65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
ESTUDO DA DESCOLORAÇÃO/MINERALIZAÇÃO DO CORANTE VERMELHO REMAZOL 3BS PELO PROCESSO OXIDATIVO AVANÇADO TIO2/UV E SUA ASSOCIAÇÃO COM A ADSORÇÃO EM CARVÃO ATIVADO
Bárbara Karoline Soares Fernandes Dantas - Aluna de Iniciação Científica do CTEC/UFAL
Aline Neves da Silva - Aluna de Iniciação Científica do CTEC/UFAL
Christiano Cantarelli Rodrigues - Professor do CTEC/UFAL
Selêude Wanderley da Nóbrega - Professora do CTEC/UFAL
INTRODUÇÃO:
O setor têxtil é gerador de efluentes volumosos, geralmente não biodegradáveis, tóxicos e de difícil degradação. Comumente os métodos convencionais de tratamento não são eficientes na descoloração/degradação destes efluentes. Neste sentido os Processos Oxidativos Avançados (POA) mostram-se uma tecnologia promissora, apresentando taxas de remoção bastante significativas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve por objetivo estudar a descoloração/degradação de um azocorante em meio aquoso através do uso do POA, TiO2/UV, aplicado de forma isolada e combinada com a adsorção em carvão ativado.
MÉTODOS:
Eficiência: uma massa do adsorvente foi colocada em contato com um volume fixo de efluente (C0 = 100 g/L) por 2 h sendo medidas as concentrações finais.
Cinética: o decaimento da concentração inicial do corante, sob diversas concentrações de TiO2, foi determinado ao longo de 2 h.
Associação: a adsorção foi empregada como pós-tratamento do POA, ou em paralelo ao mesmo. Além destes ensaios foi realizada pré-adsorção em TiO2 seguida de fotocatálise e posterior adsorção em carvão ativado.
As concentrações em todos os ensaios foram determinadas por espectrofotometria UV-VIS e por análise do carbono orgânico total (COT).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nos ensaios de adsorção em carvão ativado e em TiO2 foi possível obter razoável remoção de cor e COT sendo mais favorável para o processo de adsorção o pH 2. Nos ensaios TiO2/UV, o pH ácido apresentou cinética de descoloração mais rápida conforme sugerido pela constante cinética de velocidade obtida através de um ajuste não linear ao modelo de pseudo-primeira ordem. Em contrapartida, a mineralização do efluente nos ensaios TiO2/UV foi mais eficiente em pH 7, devido a predominância de espécies altamente oxidantes. O uso associativo do POA e da adsorção maximizou a remoção da cor e COT das amostras.
CONCLUSÕES:
Os testes de adsorção em TiO2/ obtiveram remoção significativa de cor e COT, com destaque para seu desempenho em pH ácido. Os testes cinéticos mostraram que a descoloração do efluente através da fotocatálise foi mais efetiva em pH 2, alcançando alta eficiência de remoção de cor em t ~ 90 min. A remoção de COT não acompanhou a descoloração, sendo a sua remoção maximizada quando do uso da adsorção em carvão ativado como pós-tratamento. De um modo geral, os dados mostraram que o processo fotocatalítico (TiO2/UV) associado à adsorção em carvão ativado mostrou-se uma tecnologia promissora para o tratamento de efluentes têxteis.
Palavras-chave: efluentes têxteis, fotocatálise, adsorção.