65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DA CASA DA DESCOBERTA PARA A MELHORIA DO ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICAS: EXPERIMENTOS LÚDICOS PARA PERCEPÇÃO ESPACIAL DE OBJETOS EM SALA DE AULA
Luiz Felipe Santoro Dantas - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ, Brasil
Ana Beatriz Rodrigues da Silveira Lima - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ, Brasil
Veridiana Barbosa Simplício - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ, Brasil
Márcia Narcizo Borges - Profa. Dra/Orientadora – Depto. de Química Orgânica – UFF
Carlos M. Rocha Ribeiro - Profa. Dr/Orientador – Depto. de Química Orgânica – UFF
Eluzir Pedrazzi Chacon - Profa. Dra./Orientadora – Depto. de Química Inorgânica – UFF
INTRODUÇÃO:
A contribuição para a melhoria do ensino da Ciência nas escolas dos Municípios de Niterói e São Gonçalo é um objetivo a ser alcançado pela Casa da Descoberta (CD), centro de divulgação científica da UFF, ao estabelecer parceria com escolas públicas num projeto financiado pela FAPERJ/2012. Assim, com as necessidades apontadas pelas escolas parceiras realizou-se uma série de oficinas para professores, que relacionavam experimentos expostos na CD com a sala de aula, numa expectativa de incentivar uma relação de ensino/aprendizagem que valorizasse os conceitos prévios dos alunos, a construção do conhecimento e a aprendizagem significativa. O projeto também contribuiu para a atualização dos professores com conteúdos atuais em estratégias educativas pautadas nos princípios integradores da área de Ciências valorizando a interdisciplinaridade. Um dos temas das oficinas foi a Simetria, um assunto que permeia a desde a Matemática e Ciências naturais, até as Artes, mas que é pouco explorado nas disciplinas de maneira integrada como preconiza os PCNEM (1999). Assim, utilizando um aparato simples, com espelho plano e uma série de objetos e jogos criados pela equipe, conseguiu-se trabalhar de forma lúdica os conceitos de simetria e reflexões, alcançando diversas áreas do conhecimento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do trabalho foi mostrar a importância sobre o tema de simetria e desenvolver oficinas, palestras e jogos educativos, para um grupo de 40 professores de duas escolas públicas nos municípios de Niterói e São Gonçalo. Mostrando que através de um aparato que utiliza um espelho plano, facilita a visão espacial de objetos e modelos moleculares no estudo de simetria/assimetria.
MÉTODOS:
Propôs-se a realização de oficinas de ensino, que priorizam o trabalho em grupos pequenos. Considerou-se os professores participantes não foram meros “receptores” de informações, mas sim protagonistas no desenvolvimento das atividades. Assim, propiciou-se condições para que as oficinas se constituíssem como alternativas metodológicas que estimulassem professores a se tornarem pesquisadores em suas salas de aula.
As oficinas realizadas em conjuntos com breves palestras incentivaram o uso da criatividade, da ludicidade, da contextualização e da interdisciplinaridade. As ações foram realizadas de acordo como as etapas a seguir:
1) Pesquisa bibliográfica e reunião da equipe pedagógica;
2) Preparação de plano anual de aula, planejamento das oficinas e palestras;
3) Aplicação do tema e aparato de simetria em sala de aula;
4) Pesquisa para escolha de objetos adequados para realizar o estudo de percepção de propriedades de simetria e quiralidade diante do espelho plano para articular os conceitos com o cotidiano;
5) Construções de Jogos didáticos como: Jogo da memória de assimetria, Quebra-cabeça Simétrico vs. Assimétrico e Palavra Cruzada;
6) Elaboração de um roteiro de experimentos a serem realizados com o uso do aparato a partir de ensaios prévios;
7) Análise da avaliação do professores.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A proposta de realizar oficinas surgiu da necessidade de interagir com os professores que têm interesse pela aprendizagem científica, que é indispensável ao cidadão contemporâneo. A maioria das atividades propostas neste projeto vem sendo desenvolvidas ao longo dos últimos anos na CD e foram discutidas, analisadas e adequadas de acordo com a vivência e experiência deste grupo de professores para a melhoria da educação.
O projeto visou à utilização de um aparato, que facilita a visão espacial de maneira simples e lúdica abordando as relações de simetria/assimetria, explorando principalmente elementos e operações mais simples relacionados à rotação, reflexão e inversão de imagem. Com esse aparato e objetos do cotidiano, os alunos, professores e visitantes da CD passaram a perceber a presença ou ausência de simetria em diferentes objetos, inclusive modelos moleculares.
As oficinas foram desenvolvidas numa perspectiva dialógica, explorando através dos experimentos o máximo de interatividade e a ampliação de horizontes dos alunos. Desenvolveram-se então jogos educativos como: Jogo da Memória de Assimetria, Quebra-Cabeça Simetria X Assimetria, e Caça-Palavras. Os professores avaliaram de maneira bastante positiva as oficinas e iniciaram o desenvolvimento de projetos abordando o tema.
CONCLUSÕES:
Com o principal objetivo de integrar o ensino não formal, espaços promotores de divulgações científicas como a CD, com o ensino formal nas escolas públicas, vimos que após as oficinas, os professores mostraram-se bastante empolgados com a possibilidade de trabalhar este tema relevante de uma maneira interdisciplinar, que apresenta grande dificuldade no ensino/aprendizagem. Assim, as oficinas e os jogos educativos se mostraram como uma maneira boa para constituir diferentes perspectivas e discussões de práticas educativas que aproximam a divulgação científica do contexto escolar.
O desenvolvimento do aparato de simetria tem se mostrado muito útil e simples para o entendimento da perspectiva espacial de objetos, sua versão móvel, mostrado nas oficinas, pode ser utilizada sem nenhum problema pelos professores em um contexto formal.
Os resultados sobre o aparato de simetria ainda estão em avaliação aguardando os professores por em prática as oficinas, jogos com os alunos para a realização de ajustes necessários. A proposta do trabalho atingiu outro objetivo, que foi o de propiciar, a partir da facilidade da visão geométrica a ampliação de horizontes, como por exemplo, na apreciação de uma obra de arte, desafiando alunos e professores a perceber o mundo de outra maneira.
Palavras-chave: Ensino de Química, Divulgação Científica, Simetria.