foram visitadas, porém em apenas vinte e sete (27) escolas foi possível aplicar o questionário a sessenta e dois (62) professores.
Ressalta-se que situações como: escola de difícil acesso, não recebimento dos pesquisadores por parte de alguns gestores, escolas sem professor, desativadas e em reforma; ocorreram e motivaram a redução do número de questionários respondidos. Cabe destacar que a lista com informações sobre as escolas (nome, endereço, telefone, e-mail) foi cedida pela Gerência de Estatística Educacional (GEE) de Maceió.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Verificou-se um número expressivo de professores que afirmam ter acesso ao computador na escola em que lecionam, seja estadual ou municipal. Este fato pode representar a incorporação do computador nas escolas para a realização de atividades administrativas e/ou educativas, motivada pelo baixo custo de alguns equipamentos e programas de aquisição do Governo. No que se refere à disponibilidade de computadores conectados em rede e com acesso a Internet, na rede estadual percebe-se o mesmo número de escolas que possuem e não possuem computadores conectados em rede e com acesso a Internet. Ressalta-se que relatos foram obtidos pelos investigadores quanto à ocorrência de assaltos as escolas. Já na rede municipal, há um número mais expressivo para escolas que possuem computadores, porém a diferença é mínima quando se analisa as escolas que não possuem. Observa-se que a maioria das escolas da rede estadual não disponibiliza softwares educativos para uso no laboratório de informática. Quanto à disponibilidade de projetores multimídia para uso em sala de aula pelos professores, a maioria das escolas disponibiliza tal recurso. Pode-se afirmar que há uma preocupação da rede pública em possibilitar a inovação dos recursos materiais utilizados pelo professor em sala de aula.
CONCLUSÕES:
Essa pesquisa buscou verificar se recursos tecnológicos são utilizados nas escolas públicas de Maceió, e indicar as possíveis barreiras enfrentadas pelas escolas na incorporação das TICs na prática pedagógica. Por sua vez, constatou-se ao analisar os dados apresentados, que as escolas e seus professores precisam de infraestrutura e capacitação adequadas para que o uso das TICs seja efetivo no ensino-aprendizagem. Deseja-se com o diagnóstico, apresentando nesta pesquisa, revelar a situação do uso das TICs nas escolas públicas de Maceió, e destacar a necessidade de implementação de programas de Inclusão Digital, visando à melhoria na qualidade de ensino da cidade de Maceió.
Palavras-chave: Inclusão Digital, TICs, Processo Ensino-aprendizagem.