65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
PROBLEMATIZAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Agnes Gardênia Passos Bispo - Depto. de Química - UFS
Aline Nunes Santos - Depto. de Química - UFS
Maria Camila de Lima Brito - Depto. de Química - UFS
Edinéia Tavares Lopes - Profa. Dra./Orientadora – Depto. de Química - UFS
INTRODUÇÃO:
Segundo Marcondes (2008), a oficina temática é tida como um instrumento de divulgação do saber científico, procurando estabelecer uma relação contextualizada entre os conteúdos a serem trabalhados e os interesses dos alunos. Além disso, a oficina permite o diálogo e a tomada de decisões em grupo, a interpretação de dados e a construção individual do conhecimento através das atividades propostas, gerando uma visão mais global da ciência. O desenvolvimento de oficinas tem embasamento teórico nos momentos pedagógicos propostos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), denominados pelos autores como: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem por objetivo proporcionar troca de experiências no futuro espaço de trabalho, bem como apresentar e refletir o desenvolvimento de oficinas temáticas baseadas em um eixo metodológico, na problematização e na contextualização de determinado conteúdo abordado.
MÉTODOS:
Este trabalho foi desenvolvido no decorrer do ano letivo de 2013, no Colégio Estadual Murilo Braga (CEMB), situado no centro do município de Itabaiana no agreste sergipano. As atividades tiveram como foco a realização de oficinas temáticas, com tema gerador “Química na Cozinha”, desenvolvidas no âmbito do Projeto Ensino Médio Inovador (ProEMI) com alunos de duas turmas de Primeiro Ano do Ensino Médio. Durante as oficinas buscou-se utilizar recursos didáticos como vídeos, dinâmicas e experimentos, os quais ajudaram a questionar e problematizar as questões. Todos esses recursos foram selecionados de forma qualitativa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Inicialmente, elaborou-se cinco oficinas temáticas com diferentes conteúdos: “A Importância da Química”, “Reações Químicas”, “Evidencias das Transformações Químicas”, “Fatores que influenciam a velocidade da reação” e “Reações Químicas: Fermentação do Pão”. Para o planejamento destas atividades compreendeu-se a necessidade de pesquisar conteúdos Químicos relacionados ao tema. Dessa forma, as oficinas foram planejadas de maneira que, no primeiro momento, foram realizadas leituras que proporcionaram embasamento teórico da temática. No segundo momento houve a seleção de vídeos, experimentos e textos com o intuito de auxiliar na problematização que o tema gerador nos oferece. Todas as oficinas foram desenvolvidas de modo que os alunos pudessem perceber a existência de outras visões, além das explicações científicas de modo a comparar esse conhecimento com o prévio, no intuito de ampliar o entendimento sobre o tema abordado. O método de avaliação de aprendizagem foi analisado a partir de cada oficina, identificando os conhecimentos prévios dos alunos, no decorrer das discussões, acompanhadas com o desenvolvimento das explicações diante dos conteúdos, perguntas e experimentos abordados.
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados obtidos, a aplicação das oficinas temáticas no CEMB constituiu uma importante ferramenta didática, pois seu emprego no processo de ensino e aprendizagem obteve êxito relevante. Porém, deve-se destacar que foram encontradas algumas dificuldades nesse processo como, por exemplo, relacionar o conhecimento científico com a cozinha. Para superar esse desafio, recorreu-se a pesquisas sobre o tema, acreditando que, com o uso de atividades desta natureza, é possível melhorar a didática empregada em sala de aula, o aprendizado dos conhecimentos da área e, consequentemente, as aulas de Química.
Palavras-chave: Ensino de Química, Oficina temática, Reações Químicas.