65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
Um Estudo das Competências e Autoeficácia Empreendedoras em estudantes do Curso de Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.
Ana Augusta da Silva Campos - Profa./Departamento de Administração – UERN
José Carlos Sánchez García - Prof. Dr./ Faculdade de Psicologia - USAL
INTRODUÇÃO:
O mercado de trabalho está exigindo um perfil mais empreendedor, capacidade de inovação e criatividade. Neste contexto cabe às Instituições de Ensino Superior - IES o papel de adequar-se no sentido de atender essa exigência, proporcionando aos estudantes uma formação conforme as demandas da sociedade. Tais exigências observa-se inclusive nas empresas de diversos países, direcionando suas atividades dentro deste nova perspectiva. Em consonância com esse perfil, as instituições de ensino estão também adequando-se a estas novas exigências. Conforme Wu e Wu (2008) em resposta à mudança do mercado de trabalho para graduados e a busca de competitividade na China, as IES buscam integrar-se a uma mudança de mentalidades, competências e habilidades empreendedoras na formação acadêmica em geral, a fim de consolidar as intenções empresariais em estudantes universitários chineses. A questão é: as dimensões competências e autoeficácia empreendedoras influem na intenção de criar empresas nos alunos do curso de administração da UERN? A pesquisa contribui com o tema dos empreendedores, principalmente com a população jovem, reforçando estudos indicativos sobre importantes dimensões para esta faixa etária da população.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo geral foi estudar a intenção de constituir empresa em estudantes universitários da UERN, por meio da análise da influência das dimensões competências e autoeficácia empreendedoras neste processo.
MÉTODOS:
O estudo é de natureza quantitativa e como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário do tipo auto-informe, com uma amostra composta de estudantes universitários do curso de administração da UERN. Para a análise dos dados utilizou-se a ferramenta estatística versão 15 do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS para Windows). Os dados foram primeiramente inseridos no sistema SPSS, codificando-os e editando-os para as análises. Com a finalidade de responder a questão e encontrar os objetivos da pesquisa. Foi elaborado a hipótese para o modelo de intenção empreendedora, empregando-se a técnica de análise de regressão por passos sucessivos para tratamentos dos dados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O modelo (F = 4,074, sig = 0,022; R x2= 0,116 e R x2(corrigida) = 0,088) explica 8,8% das pontuações de intenções, único modelo obtido na análise de regressão. Os resultados do modelo apontam para as dimensões competências empreendedoras e autoeficácia empreendedora como explicativas da intenção de empreender dos estudantes universitários do curso de administração da UERN. A dimensão autoeficacia empreendedora encontrada explicativa em estudos anteriores, na amostra utilizada mostrou-se também consistente para predizer a intenção de empreender dos estudantes. A dimensão autoeficácia empreendedora na maioria dos estudos está relacionada com a intenção de empreender, mostrando-se consistente para predizer a criação de empresa (PRUET ET AL., LEÓN, 2005; RODRÍGUEZ-SÁNCHEZ, 2006; SÁNCHEZ, 2010). A dimensão competência empreendedora resultou explicativa para predizer a intenção de empreender da amostra. Logo, as dimensões competências e autoeficácia empreendedoras são dimensões que devem ser consideradas na formação de um perfil empreendedor para os estudantes do curso de administração da UERN.
CONCLUSÕES:
Toda intenção requer um processo de organização mental para a ação. Na criação de empresa existem algumas variáveis que agem para concorrer neste processo. A dimensão competências empreendedoras apesar de apresentar inconsistência em outros estudos, como Campos (2010) para esta amostra de estudantes universitárioa mostrou-se explicativa da intenção de criar uma empresa. A autoeficacia empreendedora encontrada explicativa em estudos anteriores, como León (2005) também mostrou-se consistente para predizer a intenção de empreender dos estudantes. O modelo mostrou-se bastante aplicável nas análises realizadas por apresentar consonância com outros estudos, especialmente, referente a dimensão autoeficácia empreendedora, que mostra-se com certa frequencia explicativa da intenção de empreender. O estudo pode ser referência para a educação empreendedora por apresentar indicativos orientadores para elaboração de projetos políticos pedagógicos com um perfil empreendedor para o curso de administração da UERN. Também pode-se citar a necessidade de estudos com outras dimensões como forma de entender melhor o processo de criação de empresas para a população jovem e com isso orientar estudantes univeristários quanto a atividade empresarial como opção profissional.
Palavras-chave: Competências Empreendedoras, Autoeficácia, Estudantes Universitários.