65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
OFICINAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID/BIOLOGIA/FAEC-UECE
Maciel Bomfim do Nascimento - Curso de Ciências Biológicas da FAEC - UECE
Franqueline Vituriano de Macedo - Curso de Ciências Biológicas da FAEC - UECE
Liana Lopes Cavalcante - Curso de Ciências Biológicas da FAEC - UECE
Edivan Rodrigues Lima Júnior - Curso de Ciências Biológicas da FAEC - UECE
Cristiana de Paula Santos - Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano – Crateús/CE
Fabrício Bonfim Sudério - Prof. Dr. / Orientador - Curso de Ciências Biológicas da FAEC - UECE
INTRODUÇÃO:
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) oferece bolsas para estudantes de cursos de licenciatura para que possam exercer atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico, aprimorando sua formação docente e contribuindo na qualidade dessas instituições. Atualmente, o Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Crateús – FAEC – participa do programa institucional PIBID/UECE. Esta participação se dá através do subprojeto intitulado “Formação do professor de Biologia: aprendizagem baseada na vivência e na prática”. Este subprojeto tem como foco a aprendizagem contextualizada da profissão docente por parte de alunos do Curso, tendo em seu cronograma de ações o desenvolvimento de oficinas pedagógicas, as quais representam práticas de ensino e aprendizagem, centrada em atividades de interação dos bolsistas licenciandos e do público participante. As oficinas se constituem em ambientes destinados ao desenvolvimento de competências e habilidades em momentos de vivências criativas e participativas, garantindo um espaço de construção coletiva do conhecimento, de análise da realidade e de troca de experiências.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Reforçar a formação docente dos bolsistas do subprojeto PIBID/Biologia/FAEC-UECE, colocando-os à frente da proposta de desenvolver e ministrar oficinas e trabalhar diversas temáticas de cunho acadêmico para diferentes públicos, socializando os conhecimentos adquiridos no Programa (PIBID).
MÉTODOS:
As oficinas orientadas pelo coordenador de área e professores supervisores, e ministradas pelos licenciandos foram as seguintes: 1) “Oficina de confecção de jogos didáticos para o ensino de biologia”: essa atividade foi realizada durante a XVII Semana Universitária da UECE. Primeiramente foram dadas as orientações para a confecção dos jogos didáticos e, em seguida, orientações relacionadas às regras dos jogos e como podem ser utilizados em aulas de biologia. Os 15 participantes receberam um manual contendo as orientações de como confeccionar e utilizar os jogos, além de um CD contendo todo o material que deve ser impresso para a confecção dos mesmos; 2) “Oficina de preparação de trabalhos Científicos: técnicas e normalização da UECE”: os 30 participantes (alunos da FAEC) receberam as orientações para a produção de materiais didático-científicos a serem enviados e/ou apresentados em eventos e seminários em geral. Além disso, receberam todos os esclarecimentos acerca das regras e técnicas descritas no manual de normalização da UECE para a produção de trabalhos acadêmicos; 3) “Oficina de preparação do currículo Lattes”: Através dessa atividade os 20 participantes (alunos da FAEC) receberam as orientações necessárias para a produção de um currículo utilizando a Plataforma Lattes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os bolsistas consideraram a oficina de jogos didáticos uma excelente alternativa metodológica a ser utilizada nas aulas de biologia. Todos os participantes da oficina mostraram ter uma boa compreensão, tanto da confecção como das regras dos jogos apresentados. O sucesso dessa oficina se deu pelo planejamento antecipado e uso prévio dos jogos com os alunos das escolas participantes do PIBID. Com relação à oficina de preparação de trabalhos científicos, todos os participantes demonstraram compreensão dos principais conceitos abordados. Esse resultado correspondeu ao planejamento antecipado levando em consideração a diferenciação entre os diferentes tipos de textos acadêmicos e a ênfase aos principais elementos textuais dentro das regras de normalização da UECE. Referindo-se à oficina de preparação do currículo Lattes, pensada como uma forma de apoio aos alunos que acabaram de ingressarnos cursos da FAEC-UECE, os ministrantes puderam esclarecer dúvidas básicas dos participantes, que desconheciam a importância do currículo Lattes na vida acadêmica, não esquecendo as diversas possibilidades de atividades que existem na plataforma Lattes. Esta ação correspondeu, de fato, às expectativas previstas no subprojeto.
CONCLUSÕES:
Partindo do pressuposto que o objetivo deste trabalho foi reforçar a formação dos bolsistas e socializar os conhecimentos adquiridos pelos mesmos, pôde-se concluir que todas as etapas de realização das oficinas foram significativas para a formação docente dos licenciandos. Chegou-se a essa conclusão pelo fato desta ação ter proporcionado o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes ao trabalho do profissional docente, permitindo a socialização e a troca de saberes entre os ministrantes (bolsistas do PIBID) e participantes das oficinas, além da construção/reconstrução de propostas metodológicas de trabalho docente na área de ensino. Pôde-se concluir ainda que a socialização dos conhecimentos adquiridos pelos bolsistas durante o Programa (PIBID) proporcionou aos participantes das oficinas um considerável grau de conhecimento nas áreas específicas abordadas: confecção e utilização de jogos didáticos em aulas de biologia, preparação de trabalhos científicos e preparação de currículo na plataforma Lattes.
Palavras-chave: Iniciação à Docência, Oficinas, Formação.