65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 1. Clínica e Cirúrgia
Avaliação da segurança da ciclosporina em cães hígidos
Gisele Vieira Sechi - Unidade Hospitalar de Animais de Companhia - PUCPR
Carolina Zaghi Cavalcante - Profa. Msc./ Orientadora - Unidade Hospitalar de Animais de Companhia - PUCPR
Gustavo Dittrich - Unidade Hospitalar de Animais de Companhia - PUCPR
Adriano de Souza Neto - Msc. - Unidade Hospitalar de Animais de Companhia - PUCPR
Cláudia Turra Pimpão - Profa. Dra. - Unidade Hospitalar de Animais de Companhia - PUCPR
Marconi Rodrigues de Farias - Prof. Dr. -Unidade Hospitalar de Animais de Companhia - PUCPR
INTRODUÇÃO:
A ciclosporina é um polipeptídeo derivado de fungos, seu uso confere efeitos inibitórios sobre o sistema imune, tanto celular quanto humoral, e apesar da sua eficácia clínica, o uso sistêmico é associado a vários efeitos adversos como distúrbios gastrointestinais, predisposição à infecção, hipertensão, hiperplasia gengival, nefrotoxicidade, fibrose cardíaca e distúrbios eletrolíticos. A principal utilização clínica da ciclosporina na medicina veterinária é no tratamento da dermatite atópica canina. Entretanto, no Brasil não existem medicamentos à base de ciclosporina específicos para animais e a biodisponibilidade de formulações orais do mercado são imprevisíveis. Existe uma estreita faixa entre a dose terapêutica e os efeitos tóxicos, fazendo com que aja uma necessidade de monitorização constante nos pacientes que fazem o uso desta medicação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo teve como objetivo avaliar a segurança da ciclosporina (Atopex®) em cães hígidos, apartir de exames laboratoriais e avaliações clínicas dos mesmos antes, durante e após o período de administração do medicamento.
MÉTODOS:
: Foram utilizados 11 cães hígidos acima de um ano de idade, de ambos os sexos e sem raça definida submetidos a administração com ciclosporina em diferentes concentrações. O grupo 1 foi composto por 5 cães que receberam ciclosporina 5 mg/kg a cada 24 horas, por via oral durante 60 dias, enquanto o grupo 2 foi composto por 6 cães que receberam ciclosporina 10 mg/kg a cada 24 horas, por via oral durante 60 dias. Logo após o início do tratamento foram iniciadas coletas seriadas de amostras para as análises laboratoriais e dosagem da ciclosporina, com o intuito de confirmar as concentrações que estavam sendo atingidas e se apresentavam variação de acordo com o indivíduo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No grupo 1 percebeu-se um aumento nos valores do hematócrito e alanina aminotransferase, e diminuição do nível de eosinófilos. Em relação ao grupo 2 pode se perceber uma alteração nos valores de alanina aminotransferase e fosfatase alcalina, e uma diminuição nos valores de cálcio e potássio iônico. Em ambos os grupos de animais avaliados no presente estudo, nenhuma das alterações laboratoriais tiveram representatividade, pois além de não saírem dos valores de referência estimados para a espécie canina, os animais se apresentaram saudáveis durante os 60 dias do projeto. Em relação a dosagem de ciclosporina pode se perceber que houve um pico da concentração aos 45 dias após o início do tratamento em ambos os grupos. Valores de ciclosporina sérica entre 400 e 600 ng/mL são considerados como intervalo terapêutico. Considerando esses dados, somente um cão do estudo atingiu o valor superior a 400 ng/mL no dia +45. A biodisponibilidade das formulações orais de ciclosporina ainda são baixas e há elevada variação interindividual e isto pode ser facilmente visualizado no projeto, pois os animais apresentaram valores de ciclosporina extremamente distintos quando comparados entre si e não foram alcançadas as concentrações recomendadas com as dosagens fornecidas da medicação.
CONCLUSÕES:
As dosagens da ciclosporina (Atopex®) a cada 24 horas utilizadas no experimento, foram seguras para o uso em cães hígidos durante 60 dias, não havendo significativos sinais de efeitos colaterais relacionados aos rins, fígado e efeitos imunossupressores. Mesmo não havendo alterações clínicas durante o tratamento, sugere-se o monitoramento laboratorial dos pacientes durante o uso de administração crônica de ciclosporina, pois dosagens recomendadas na literatura fornecem níveis séricos extremamente variados, e muitas vezes não atingem o nível terapêutico indicado. Na medicina veterinária ainda são necessários diversos estudos para avaliar qual é a concentração ideal da ciclosporina em cada enfermidade, provavelmente esta dosagem depende de cada paciente de forma individual e o ideal seria fazer a monitoração constante da ciclosporina sérica para saber qual a dose recomendada em cada caso.
Palavras-chave: Ciclosporina, Cães, Biodisponibilidade.