65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
CONSTRUÇÃO DE UM MANUAL DE IDENTIFICAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA: AUXILIANDO NO ENSINO SOBRE ANIMAIS INVERTEBRADOS
Thamiris Pinheiro Santos - Depto. de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Jonhosson Guilherme Ferreira Lima - Depto. de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Laís Caroline da Silva Santos - Depto. de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Betânia Cristina Guilherme - Profa. Dra./Orientadora – Depto. de Biologia, Universidade Federal Rural de Pern
Monica Lopes Folena Araujo - Profa. Dra../Coorientadora – Depto. de Educação, Universidade Federal Rural de P
INTRODUÇÃO:
O volumoso assunto da zoologia dos invertebrados é frequentemente tratado em aulas com a proposta de fazer o aluno memorizar nomes de animais e suas características mantendo-os corretamente associados até depois das provas. Sabe-se que essa estratégia não possibilita a compreensão efetiva da importância desses animais para o planeta (BRUSCA, 2007). Especificamente sobre a diversidade dos animais invertebrados, é imprescindível que o ensino não seja baseado apenas nas descrições morfológicas e fisiológicas, pois, para a maioria dos alunos, isso não apresentará nenhum significado, tendo-se como resultado um sentimento de aversão e não reconhecimento do valor desses seres.
Diante dos desafios encontrados em sala de aula, é fundamental que o professor seja capacitado de forma a ensinar Biologia organizando suas práticas pedagógicas (OCEM, 2006) estando sempre engajados a trabalharem em busca do bom andamento de sua prática docente e reconstruindo a idéia de que as aulas devem ser ministradas de forma expositiva, tendo o professor como transmissor de informações e os alunos apenas receptores. Corroborando com isso, Araújo-de-Almeida (2009) ressalta que “a maior eficácia no processo de ensino-aprendizagem ocorre quando existe uma integração entre os conteúdos e estratégias didáticas”.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho objetivou descrever a construção de um manual de identificação de animais invertebrados como uma ferramenta de potencialidade didática no desenvolvimento da educação, sendo um processo facilitador da aprendizagem deste tema, tendo em vista que esses seres mesmo estando fora do alcance dos estudantes não deixam de ser importantes para a formação básica.
MÉTODOS:
A atividade foi realizada em uma escola pública localizada no Município de Camaragibe-PE junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O trabalho foi realizado durante a oficina do Ensino Médio Inovador com aproximadamente 25 alunos do 2º ano ensino médio, e trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo ação por haver coleta de dados após intervenções através de cadernos organizados na forma de um manual de identificação.
Inicialmente, na tentativa de promover vivências e reflexões sobre os conteúdos de Animais Invertebrados, foram realizadas intervenções, tendo como estratégias aulas expositivas com datashow, figuras ilustrativas e visualização morfológica de animais conservados. Os discentes foram separados em 3 grupos, e a medida que as intervenções eram realizadas, cada grupo tinha como atividade a construção de um desenho sobre os animais trabalhados na aula, bem como da sua descrição morfológica para que assim pudessem ser identificados posteriormente. Partindo desse pressuposto, o teor de compatibilidade do conhecimento adquirido pelos estudantes durante os encontros ficaram registrados para que fosse feita uma posterior correção na busca de possíveis erros na descrição dessas características.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após análise dos desenhos observou-se que os estudantes assimilaram o conteúdo de forma significativa. Barbosa-Lima (2008) afirma que quando é pedido aos alunos um “relatório” em forma de desenho sobre o assunto trabalhado, eles representam seus conhecimentos. Mas ainda é possível que ocorram alguns equívocos nas descrições. Fato este foi observado no presente estudo quando alguns grupos apresentaram dificuldades que durante a correção foram discutidas perante os erros encontrados.
De acordo com (BIZZO, 2005), atividades diferentes induzem os alunos a desenvolverem capacidades diferentes. Neste sentido, após reconstruir os erros para a formação correta do conceito é que o modelo servirá de guia para identificação básica de alguns animais.
Diante do exposto observou-se que a construção desses manuais foi importante para assimilação do tema, estimulação do interesse dos alunos a aprenderem de forma dinâmica e lúdica, e ainda no desenvolvimento da comunicação e trabalho em equipe no contexto formativo. E ainda, permitiu que aos pibidianos que explorassem técnicas ativas de ensino durante seu exercício profissional, a fim de estimular os alunos de maneira lúdica, prazerosa e participativa a relacionarem os conteúdo escolar e apropriarem os conhecimentos envolvidos.
CONCLUSÕES:
Através da análise dos desenhos e descrições, observou-se que a capacidade de compreensão dos alunos com relação aos conteúdos vivenciados tornou-se significativa, onde os mesmos puderam conhecer, compreender e construir seus conhecimentos a partir dessa modalidade didática. Avalia-se também que esse instrumento didático, fazendo uso da criatividade e ludicidade dos alunos, tornou a turma mais interativa e motivada para assimilar o conteúdo em estudo, contribuiu ainda para o bom desenvolvimento do exercício pedagógico. Assim, permite considerar que os professores podem desenvolver estratégias pedagógicas, fazendo utilização de recursos alternativos, que despertem mais interesse do alunado, proporcionando ainda momentos de descontração e bom desempenho dos mesmos.
Palavras-chave: Ensino de ciências, Escola pública, Animais invertebrados.